sexta-feira, 6 de novembro de 2009

ActivArena – Exploração interactiva de imagem

Um dos desafios com que me deparo diariamente na minha actividade de professor é saber como envolver cada vez mais os alunos no processo da sua própria aprendizagem. É uma tarefa que, cada vez mais, se afigura difícil. A introdução das tecnologias num contexto educativo é apontada como uma das estratégias com alguma eficácia para envolver os alunos nas actividades desenvolvidas na sala de aula. No entanto, esta perspectiva não é totalmente consensual, uma vez que se advoga que se está a colocar o foco do processo na tecnologia e não nos conteúdos lectivos em si. Compreendo este argumento, mas julgo que tal se deve, muitas vezes tanto a resistências pessoais ao uso das tecnologias, pois acarretam, a curto prazo, um acréscimo de trabalho para o professor, como à falta de formação acerca da boa utilização das tecnologias na sala de aula conduz. Não serão apenas estes os motivos… Porém, a utilização das tecnologias em sala de aula pode tornar-se um aliado do professor no envolvimento dos alunos nas actividades. Os alunos, hoje em dia, estão habituados a lidar com diversos tipos de tecnologias, pelo que o seu grau de aprendizagem em utilizá-las é bastante elevado. Assim, desde que o professor tenha as actividades programadas, é mais fácil envolver os alunos.

Estando as nossas salas de aula, cada vez mais, equipadas com quadros interactivos, existe um maior envolvimento tecnológico e uma maior motivação dos alunos em participar, em trabalhar no quadro. No entanto, muitas vezes, a interactividade que se vai conseguindo está muito sustentada na participação “à vez”, atendendo a que apenas um utilizador por trabalhar no quadro. É certo que as aulas serão mais dinâmicas, mas a possibilidade de dois utilizadores interagirem com o quadro aumenta a dinâmica da aula. O aluno pode trabalhar com outro aluno ou com o professor, em simultâneo. E, para tal, os recursos desenvolvidos não precisam de ser muito complexos nem muito extensos.

O exemplo que se apresenta a seguir mostra como um simples recurso como uma imagem pode ser explorado de forma bastante interactiva. No recurso “Lisboa Pombalina”, desenvolvido para apoio na aula de História e Geografia de Portugal – 6º ano, inseriu-se uma folha do flipchart que pode ser trabalhada com a função de “utilizador duplo”(ActivArena) do ActivInspire. Essa folha apresenta apenas o retrato do Marquês de Pombal (imagem reproduzida abaixo). A partir da imagem, os alunos deveriam recordar/sintetizar as principais medidas tomadas pelo Marquês de Pombal, destacando os elementos do quadro que permitiam tirar essas conclusões. Os alunos, à medida que identificavam, no quadro, alguma referência à acção do Marquês de Pombal, dirigiam-se ao quadro e escreviam. A facilidade de ter a função de “utilizador duplo” permitiu que existisse maior dinâmica na exploração do recurso, uma vez que dois alunos estavam a trabalhar em simultâneo, não tendo que esperar para poderem escrever as suas ideias.
Ficheiro:Louis-Michel van Loo 003.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Louis-Michel_van_Loo_003.jpg

Para fazer o download do recurso “HGP-6-Lisboa Pombalina”, clicar aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreva aqui o seu comentário ao texto! Obrigado pela sua participação...