sexta-feira, 7 de julho de 2006

Os Indiana Jones tecnológicos...

Noutros artigos anteriores (cf Abril e Maio), neste blog, nos referimos a um equipamento extremamente interessante que pode auxiliar o trabalho do professor na sala de aula, como instumento complementar dos quadros ACTIVboard: são os ACTIVote, aqueles dispositivos alaranjados com a forma de meio ovo, com seis teclas (de A a F) e um botão laranja no centro. Simples, útil e agradável de utilizar, qualquer pessoa, criança ou adulto, aprecia a sua utilização para o fim a que se destina: avaliar!

Embora se utilize predominante em sala de aula, as várias escolas já encontraram outras formas de aplicação destes dispositivos.

Eis, aqui, uma experiência diferente:


"É verdade...! A comunidade educativa de Vale de Cambra também já experimentou os quadros interactivos...! Foi no passado dia 8 de Junho, numa sessão de apresentação da Oferta Educativa organizada na Escola Secundária de Vale de Cambra, para a qual foram convidados representantes de entidades empregadoras da região.

Esta sessão terminou com uma avaliação da pertinência dos cursos apresentados e do seu impacto na comunidade educativa, avaliação essa que foi feita utilizando os quadros interactivos ACTIVboard.

Foi feito previamente um esclarecimento acerca das potencialidades deste equipamento e da sua utilização em contexto de sala de aula., bem como das suas vantagens para a prática lectiva.

Seguiu-se então a avaliação propriamente dita, com recurso à votação electrónica (ACTIVote).

Como seria de esperar, os presentes ficaram positivamente surpreendidos com a utilização desta nova tecnologia! Apesar das dificuldades (naturais!) sentidas por alguns, por se tratar efectivamente de um processo diferente, o entusiasmo foi generalizado e a reacção muito positiva.

Afinal não é só à sala de aula que este tipo de equipamento se pode aplicar... a sua versatilidade pode ir muito mais longe... coloquemos então os chapéus de “exploradores” e sejamos os “Indiana Jones” do plano tecnológico nas escolas!

Boas Férias a todos!

Cristina Filipe

Professora da Escola Secundária de Vale de Cambra
Elemento dinamizador do Projecto Interact na Escola

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreva aqui o seu comentário ao texto! Obrigado pela sua participação...