Every morning in Africa when the sun comes up, a gazelle wakes up. That gazelle knows that it must run faster than the fastest lion or it will be killed. Every morning when the sun comes up a lion wakes up. That lion knows it must run faster than the slowest gazelle or it will starve to death. It doesn’t matter whether you’re a lion or a gazelle, when the sun comes up, you better be running!
Em África, todas as manhãs, uma gazela acorda.
Sabe que tem de correr mais depressa que o leão mais veloz, ou será morta.
Todas as manhãs um leão acorda.
Sabe que tem de correr mais depressa que a gazela mais lenta, ou morrerá de fome.
Não interessa se és um leão ou uma gazela.
Quando o sol se levantar, é melhor que corras. (Provérbio africano)
Sabe que tem de correr mais depressa que o leão mais veloz, ou será morta.
Todas as manhãs um leão acorda.
Sabe que tem de correr mais depressa que a gazela mais lenta, ou morrerá de fome.
Não interessa se és um leão ou uma gazela.
Quando o sol se levantar, é melhor que corras. (Provérbio africano)
Este famoso provérbio, com um forte espírito motivante, remete-me para o mundo da Educação e os desafios que as Tecnologias colocam às escolas, aos professores, aos alunos, aos pais e à sociedade em geral.
Com o apetrechamento das salas de aula com múltiplas tecnologias, como computadores, quadros interactivos, videoprojectores, cabos, vários tipos de software, a Internet e as ferramentas da Web 2.0, os professores vêem-se envolvidos numa espécie de selva que exige uma nova forma de estar, um novo olhar, uma nova atitude e conhecimentos para se "sobreviver". Este novo mundo, muitas vezes desconhecido para quem nele entra agora, assusta. Esta "fauna" e "flora" presentes na sala de aula provocam algumas náuseas, sufocam. É um mundo desconhecido que nos obriga a partir em safari, com muito cuidado, com atenção redobrada, sempre expectante...
Neste ambiente aparentemente inóspito, onde "agressões" várias parecem emergir de todo o lado, muitos professores sentem-se inseguros e pouco confiantes para enfrentar as "feras". Sabem, no entanto, que será este o novo lugar para habitar... Sabem, também, que a melhor forma de desfrutar deste novo ambiente passará pelo conhecimento das condições, dos fenómenos, dos perigos e pelo domínio de técnicas e meios de sobrevivência.
É tempo de aperfeiçoar a corrida...
Seja Leão ou Gazela, o Professor necessita de sobreviver. Quanto mais depressa correr, mais depressa poderá saciar as suas necessidades. O Sol levanta-se todas as manhãs...
Neste mundo global fortemente dominado pela Tecnologias de Informação e Comunicação, os pais descobrem que aos seus filhos se exigem elevados conhecimentos e competências nos vários saberes. Que deverão ser altamente competitivos e ser capazes de se adaptarem.
Os pais e a sociedade exigem capacidade de resposta das escolas e dos professores para os seus filhos. Exigem que os docentes estejam rapidamente munidos das ferramentas e dos conhecimentos que ajudem os educandos a enfrentar a "selva", de modo a que, também eles, nela sobrevivam. O Sol levanta-se todas as manhãs...
Todos sabem que é necessário correr. Todos sabem o "por quê" , o "para quê" e o "quando" . Porém, poucos sabem o "como" e o "por e para onde".
Ora, é para isso que existem as comunidades de prática como a Interactic 2.0 onde, voluntária e informalmente, os seus membros partilham, cooperam e colaboram É para auxiliar os professores que o portal Promethean Planet cria ambientes acolhedores que oferecem algumas ferramentas, técnicas e métodos.
Aqui, o Sol levanta-se todas as manhãs. E se temos de correr, façamo-lo todos juntos... Esta é a motivação.
Com o apetrechamento das salas de aula com múltiplas tecnologias, como computadores, quadros interactivos, videoprojectores, cabos, vários tipos de software, a Internet e as ferramentas da Web 2.0, os professores vêem-se envolvidos numa espécie de selva que exige uma nova forma de estar, um novo olhar, uma nova atitude e conhecimentos para se "sobreviver". Este novo mundo, muitas vezes desconhecido para quem nele entra agora, assusta. Esta "fauna" e "flora" presentes na sala de aula provocam algumas náuseas, sufocam. É um mundo desconhecido que nos obriga a partir em safari, com muito cuidado, com atenção redobrada, sempre expectante...
Neste ambiente aparentemente inóspito, onde "agressões" várias parecem emergir de todo o lado, muitos professores sentem-se inseguros e pouco confiantes para enfrentar as "feras". Sabem, no entanto, que será este o novo lugar para habitar... Sabem, também, que a melhor forma de desfrutar deste novo ambiente passará pelo conhecimento das condições, dos fenómenos, dos perigos e pelo domínio de técnicas e meios de sobrevivência.
É tempo de aperfeiçoar a corrida...
Seja Leão ou Gazela, o Professor necessita de sobreviver. Quanto mais depressa correr, mais depressa poderá saciar as suas necessidades. O Sol levanta-se todas as manhãs...
Neste mundo global fortemente dominado pela Tecnologias de Informação e Comunicação, os pais descobrem que aos seus filhos se exigem elevados conhecimentos e competências nos vários saberes. Que deverão ser altamente competitivos e ser capazes de se adaptarem.
Os pais e a sociedade exigem capacidade de resposta das escolas e dos professores para os seus filhos. Exigem que os docentes estejam rapidamente munidos das ferramentas e dos conhecimentos que ajudem os educandos a enfrentar a "selva", de modo a que, também eles, nela sobrevivam. O Sol levanta-se todas as manhãs...
Todos sabem que é necessário correr. Todos sabem o "por quê" , o "para quê" e o "quando" . Porém, poucos sabem o "como" e o "por e para onde".
Ora, é para isso que existem as comunidades de prática como a Interactic 2.0 onde, voluntária e informalmente, os seus membros partilham, cooperam e colaboram É para auxiliar os professores que o portal Promethean Planet cria ambientes acolhedores que oferecem algumas ferramentas, técnicas e métodos.
Aqui, o Sol levanta-se todas as manhãs. E se temos de correr, façamo-lo todos juntos... Esta é a motivação.
José Paulo, esta metáfora do leão e da gazela traduz na perfeição o ambiente que se vive hoje em muitas escolas. Por diversos motivos, todos corremos, algumas vezes até à exaustão...
ResponderEliminarObrigada pelo apoio que nos dás através da Interactic 2.0 e do portal Promethean Planet!
Parabéns pelo texto poético que acabas de publicar. Lindo!
Já tinha lido o texto através do FB e voltei a lê-lo agora. É de facto uma metáfora excelente para os tempos e desafios que vivemos e enfrentamos. Obrigada, sobretudo, por destacares o valor do grupo, da rede e da partilha!
ResponderEliminarBom fim de semana!
Por vezes, posso parecer cansativo por bater sempre na "mesma tecla", quanto à necessidade dos professores compreenderem que a melhor forma de ultrapassarem as suas dificuldades; de dominarem mais depressa tais ferramentas à sua disposição passará pela cooperação, colaboração e interacção em comunidades, seja online ou no interior de cada escola. Caberá, também, às Direcções das escolas promoverem esse espírito, pelo que exige uma capacidade de liderança empreendedora e mais inovadora.
ResponderEliminarObrigado pelos comentários.