sábado, 30 de dezembro de 2006

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades

"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o Mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades"

Já afirmava o nosso ilustre Luís de Camões. Realmente, hoje em dia, os nossos alunos dispõem de uma quantidade infinita de recursos informáticos, que há uns anos atrás qualquer um de nós não usufruía. As próprias escolas, eu falo pela minha ( E.S.A.), estão apetrechadas com uma bateria de software e material informático que facilitam a mudança. Neste enquadramento, o professor tem necessidade de estar ao lado dos alunos. Sinto-me feliz, quando vejo o sorriso dos meus alunos, sejam eles do 8º, 9º ou 12ºanos, ao ligar o computador, ao pegar no comando para ligar o retroprojector para usar o Quadro Interactivo e quando dizem "a s'tora é que é bacana, usa as novas tecnologias!". A partir daqui gera-se uma atmosfera de cumplicidade entre professora/ alunos que cria um clima de inter-ajuda e que, consequentemente, favorece a aprendizagem.
Após quase um ano de utilização do Q.I., verifico que as aulas elaboradas a partir do ACTIVstudio são mais dinâmicas, criativas e a adesão dos alunos aos conteúdos programáticos é maior. Destaco, também a utilização do ACTIVote, que possui uma particularidade que é avaliar saberes sem ser necessário perder tempo na correcção, ou seja, avalia saberes e regista-os de imediato. Da utilização que fiz desta técnica, apreciei o envolvimento dos alunos e a sua atenção para que a sua avaliação fosse positiva, até porque se pode mostrar um resultado final em gráficos. Já me sinto como "peixe fora de água" quando, por falta de sala ou porque a imaginação não levou à criação, não uso o Q.I.
Quanto à questão da utilização do Q.I. bastar, por si só, não considero que chegue. Da experiência que tenho, constato que é necessário dinâmica por parte do professor, é necessário gostar de ensinar através do Q.I., é necessário paixão, tal como no ensino tradicional, também, se não houver paixão e dedicação, as aulas são monótonas e saturantes! A criação de flipcharts coloridos, com hiperligações e exercícios interactivos, na sala de aula, não chega, é preciso dinamizá-los e proporcionar a sua execução com a ajuda do seu criador. Cada um de nós cria um flipchart com uma motivação, com um fundamento, com um objectivo, mas só é executável se for encaminhado pelo próprio. Assim como qualquer obra, seja ela poética ou de outra arte, só o criador sabe o que o moveu para o construir, quando criamos um flipchart, só nós sabemos o que nos motivou. Mas, no entanto, penso ser necessária a transmissão e a partilha do trabalho!...
Por isso, considero que o professor tem um papel importantíssimo na aventura da descoberta da aprendizagem...

Sandra Ferreira
Prof. no Projecto Interact
Escola Secundária de Arouca

2 comentários:

  1. Tenho acompanhado este blog. Parabéns pelo projecto. Sugeria mudar a cor da letra deste post para não se confundir com o fundo.

    Um bom 2007!

    José OLiveira

    ResponderEliminar
  2. Viva, caro José Oliveira! Agradecemos o seu interesse e participação. Também demos um saltinnho ao seu Blogue "Educação, Matemática e Tecnologias" e apreciámos imenso o seu conteúdo! A sua sugestão foi tida em conta... obrigado pela atenção e sugestão!
    Votos de bom ano!
    Abraço

    ResponderEliminar

Escreva aqui o seu comentário ao texto! Obrigado pela sua participação...