Tem sido com imenso agrado e prazer que temos vindo a realizar um périplo por várias escolas do país, de modo a dar resposta às preocupações, dúvidas e ansiedades geradas pela presença daquela nova tecnologia na sala de aula que, muitos professores, ainda não conhece ou domina.
Neste sentido, temos sido contactados por professores, órgãos de gestão e centros de formação de professores para realizar curtas sessões (cerca 90 minutos) de sensibilização e de esclarecimento técnico-pedagógico sobre os quadros interactivos ActivBoard e o software ActivInspire da Promethean.
Nestas sessões, há uma preocupação em clarificar eventuais desconhecimentos sobre ligações físicas entre os vários componentes tecnológicos; as vantagens da utilização do software ActivInspire; as potencialidades dessa ferramenta para a construção de recursos educativos; os impactos possíveis na mudança da atitude do professor face às TIC na sala de aula, entre outras questões úteis para a prática docente.
Nestes breves 90 minutos, tentamos demonstrar as possíveis utilizações desta tecnologia em várias abordagens pedagógicas, numa tentativa de integração da mesma no currículo. Apresentamos um conjunto de ideias, truques e dicas que qualquer professor pode usar para construir os seus flipcharts interactivos, numa tentativa de motivar os alunos e de promover mais interacções na sala de aula.
Tendo em conta que o professor necessita de apoio e acompanhamento para avançar para esta "nova era" da utilização e integração das TIC no currículo, disponibilizamo-nos para ajudar a tornar essa nova etapa mais agradável, desmistificando eventuais receios ou medos. Acreditamos que a nossa presença nas várias sessões já realizadas foram extremamente úteis e imprescindíveis para os "primeiros passinhos" no mundo das tecnologias na sala de aula e as futuras práticas docentes.
Não concluimos as nossas sessões sem deixar duas notas muito importantes a todos os presentes:
- A autonomia, a segurança e o bem-estar do professor face à integração destas soluções tecnológicas interactivas na sala de aula podem ser aceleradas, se se constituirem grupos de trabalho ou projectos colaborativos dentro de cada escola, num espírito de entre-ajuda, de partilha e de cooperação;
- O envolvimento, o acompanhamento, a compreensão e o apoio dos órgãos de direcção são vitais neste processo. Em caso algum se podem alhear desta difícil (por vezes angustiante e frustrante!) etapa para os professores que desejam aprender a corresponder às expectativas dos alunos face à presença desta fabulosas tecnologias na aula - ("Então, stôra, quando é que usa o quadro interactivo?"). As direcções de escolas que mais sensibilidade e conhecimento revelam sobre estas questões são também aquelas onde o seu corpo docente, com satisfação, se envolve e melhor integra com rapidez as TIC na sala de aula.
É com medidas práticas facilitadoras que se garante a satisfação e o envolvimento do corpo docente, tais como: melhor adaptação dos horários dos professores; melhor gestão dos espaços e dos recursos materiais; garantia de atribuição permanente de salas com quadros interactivos aos seus utilizadores; identificação de boas práticas e promoção das mesmas junto da comunidade educativa; garantia de formação imediata e constante ao corpo docente, de acordo com as suas necessidades, etc. Além destas medidas, entre muitas outras, uma nova cultura de empreendedorismo, de inovação e de criatividade pode e deve ser discutida, reflectida e promovida no processo de ensino e de aprendizagem... Diz-se que "o exemplo vem de cima!".
Muitos professores, nos seus comentários, em surdina, vêm dizendo: de que vale todo o meu empenho, toda a minha dedicação e entrega a esta escola, se não sou valorizado ou reconhecido?!. É importante o reconhecimento público e a valorização profissional dos professores, como forma de estimular e de desenvolver as suas competências, em prol de um projecto educativo de sucesso.
Queremos felicitar, desde já, os vários organizadores pelo convite que que nos foi formulado pelas Escolas e/ou Centros de Formação e agradecer a oportunidade que nos foi concedida de realizar tais sessões, nas últimas duas semanas, nomeadamente e em especial, no Agrupamento de Escolas da Charneca da Caparica, ao AlmadaForma - Centro de Formação de Escolas de Almada, ao Agrupamento de Escolas de Fiães - S. M. da Feira. Na sua totalidade, nestes eventos, reuniram-se cerca de 245 professores.
