Neste sentido, temos sido contactados por professores, órgãos de gestão e centros de formação de professores para realizar curtas sessões (cerca 90 minutos) de sensibilização e de esclarecimento técnico-pedagógico sobre os quadros interactivos ActivBoard e o software ActivInspire da Promethean.
Nestas sessões, há uma preocupação em clarificar eventuais desconhecimentos sobre ligações físicas entre os vários componentes tecnológicos; as vantagens da utilização do software ActivInspire; as potencialidades dessa ferramenta para a construção de recursos educativos; os impactos possíveis na mudança da atitude do professor face às TIC na sala de aula, entre outras questões úteis para a prática docente.
Nestes breves 90 minutos, tentamos demonstrar as possíveis utilizações desta tecnologia em várias abordagens pedagógicas, numa tentativa de integração da mesma no currículo. Apresentamos um conjunto de ideias, truques e dicas que qualquer professor pode usar para construir os seus flipcharts interactivos, numa tentativa de motivar os alunos e de promover mais interacções na sala de aula.
Tendo em conta que o professor necessita de apoio e acompanhamento para avançar para esta "nova era" da utilização e integração das TIC no currículo, disponibilizamo-nos para ajudar a tornar essa nova etapa mais agradável, desmistificando eventuais receios ou medos. Acreditamos que a nossa presença nas várias sessões já realizadas foram extremamente úteis e imprescindíveis para os "primeiros passinhos" no mundo das tecnologias na sala de aula e as futuras práticas docentes.
Não concluimos as nossas sessões sem deixar duas notas muito importantes a todos os presentes:
- A autonomia, a segurança e o bem-estar do professor face à integração destas soluções tecnológicas interactivas na sala de aula podem ser aceleradas, se se constituirem grupos de trabalho ou projectos colaborativos dentro de cada escola, num espírito de entre-ajuda, de partilha e de cooperação;
- O envolvimento, o acompanhamento, a compreensão e o apoio dos órgãos de direcção são vitais neste processo. Em caso algum se podem alhear desta difícil (por vezes angustiante e frustrante!) etapa para os professores que desejam aprender a corresponder às expectativas dos alunos face à presença desta fabulosas tecnologias na aula - ("Então, stôra, quando é que usa o quadro interactivo?"). As direcções de escolas que mais sensibilidade e conhecimento revelam sobre estas questões são também aquelas onde o seu corpo docente, com satisfação, se envolve e melhor integra com rapidez as TIC na sala de aula.
Muitos professores, nos seus comentários, em surdina, vêm dizendo: de que vale todo o meu empenho, toda a minha dedicação e entrega a esta escola, se não sou valorizado ou reconhecido?!. É importante o reconhecimento público e a valorização profissional dos professores, como forma de estimular e de desenvolver as suas competências, em prol de um projecto educativo de sucesso.
Queremos felicitar, desde já, os vários organizadores pelo convite que que nos foi formulado pelas Escolas e/ou Centros de Formação e agradecer a oportunidade que nos foi concedida de realizar tais sessões, nas últimas duas semanas, nomeadamente e em especial, no Agrupamento de Escolas da Charneca da Caparica, ao AlmadaForma - Centro de Formação de Escolas de Almada, ao Agrupamento de Escolas de Fiães - S. M. da Feira. Na sua totalidade, nestes eventos, reuniram-se cerca de 245 professores.
A estes colegas que, espontânea e livremente, responderam positivamente ao convite dos organizadores e tiveram a paciência de, em horário pós-laboral, permanecer nestes momentos de partilha, queremos agradecer a sua presença e desejar-lhes todo o sucesso profissional que merecem, esperando que mantenham esse elevado espírito de partilha, de colaboração e de aprendizagem contínua. Bem-hajam.