Desde o momento em que foi criado na comunidade INTERACTiC 2.0, o grupo TIC e Necessidades Especiais, coordenado pela Isabel Ribeiro,l icencidada em Educação Especial/Problemas Graves, tem criado contextos informais de aprendizagem e de partilha entre professores extremamente gratificantes, benéficos e produtivos.
Graças ao seu elevado empenho, dedicação e paixão pelas tecnologias assistivas, a Isabel Ribeiro, estando fisicamente localizada na Madeira, não deixa de marcar a sua presença assídua na blogosfera, através da Comunidade INTERACTiC 2.0. Muitos têm sido os tópicos abertos relacionados com esta temática, com informação pertinente e útil para auxiliar os professores a compreender e a acompanhar com mais eficácia alunos com Necessidades Educativas Especiais.
Este grupo conta já com 48 membros interessados em acompanhar, reflectir e partilhar ideias, dificuldades, estimulados pela energia da sua coordenadora.
Graças ao seu elevado empenho, dedicação e paixão pelas tecnologias assistivas, a Isabel Ribeiro, estando fisicamente localizada na Madeira, não deixa de marcar a sua presença assídua na blogosfera, através da Comunidade INTERACTiC 2.0. Muitos têm sido os tópicos abertos relacionados com esta temática, com informação pertinente e útil para auxiliar os professores a compreender e a acompanhar com mais eficácia alunos com Necessidades Educativas Especiais.
Este grupo conta já com 48 membros interessados em acompanhar, reflectir e partilhar ideias, dificuldades, estimulados pela energia da sua coordenadora.
Hoje, desejo destacar a participação de um dos elementos deste grupo: a Maria Inês Conceição, professora do 1º Ciclo, em Castelo de Paiva. Na sequência do seu trabalho realizado com um aluno portador de Trissomia 21, há três anos atrás, já a Inês dava o seu testemunho aqui, com Os Primeios Sinais Primaveris,(31.03.2006), neste blogue, sobre o visível impacto que o ACTIVboard tinha sobre o João.
Passados estes anos, eis um novo testemunho exemplar, publicado na rede Interactic 2.0 (21 março 2009)! Parabéns, Inês, pela tua persistência e pela tua capacidade inovadora e criadora! O reconhecimento acaba sempre por eclodir.
Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis.
Mary Pat Radabaugh
Mary Pat Radabaugh
Para mim as tecnologias facilitaram-me a INTEGRAÇÃO, do meu aluno NEE, possível.
Tenho há quatro anos um aluno com Trissomia 21...
Há quatro anos que iniciei o trabalho com o quadro interactivo da Promethean...
Há 15 dias fui à TVI dar conta desta integração... pois a mãe do aluno quis homenagear a turma e professoras, do regular e do especial, pelo trabalho que têm desenvolvido ao longo dos quatro anos do 1º ciclo...
Não tendo tido oportunidade, no programa televisivo, de expôr a influência positiva que teve o uso frequente do quadro interactivo, na integração do aluno, na turma, gostaria de partilhar esse mesmo facto aqui.
Começo por dizer que no 1º ano o meu aluno refugiava-se, isolando-se dos colegas e detestando exposições em público.A minha preocupação era que não lhe faltasse nenhum recurso humano (tarefeira e colega do ensino especial) e físico (material didáctico, computador e software adequado às suas necessidades).
Com a instalação do quadro interactivo e o seu uso integrado na dinâmica metodológica da aula vou registando sinais, por parte do aluno, recusando-se a fazer as actividades preparadas para si no computador, SOZINHO, mesmo com software específico e com a atenção especial que lhe era dedicada. O que pretendia era, somente, fazer O MESMO que os colegas faziam, no quadro interactivo.
E a integração começou através do quadro interactivo, permitindo-lhe aprender as mesmas técnicas de utilização como os colegas e mais tarde, quando o domínio das técnicas estava assegurado, a participar na produção de flipcharts para posteriores exposições e comunicações à turma. O aluno passa a fazer parte dos trabalhos de projecto em grupo onde, aí, os colegas são responsabilizados na preparação, integrando o colega, de informação adequada a ser apresentada, no quadro interactivo, pelo colega NEE.
O isolamento desaparece, a integração é uma constante e a exposição, em público, passa a ser um desejo, um prazer.
Ao fim destes quatro anos o aluno vai à TVI expôr-se, sem qualquer inibição, mostrando ser um elemento, COMO OS OUTROS, imprescindível no sucesso de uma coreografia aí apresentada.
A integração do quadro interactivo na dinâmica da aula veio facilitar a integração de um aluno NEE no grupo turma tornando assim... POSSÍVEL o seu harmonioso desenvolvimento e ... tantas coisas mais!
"Para as pessoas sem deficiência, a tecnologia torna as coisas mais fáceis. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis." Gostei da frase, José Paulo. Parabéns às pessoas como Maria Inês Conceição, pelo trabalho com um grupo tão especial de seres humanos. Um grande abraço
ResponderEliminarolá, eu estou a fazer um trabalho sobre a importancia das tic no processo ensino/aprendizagem em crianças com trissomia 21, e fiquei muito entusiasmada com o vosso blog. Se não fosse abusar da sorte :P gostaria de pedir informações onde encontrar mais material, visto que tem sido uma busca incessante. obrigada Ana Silva
ResponderEliminarParabéns pelo trabalho Maria Inês da Conceição!
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