A partir de hoje, 30 de Abril 2009, está disponível em 21 línguas o software multi-plataforma ActivInspire da Promethean.
O software de ensino e aprendizagem de próxima geração da Promethean foi concebido para funcionar com todas as marcas de quadros interactivos, permitindo que qualquer sala de aulas se transforme numa ActivClassroom!
O ActivInspire é uma solução de software exclusiva com plataforma transversal, que combina a funcionalidade dos galardoados ActivPrimary e ActivStudio, integrando igualmente o ActiVote e ActivExpression.
Um produto único que combina o melhor do nosso software numa plataforma. O ActivInspire é dispositivo divertido, fácil de utilizar e inflexivelmente versátil que permite poupar tempo aos professores.
Quer descobrir o ActivInspire e as vantagens de ter um ActivInspire?
A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilingue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.
Os principais objectivos da Biblioteca Digital Mundial são: * Promover a compreensão internacional e intercultural; * Expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet; * Fornecer recursos para educadores, académicos e o público em geral; * Desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países.
Este projecto foi lançado durante a 37ª Conferência Geral da UNESCO, em Outubro de 2007, uma iniciativa da UNESCO e da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, reunindo como parceiros a Biblioteca de Alexandria, a Biblioteca Nacional do Egipto, a Biblioteca Nacional da Rússia e a Biblioteca Nacional do Brasil.
Na ânsia de encontrar lugares que satisfaçam as suas necessidades e que preservem a sua sobrevivência, as aves migratórias, como os gansos, iniciam sazonalmente os seus voos migratórios.
Tal como eles, iniciamos uma nova rota em busca de acolhimento, de apoio, de preservação e colaboração no interior do Promethean Planet.
Volvidos três anos (2006-2008) sobre a criação do Projecto Interact – quadro interactivo nas salas de aula, iniciado nos concelhos de Arouca, Castelo de Paiva e Vale de Cambra, coordenado pelo Centro de Formação de Entre Paiva e Caima, os professores registados na plataforma moodle Interact Portugal são festivamente acolhidos por mais de 280.000 membros do Promethean Planet, tornando-se, assim, na maior comunidade de utilizadores de quadros interactivos.
Os mais de 1200 recursos educativos digitais (flipcharts) criados pelos professores e educadores envolvidos no Projecto Interact ficam, agora, disponíveis para todos aqueles que desejem utilizá-los, alterá-los e adaptá-los às suas necessidades em contexto de ensino e aprendizagem com os seus alunos. Este espólio juntar-se-á aos mais de 10.800 recursos já existentes no Promethean Planet.
Neste espírito de colaboração, todos poderemos aumentar este espaço com novas criações, partilhando com toda a comunidade os nossos materiais produzidos expressamente para utilização em quadros interactivos.
Brevemente, mais de 5.600 quadros interactivos ACTIVboard da Promethean serão instalados nas escolas portuguesas. Todos os professores poderão, assim, encontrar conteúdos que lhes permitam, desde logo, iniciar o seu “voo tecnológico” dentro da sala de aula com os seus alunos.
O acesso a este renovado microsite da Promethean mantém-se através do endereço http://www.interactportugal.com, até concluirmos a migração total para o novo CMS (Content Management System) em construção. Anunciaremos, breve e oportunamente, a definitiva integração no Promethean Planet global em língua portuguesa.
Para complementar este espaço, o blogue “Interact – quadro interactivo nas salas de aula” http://interactsite.blogspot.com continuará a dar o seu contributo, apresentando textos criados pelos utilizadores dos quadros interactivos e outras informações pertinentes para o desempenho da actividade docente. Mais uma vez, o contributo de todos é bem-vindo, pelo teremos todo o prazer em publicar testemunhos, experiências, ideias de todos neste blogue. O endereço de envio é: interactportugal@gmail.com
Contudo, recomendamos também que aceda aos referidos 10.800 recursos (em várias línguas), e que proceda ao respectivo registo em http://www.prometheanplanet.com/international. Poderá, assim, aceder a múltiplas informações disponíveis de auxílio à melhor utilização do software e do quadro interactivo, assim como a actualizações de aplicativos, etc.
