E. Solowa “Reading and Writing in the 21st Century”
Em pleno século XXI é completamente anacrónico fingir indiferença pelas Novas Tecnologias da Informação e Comunicação no domínio da Educação. Os professores têm de aprender a trabalhar com essas Tecnologias para que possam também ensinar/orientar os seus alunos a utilizá-las, pois serão essas as suas ferramentas de trabalho futuras. Para além disso, a mudança nas práticas, a actualização de metodologias e a implementação de projectos de inovação educacional tornam-se imperativos de uma Escola que pretende ser eficaz na sua acção.
Na realidade, as Tecnologias da Informação e Comunicação apresentam um potencial inesgotável para tornar a aprendizagem mais actual e significativa, desde que seja dada aos alunos a oportunidade de se envolverem em actividades estimulantes e autênticas, respondendo a desafios e problemas, passíveis de estimular as suas capacidades mentais.
É neste contexto que surge o meu interesse pelos Quadros Interactivos. Pelo que me foi dado a observar a partir de várias demonstrações nas quais participei, um Quadro Interactivo é uma ferramenta que permite a criação de espaços de aprendizagem entusiasmantes e a motivação de crianças e jovens, graças a aulas mais dinâmicas.
Através destes Quadros Interactivos, muito semelhantes a um simples ecrã, é possível recorrer a uma variedade de conteúdos multimédia, nomeadamente imagens, ficheiros áudio e vídeo, acedendo ou não à Internet.
É facto que isto também seria possível através da ligação de um Projector de Vídeo a um Computador, alternativa muito menos dispendiosa e de manuseamento muito mais simples. Todavia, um Quadro Interactivo cresce em interesse, porque se afirma como uma ferramenta versátil, devido às suas características de interactividade. Com uma notória atracção visual, alunos e professores podem manipular textos e objectos, fazer cálculos, desenhar, pintar, jogar no ecrã…. de forma interactiva e muito aliciante.
A meu ver, parece ser uma excelente ferramenta para motivação, treino e consolidação de aprendizagens, desde que utilizada de forma coerente e equilibrada. No entanto, apesar de motivada para as vantagens da sua aplicação em contexto de sala de aula, estou consciente de que é necessário tempo e, sobretudo, empenho para a aquisição de competências que permitam um domínio satisfatório do Software e um uso efectivo e eficaz do Quadro Interactivo não só em contexto de sala de aula, mas também na produção de conteúdos educativos.
Não obstante, espero que com esta formação mais longa possa desenvolver alguma autonomia na utilização do software, consciente que essa evolução constituirá uma mais-valia na minha formação pedagógica e técnica, permitindo-me avançar nestas cativantes vias digitais, em busca da inovação e da qualidade do ensino da Língua Portuguesa.
Elisabete Tavares, docente de Língua Portuguesa na Escola EB23 de Vale de Cambra.
Na realidade, as Tecnologias da Informação e Comunicação apresentam um potencial inesgotável para tornar a aprendizagem mais actual e significativa, desde que seja dada aos alunos a oportunidade de se envolverem em actividades estimulantes e autênticas, respondendo a desafios e problemas, passíveis de estimular as suas capacidades mentais.
É neste contexto que surge o meu interesse pelos Quadros Interactivos. Pelo que me foi dado a observar a partir de várias demonstrações nas quais participei, um Quadro Interactivo é uma ferramenta que permite a criação de espaços de aprendizagem entusiasmantes e a motivação de crianças e jovens, graças a aulas mais dinâmicas.
Através destes Quadros Interactivos, muito semelhantes a um simples ecrã, é possível recorrer a uma variedade de conteúdos multimédia, nomeadamente imagens, ficheiros áudio e vídeo, acedendo ou não à Internet.
É facto que isto também seria possível através da ligação de um Projector de Vídeo a um Computador, alternativa muito menos dispendiosa e de manuseamento muito mais simples. Todavia, um Quadro Interactivo cresce em interesse, porque se afirma como uma ferramenta versátil, devido às suas características de interactividade. Com uma notória atracção visual, alunos e professores podem manipular textos e objectos, fazer cálculos, desenhar, pintar, jogar no ecrã…. de forma interactiva e muito aliciante.
A meu ver, parece ser uma excelente ferramenta para motivação, treino e consolidação de aprendizagens, desde que utilizada de forma coerente e equilibrada. No entanto, apesar de motivada para as vantagens da sua aplicação em contexto de sala de aula, estou consciente de que é necessário tempo e, sobretudo, empenho para a aquisição de competências que permitam um domínio satisfatório do Software e um uso efectivo e eficaz do Quadro Interactivo não só em contexto de sala de aula, mas também na produção de conteúdos educativos.
Não obstante, espero que com esta formação mais longa possa desenvolver alguma autonomia na utilização do software, consciente que essa evolução constituirá uma mais-valia na minha formação pedagógica e técnica, permitindo-me avançar nestas cativantes vias digitais, em busca da inovação e da qualidade do ensino da Língua Portuguesa.
Elisabete Tavares, docente de Língua Portuguesa na Escola EB23 de Vale de Cambra.
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