Séc. XXI – Novos Cenários para a Educação e para a Formação,
a realizar no próximo dia 22 de Abril de 2009, pelas 17.00h,
no Arquivo Regional da Madeira,
farei uma breve comunicação sobre o tema em epígrafe.
A organização está a cargo da inserido nas actividades da Semana da Informática
da E. B/S Padre Manuel Álvares (Ribeira Brava).
Nesta teia global que é o conhecimento, a interface de aprendizagem formal confunde-se cada vez mais com o que é informal e que resulta das experiências do quotidiano, mesmo as lúdicas. Esta geração digital do séc. XXI assiste a uma visão antitética desenhada pelos que discutem a WEB 2.0, pelos que tentam descobrir a WEB X+1 e pelos que desconhecem a WEB. A disseminação de conceitos e de práticas inerentes ao e-Learning, à aprendizagem colaborativa e interactiva e a generalização da panóplia de ferramentas que estão ao dispor da escola do séc. XII impulsionará a aproximação entre as comunidades de prática e a escola, através da mediação colaborativa e partilhada nos ambientes de aprendizagem em rede.
A sociedade dependente de um mercado globalizado exige que esta geração digital cresça também empreendedora. Contudo, ainda há muito por fazer para que o ensino e a formação estejam marcados pelo espírito empreendedor.
Neste contexto, o Seminário Pedagógico «Séc. XXI – Novos Cenários para a Educação e para a Formação» - inserido nas actividades da Semana da Informática da E. B/S Padre Manuel Álvares (Ribeira Brava) – tem como temas centrais de reflexão o “Sociedade Digital e Multimédia, “ O e-Learning ao serviço da Educação e da Formação”, “O Empreendedorismo na Educação e na Formação” e “A Interacção e a Colaboração com Quadros Interactivos”.
Este evento, que se desenvolverá no Arquivo Regional da Madeira no dia 22 de Abril de 2009, pelas 14:00h (inscrições em www.endu.pt/ebspma), vem responder ao sentimento de inquietação e de preocupação comuns a todos os Professores, Formadoras e público em geral com interesse nas temáticas, provocado pela evolução do paradigma de ensino e de aprendizagem que o tecido tecnológico tem proporcionado.
A riqueza e a experiência do painel de oradores que procedem de instituições de referência – Universidade Católica Portuguesa, Universidade da Madeira, PTinovação, Universidade do Minho, Proinov e Promethean – contribuirão, com fundamento, para o enriquecimento a actualização de todos os pedagogos.
Assim, cada participante, ao marcar presença nos trabalhos, estará a contribuir, também deste modo, para a construção do conhecimento global nestes domínios.
Fonte: Página da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares
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