No seguimento desta animação, encontrada no Youtube pela Inês Conceição, não resisti à oportunidade de lançar o seguinte tema de discussão:
Tecnologia ou Metodologia?
Desafiamos os leitores do blogue do Projecto Interact a deixar aqui o seu comentário, dando-nos a conhecer exemplos concretos observados na escola, que demonstrem:- a efectiva integração das TIC no currículo;
- uma boa simbiose entre a tecnologia e a metodologia;
- metodologias inovadoras e projecto pedagógico com as TIC.
Já agora, e o quadro interactivo na sala de aula?!
Esta preciosa ferramenta tecnológica poderá facilitar
a simbiose entre as TIC e novas metodologias de ensino e aprendizagem?
Ou será que continuaremos com as mesmas metodologias com novos Tiques?
By the time I watched the video below, I couldn´t help coming up with a next topic for discussion: Technology and Methodology?
We´d like to invite the readers of the blog Interact Project to leave your comments here, giving us to hear concrete examples observed in the school, showing:
* The effective integration of ICT into the curriculum;
* A good symbiosis between technology and the methodology;
* Methodologies and innovative educational project with ICT.
("Will it be easier to find a needle in a haystack?" - Said a friend a few days ago...)
By the way, and the interactive whiteboard in the classroom? ! Could this valuable technological tool facilitate the symbiosis between the ICT and new methods of teaching and learning?
Or would teachers continue with the same methods but with a new biased or empty approach?
Esta preciosa ferramenta tecnológica poderá facilitar
a simbiose entre as TIC e novas metodologias de ensino e aprendizagem?
Ou será que continuaremos com as mesmas metodologias com novos Tiques?
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
By the time I watched the video below, I couldn´t help coming up with a next topic for discussion: Technology and Methodology?
We´d like to invite the readers of the blog Interact Project to leave your comments here, giving us to hear concrete examples observed in the school, showing:
* The effective integration of ICT into the curriculum;
* A good symbiosis between technology and the methodology;
* Methodologies and innovative educational project with ICT.
("Will it be easier to find a needle in a haystack?" - Said a friend a few days ago...)
By the way, and the interactive whiteboard in the classroom? ! Could this valuable technological tool facilitate the symbiosis between the ICT and new methods of teaching and learning?
Or would teachers continue with the same methods but with a new biased or empty approach?
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Dou-lhe os meus sinceros parabéns pelo magnífico trabalho que desenvolve neste espaço.
ResponderEliminarCumprimentos,
José Carreira
Dou-lhe os meus sinceros parabéns pelo magnífico trabalho que desenvolve neste espaço.
ResponderEliminarCumprimentos,
José Carreira
Viva, caro José Carreira,
ResponderEliminarem nome de todos os professores envolvidos no Projecto, agradeço o elogio. Tentaremos corresponder mais e melhor aos desafios, dando a conhecer as múltiplas experiências enriquecedoras com os quadros interactivos.
Até já.
JPS
Olá José Paulo
ResponderEliminarTenho vindo a dedicar algum do meu tempo a esta questões da aplicação dos quadros interactivos em sala de aula. Por isso achei muito interessante esta pequena animação, pois ela reflecte tudo aquilo que tenho vindo a observar no meu dia a dia na escola.
A questão "tecnologia ou metodologia" é importante, e curiosamente já tinha pensado que o problema não estava na tecnologia mas no modo como os professores as aplicam.
Mas como aplicar, como planificar uma aula..., é esse o meu problema neste momento.
Vêmo-nos nas aulas do Doutoramento.
Um abraço
Carlos Vieira
Olá José Paulo
ResponderEliminarComo sabes sou um iniciado nestas questões dos quadros interactivos.
Penso no entanto que têm um grande potencial e que as melhores metodologias e recursos educativos digitais, ainda estão por inventar. É uma área de estudo com muito para desenvolver do ponto de vista pedagógico e com imenso potencial.
Abraço
Fernando Campos
Viva, caro Fernando
ResponderEliminartalvez não concorde com a tua afirmação quanto ao "estão por inventar"... Em primeiro lugar, grande parte dos professores desconhecem outras metodologias de ensino, além daquele que viram e modelaram ao longo de anos na escola e que se solidificou na formação inicial; poucos tiveram a oportunidade de conhecer outras abordagens ao processo de ensino e aprendizagem, mesmo sem tecnologias!!! A tradição mantém-se, mesmo junto de jovens professores: um ensino tradicional, o método momentâneo... Quem conhece o modelo de diferenciação pedagógica, por exemplo, aplicado pelos professores do Movimento da Escola Moderna?
E quanto aos recursos? Ao longo de anos, foram produzidos milhares de conteúdos digitais nas acções de formação de professores... Onde estão eles? Não deveriam ser acessíveis a todos?
Falaremos mais sobre isto, certamente...
Abraço