A estes colegas que, espontânea e livremente, responderam positivamente ao convite dos organizadores e tiveram a paciência de, em horário pós-laboral, permanecer nestes momentos de partilha, queremos agradecer a sua presença e desejar-lhes todo o sucesso profissional que merecem, esperando que mantenham esse elevado espírito de partilha, de colaboração e de aprendizagem contínua. Bem-hajam.
Muitos professores, nos seus comentários, em surdina, vêm dizendo: de que vale todo o meu empenho, toda a minha dedicação e entrega a esta escola, se não sou valorizado ou reconhecido?!. É importante o reconhecimento público e a valorização profissional dos professores, como forma de estimular e de desenvolver as suas competências, em prol de um projecto educativo de sucesso.
Queremos felicitar, desde já, os vários organizadores pelo convite que que nos foi formulado pelas Escolas e/ou Centros de Formação e agradecer a oportunidade que nos foi concedida de realizar tais sessões, nas últimas duas semanas, nomeadamente e em especial, no Agrupamento de Escolas da Charneca da Caparica, ao AlmadaForma - Centro de Formação de Escolas de Almada, ao Agrupamento de Escolas de Fiães - S. M. da Feira. Na sua totalidade, nestes eventos, reuniram-se cerca de 245 professores.
A estes colegas que, espontânea e livremente, responderam positivamente ao convite dos organizadores e tiveram a paciência de, em horário pós-laboral, permanecer nestes momentos de partilha, queremos agradecer a sua presença e desejar-lhes todo o sucesso profissional que merecem, esperando que mantenham esse elevado espírito de partilha, de colaboração e de aprendizagem contínua. Bem-hajam.
Estamos disponíveis para dar continuidade a este Roadshow Promethean pelas Escolas, pelo que já temos agendados outros encontros pelo país. Para solicitar a nossa presença, envie um email para: josepaulo.santos@prometheanworld.com, indicando o seu nome, instituição, contacto correio electrónico, número de contacto.
José Paulo, o teu dinamismo e o teu desempenho têm sido exemplares.
ResponderEliminarObrigado pelo precioso contributo que tens vindo a dar à valorização da prática docente.
Francisco Nuno Ramos
Acabo de ler o teu agradecimento em plena reunião onde estão presentes alguns dos professores :-) Ficaram surpreendidos e... sem dúvida disseram: nós é que agradecemos a tua dipsonibilidade e saber! Um abraço!
ResponderEliminarBem, esta interacção é fabulosa! Aqui fica a minha resposta, quase em tempo real. Um forte abraço a todos os que estiveram presentes nesse encontro e àqueles que, por razões várias (sobretudo por estarem em reuniões!), não puderam assistir. Até breve.
ResponderEliminarEm nome do Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Almada – AlmadaForma, muito obrigado. Muito obrigado pela maneira interessante e apelativa como foram apresentados os Quadros Interactivos Promethean.
ResponderEliminarSe a Promethean é uma grande empresa, é porque tem bons colaboradores, o colega José Paulo Santos é disso exemplo, a maneira como concretizou a apresentação, só é possível quando é feita com gosto e dedicação.
Muito obrigado pela sua vinda ao nosso Centro e em nome dos mais de 150 professores que estiveram presentes: Muito Obrigado.
Rui Baltazar
Centro de Formação AlmadaForma
Em nome do Agrupamento Vertical de Escolas de Fiães e da sua equipa do PTE também eu agradeço a presença do José Paulo.
ResponderEliminarOs professores que participaram nesta sessão gostaram imenso da abordagem feita e tenho a certeza que o "bichinho" por esta tecnologia deixado pelo José Paulo em breve dará frutos.
Deixo aqui, como testemunho do interesse suscitado, a opinião de um dos professores presentes, quando questionado sobre se tinha gostado da sessão: "Foi pena ter acabado!"
Obrigada, José Paulo. Esperamos poder contar sempre com o teu saber e entusiasmo!