quinta-feira, 9 de junho de 2011

Os ActivExpression ao serviço da avaliação formativa

O que é medido é melhorado


Já temos discutido bastante a questão da avaliação ou regulação das aprendizagens tanto neste blogue como nas redes sociais ou até na comunidade Interactic 2.0.

Porém, este assunto, sendo inesgotável, exige uma constante reflexão da comunidade educativa, de modo a que cada uma crie medidas, estratégias e instrumentos diversificados que possam melhorar o processo educativo.

É neste sentido que a Promethean, através das suas soluções tecnológicas, tem proposto às escolas em todo o mundo a adopção de um Sistema de Resposta do Aluno que permita aos intervenientes, aluno e professor, desenvolver, com mais frequência, momentos de avaliação, que permitam aferir permanentemente a progressão, a concentração, as dificuldades e sucessos nas diferentes etapas de aprendizagem, disciplinas e conteúdos.

Com os ActivExpression, acreditamos que estamos a apoiar os alunos e professores nesta tarefa, tornando-a mais fácil, simples, eficaz e, por que não, divertida. É fundamental valorizar a importância da avaliação formativa neste processo vital, de modo a garantir mais sucesso, empenho e reconhecimento das competências e saberes dos alunos.

Tal como temos vindo a defender, o Prof. Domingos Fernandes sustenta que "... a avaliação formativa, não sendo a panaceia para a resolução de todos os problemas, é com certeza um processo pedagógico essencial para apoiar os alunos que, ano após ano, um pouco por todo o mundo, conhecem o desalento e/ou o abandono escolar. É por isso que me parece importante desbravar e aprofundar a ideia da avaliação formativa alternativa como uma das formas de enfrentar as questões mais prementes e urgentes da educação contemporânea." (Artigo em PDF disponível: Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreva aqui o seu comentário ao texto! Obrigado pela sua participação...