tag:blogger.com,1999:blog-23045944.post2970954564823969661..comments2023-10-30T14:42:50.603+00:00Comments on INTERACT quadro interactivo nas salas de aula: O que dizem os investigadores às crianças sobre as TICJosé Paulo Santoshttp://www.blogger.com/profile/14458867751683601122noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-23045944.post-66103873679440618412007-12-06T11:58:00.000+00:002007-12-06T11:58:00.000+00:00Tive a oportunidade de participar no Chalenges2007...Tive a oportunidade de participar no Chalenges2007 e tenho de confessar que me revejo na maior parte dos depoimentos apresentados no vídeo. Menos conseguida a resposta relativa aos desafios, por se apresentarem discursos (ainda) um pouco abstractos, se pensarmos que os destinatários são crianças (e adultos). Interessante a abordagem da Drª Maria João Loureiro: o desafio é aproximar/adaptar as metodologias dos docentes ao conhecimento tecnológico que os alunos já detêm. Que muitas vezes vai para além do conhecimento de muitos professores.<BR/>Vantagens e benefícios para os alunos (e professores!) de encontros como este. Esta é uma questão sobre a qual os responsáveis pela educação no nosso país devem ter reflectido, e terão chegado à conclusão que são nulos. Só assim se pode explicar a dificuldade criada aos docentes para deixarem de dar aulas um ou dois dias e participarem em encontros de formação. Mas cultiva-se o resultado imediato… No entanto, tal como se refere no vídeo, os benefícios só são visíveis a médio ou longo prazo, à medida que os professores participantes têm oportunidade de reflectir sobre o que foi discutido e aplicar na sua prática pedagógica. E isto pode levar mais do que um ano escolar. Falo por experiência própria.Carlos Vazhttps://www.blogger.com/profile/10899582960822092923noreply@blogger.com