Ora, muitos têm sido, desde o início da sua implementação, os testemunhos positivos dos alunos e dos professores. Situações de aprendizagem complexas para os alunos tornaram-se mais claras e simplificadas com o auxílio dos conteúdos originais interactivos criados pelos professores!
No vídeo abaixo (44 segundos), precedido de um texto da educadora desta criança, poderemos observar uma situação que nos deixa a pensar profundamente sobre as capacidades das crianças em tenra idade... Que estratégias, metodologias desenvolver e aplicar para estimular a criatividade dos nossos alunos?
experiências de aprendizagem concretas e contextualmente significativas
que incentivem a construção dos seus próprios modelos, conceitos, estratégias."
Moreira & Pedro (2006)
DidaktosOnline: Teoria da Flexibilidade Cognitiva e Ensino Baseado em Casos, Universidade de Aveiro
________________________________
"O contacto e a manipulação de materiais diversificados expõem a criança a determinados desafios em que ela age com espontaneidade.
De facto, digno de registo tornou-se uma criança de tenra idade, quando ocasionalmente lhe deram para as mãos uma pen ("caneta”) e a expuseram perante um quadro interactivo. É de salientar que essa criança está inserida num grupo de crianças de faixas etárias diferentes (3, 4, 5 anos). Três dessas crianças, de 4 anos de idade, no ano anterior, tinham participado no Projecto Interact e, como tal, proporcionaram aos amigos uma “apresentação à sua maneira”.
Depois das informações dadas, eis que surge a fase experimental onde crianças ”curiosas” individualmente iriam revelar as suas potenciais aptidões.
Perante o que até ali era impensável, eis que uma criança de três anos, aparentemente confiante, regista a sua figura humana ao mesmo tempo que faz questão de descrever oralmente o que faz, numa linguagem pouco acessível.
É sem dúvida uma lição de vida profissional…
uma criança é, sem dúvida, um potencial em acção.
Maria Fernanda Alves
Jardim de Infância de Macinhata (Vale de Cambra)
Ano lectivo 2006/07
Sem comentários:
Enviar um comentário
Escreva aqui o seu comentário ao texto! Obrigado pela sua participação...