terça-feira, 4 de abril de 2006

O efeito camaleão

... e a vida não se faz só de Quadros! Há também outra ferramenta complementar: os ACTIVote. Um dispositivo semelhante a meio ovo com teclas que permite responder a questionários de escolha múltipla (seis opções), verdadeiro ou falso, sim ou não! Através de uma comunicação por radio-frequência com o quadro interactivo, o ACTIVote permite-nos elaborar testes de avaliação e obter, de imediato, os resultados, seja em modo anónimo ou nominal. As classificações podem ser visualizadas em gráficos e são exportáveis para uma folha de Excel. Imaginam as potencialidades desta tecnologia na avaliação dos conhecimentos dos nossos alunos?!
Aqui fica o desafio e um curto relato de uma experiência em contexto de avaliação interna de uma escola, assinado pela Prof. Cristina Filipe. Nesta experiência, inédita, foram utilizados 96 dispositivos em simultâneo!

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Olá, caros colegas!

Em primeiro lugar, quero felicitar todos aqueles que têm trazido a este blog o relato de experiências e o testemunho do trabalho interessantíssimo que se pode realizar no âmbito dos quadros interactivos. Sou docente da Escola secundária de Vale de Cambra e, no passado dia 29 de Março, participei de uma experiência que gostaria de partilhar convosco. A nossa escola está a levar a cabo, a título experimental, um processo de avaliação interna. Durante o primeiro período os docentes foram convidados a responder à primeira fase do inquérito. Neste segundo período, a equipa responsável por esse trabalho, com a colaboração do Conselho Executivo, entendeu dever “testar” os quadros interactivos também neste tipo de actividade, propondo-se fazer um ACTIVote com o inquérito. Da intenção à prática foi apenas o tempo de preparar os inquéritos e os equipamentos. Devo dizer que correu extraordinariamente bem. Foram realizadas duas sessões, a primeira demorou cerca de 45 minutos, mas era só para “aquecer”! É que a segunda já só demorou 20 minutos! No final do inquérito, quando questionadas sobre a eficácia desta modalidade de inquérito, por comparação com a que foi utilizada na primeira fase, invariavelmente as respostas apontavam para um muito maior interesse e eficiência. Foi essa também a percepção da equipa que trabalhou no projecto. Após a tarefa de responder às questões, o tratamento dos dados ficou também muito mais facilitado porque o ACTIVote permite fazer a estatística de cada resposta em tempo útil, e exportá-la, por exemplo para uma folha Excel...

O mais interessante nesta experiência é a consequência que adveio: o coordenador da formação nos quadros interactivos da nossa escola propôs uma sessão de formação a todos os professores para o próximo dia 11 de Abril. Então não é que, depois da sessão de avaliação da escola, os pedidos de inscrição para essa formação cresceram significativamente?!

Experimentem e comprovem que algumas “tecnologias” não são só demagogias... o efeito “camaleão” é uma realidade...

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