não tenho palavras para descrever simultâneos e paradoxais sentimentos neste momento: a alegria e a tristeza. Sinto a felicidade de ter conhecido e privado de perto com a pessoa e o profissional que é o Manuel Pinho. Sinto a mágoa de ver o afastamento daquele que luta e se mantém actualizado; daquele que vive para e pelo Ensino; daquele que acarinhou e fomentou o Projecto Interact na escola e na comunidade a que há muito pertence. O meu agradecimento pela mensagem e conselho que nos dá...
Deixo-lhe a minha sincera homenagem com um poema do poeta e amigo Eugénio de Andrade:
Os Amigos
despido de ternura fatigada;
uns iam, outros vinham,
a nenhum perguntava
porque partia,
porque ficava;
era pouco o que tinha,
pouco o que dava,
mas também só queria
partilhar
a sede de alegria -
por mais amarga.
Uma experiência gratificante… em final de carreira
Aderi ao Projecto Interact a um ano do fim da minha carreira. A princípio com alguma desconfiança que se desvaneceu logo que comecei a explorar as potencialidades desta maravilhosa ferramenta que são os Quadros Interactivos. Na sala de aula, o entusiasmo cresceu, as aulas começaram a ser diferentes, a concentração dos alunos atingiu picos nunca vistos, o sucesso educativo começou a reforçar-se.
De facto, é um privilégio para um Professor ou Professora dispor, na sua sala de aula, de um Quadro Interactivo. Depois… a preparação das aulas arrasta consigo tal magia que nos esquecemos do relógio, da noite, do descanso. Mas no fim, ao vermos o produto do nosso trabalho e o impacto que causou na turma, tudo esquece.
Por outro lado, sentirmos a alegria dos Encarregados de Educação, quando se referem a entusiásticos comentários dos seus filhos, como, por exemplo: “mamã, amanhã é o dia de eu ir ao quadro”. E essa alegria é de tal forma contagiante que, casos há, em que os pais decidiram investir nestas ferramentas.
Um ano passou, a minha carreira terminou. No entanto, fico com a satisfação de ter realizado uma experiência profissional inovadora e gratificante. Por isso, deixo aqui um apelo a todos os colegas: nunca é tarde para aprender e para investir no futuro.
Manuel Augusto Ferreira de Pinho
Saír mas não partir
ResponderEliminarÉ ficar em todos
A lembrança e a presença
Do outro e outros modos
De estar, ser e sentir
Que tudo é vida
Que tudo vale a pena
Quando nos damos sem medida
À vida, a tudo o que fazemos
Aos outros que são nossos
E mesmo não sendo, é certo
Damos tudo que temos e não temos
E no fim saimos
Mas ficamos sempre muito perto.
Um abraço
Bem haja. Mas fique por perto.
Fernando Margarido
Amigo e colega Manuel Pinho,
ResponderEliminarAinda que tenhamos privado por pouco tempo, não poderia deixar de expressar aqui publicamente, ao profissional sério, dedicado e aberto à inovação (foi notável o trabalho que desenvolveu com os seus alunos no âmbito do Projecto Interact) que conheci, o meu agradecimento por tudo quanto fez pela educação e pelos jovens da "Suiça Portuguesa".
Por tudo o quanto nos deu, o meu bem-haja. Já sabe, continuo, melhor dizendo, continuamos a contar consigo.
CARPE DIEM...
Couto de Esteves, 10 de Novembro de 2006.
Mário Silva (EB23 Vale de Cambra - Projecto Interact).
Amigo e colega Professor Pinho:
ResponderEliminarNão podia deixar passar esta oportunidade para lhe mostrar toda a admiração e gratidão por ter sido um profissional exemplar, o colega disponível e um director de escola preocupado, dinâmico, trabalhador e honesto.
O Projecto Interact veio demonstrar que o Professor Pinho adere até ao último minuto à inovação e aos desafios.
Desejo que esta nova etapa lhe traga muitas alegrias!
A colega Manuela Maia
Então P.Pinnho a mensagem que lhe mandei outro dia,que por acaso estava muito gira,foi para o espaço!!!!
ResponderEliminarBem, vou tentar escrever outra.Não sendo eu muito dedicada a escritas vou tentar transmitir o que me vai na alma e aquilo que me ficou dos anos que consigo convivi..Tendo sido professor do meu filho demonstrou qualidades ás quais eu também dou muito valor:um professor dedicado, responsável, empenhado e muito justo,tratando a todos por igual.São estes valores que a nossa sociedade tanto precisa.OBRIGADA!
Como colega de escola criou sempre um bom ambiente.Sempre disponível, aberto ao dialogo,fazendo vir sempre ao de cima as suas
qualidades(contar anedotas,cantar etc. etc.)
É uma pessoa muito ponderada a quem por vezes pedi conselhos.Também gostei muito de lhe pregar umas partidas!!!!!!
Agora P.Pinho não desligue o telemóvel,pois de vez em quando preciso de ajuda no quadro interactivo.Já agora obrigada por me incentivar a entrar no projecto.Estou a adorar,embora perca muitas noites!
Tudo de bom para si e conte sempre comigo!
A amiga Angélica Oliveira