Estamos convictos que só em comunidades de prática como esta melhoraremos as nossas competências e a nossa capacidade de utilização das tecnologias educativas, pelo que contamos com a colaboração, as ideias e as sugestões de todos os participantes no fórum do Promethean Planet.
Tal como o titã Prometeu, que trouxe o fogo da criatividade e do conhecimento aos Homens, também a Promethean prossegue a sua ambição de manter “a chama
acesa” da aprendizagem, da criatividade e da inovação nas salas de aula, em todo o mundo. Os mais de 45% ex-professores e educadores que constituem o staff da Promethean estão dispostos a auxiliar, dando o seu contributo através do seu conhecimento e da sua experiência.
A todos os professores e educadores portugueses desejamos a boas-vindas ao Promethean Planet Portugal, com votos de bom trabalho e muito sucesso neste voo migratório para um mundo mais global.
Por favor, recomende este sítio e divulgue no seu blogue e por email para o seus contactos.
Integrado no Seminário Pedagógico intitulado Séc. XXI – Novos Cenários para a Educação e para a Formação, a realizar no próximo dia 22 de Abril de 2009, pelas 17.00h, no Arquivo Regional da Madeira, farei uma breve comunicação sobre o tema em epígrafe. A organização está a cargo da inserido nas actividades da Semana da Informática da E. B/S Padre Manuel Álvares (Ribeira Brava).
Cartaz do evento
Uma visão contextualizada das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação é o alicerce para o desenvolvimento de novas competências, de novos formatos de entendimento, e de novos procedimentos e paradigmas que sustentam as aprendizagens escolares e sociais.
Nesta teia global que é o conhecimento, a interface de aprendizagem formal confunde-se cada vez mais com o que é informal e que resulta das experiências do quotidiano, mesmo as lúdicas. Esta geração digital do séc. XXI assiste a uma visão antitética desenhada pelos que discutem a WEB 2.0, pelos que tentam descobrir a WEB X+1 e pelos que desconhecem a WEB. A disseminação de conceitos e de práticas inerentes ao e-Learning, à aprendizagem colaborativa e interactiva e a generalização da panóplia de ferramentas que estão ao dispor da escola do séc. XII impulsionará a aproximação entre as comunidades de prática e a escola, através da mediação colaborativa e partilhada nos ambientes de aprendizagem em rede.
A sociedade dependente de um mercado globalizado exige que esta geração digital cresça também empreendedora. Contudo, ainda há muito por fazer para que o ensino e a formação estejam marcados pelo espírito empreendedor.
Neste contexto, o Seminário Pedagógico «Séc. XXI – Novos Cenários para a Educação e para a Formação» - inserido nas actividades da Semana da Informática da E. B/S Padre Manuel Álvares (Ribeira Brava) – tem como temas centrais de reflexão o “Sociedade Digital e Multimédia, “ O e-Learning ao serviço da Educação e da Formação”, “O Empreendedorismo na Educação e na Formação” e “A Interacção e a Colaboração com Quadros Interactivos”.
Este evento, que se desenvolverá no Arquivo Regional da Madeira no dia 22 de Abril de 2009, pelas 14:00h (inscrições em www.endu.pt/ebspma), vem responder ao sentimento de inquietação e de preocupação comuns a todos os Professores, Formadoras e público em geral com interesse nas temáticas, provocado pela evolução do paradigma de ensino e de aprendizagem que o tecido tecnológico tem proporcionado.
A riqueza e a experiência do painel de oradores que procedem de instituições de referência – Universidade Católica Portuguesa, Universidade da Madeira, PTinovação, Universidade do Minho, Proinov e Promethean – contribuirão, com fundamento, para o enriquecimento a actualização de todos os pedagogos.
Assim, cada participante, ao marcar presença nos trabalhos, estará a contribuir, também deste modo, para a construção do conhecimento global nestes domínios.