segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Os Sistemas Educativos actuais respondem aos desafios do futuro?

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A Rede Social Online da Educação 2.0



Junte-se à celebração dos 1500 membros que compõem actualmente esta comunidade dedicada à Educação 2.0.
Continuemos a CRESCER juntos!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Escola Secundária Avelar Brotero acolhe RoadShow Promethean



No âmbito do já aqui anunciado RoadShow Promethean, foi com um enorme prazer que visitei ontem, dia 26 de Novembro, a Escola Secundária Avelar Brotero, que festeja os seus 125 anos de existência.

Apesar do dia cinzento e chuvoso do exterior, o contraste foi evidente no interior: professores expectantes e aparentemente entusiasmados com a possibilidade de receberem um pouco mais de informação sobre a utilização daqueles famigerados quadros interactivos ActivBoard da Promethean.

O Prof. João Leal, organizador desta sessão, encaminhou-me pelas enormíssimas instalações com mais de um século da Avelar Brotero, em processo de reclassificação pelo Parque Escolar. Com elevado profissionalismo, generosidade e simpatia indescritíveis, este colega apresentou-me aos mais de 40 participantes que me aguardavam pacientemente ao final da tarde...

Ao longo de cerca de 90 minutos, fui tentando esclarecer as várias dúvidas que pairavam no ar, assim como criei um momento de partilha e de sensibilização que, certamente, poderá ajudar alguns colegas a darem os primeiros passos nesta aventura digital e interactiva e, a outros, a conhecerem atalhos e percursos menos sinuosos ou morosos para a construção de recursos educativos com o ActivInspire.

Os objectivos propostos foram alcançados pela minha parte, tendo em conta o feedback instantâneo e pessoal que me foi dado pelos colegas. Desde logo me foi lançado o convite para uma nova oportunidade que, certamente, ocorrerá a curto ou médio prazo, dada a enorme lista de professores que não puderam assisitir a esta sessão devido à lotação limitada da sala.

Um forte abraço a todos os professores presentes, ao incansável organizador e à Direcção da Escola que, calorosamente me acolheram.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O ActivInspire não pára de evoluir! Versão 1.3 disponível


A tão aguardada versão 1.3 do software ActivInspire da Promethean está disponível a partir de hoje para as escolas portuguesas e seus professores.

Grande melhorias e novas funcionalidades foram efectuadas para aumentar a eficiência e a utilidade desta ferramenta dedicada ao ensino e à aprendizagem, revelando extremamente pertinente para a construção de recursos educativos, flipcharts, cuja revolução parece ser irreversível, de acordo com a visão do Eng. Roberto Carneiro...

A nova versão ActivInspire 1.3 inclui algumas actualizações que permitem o uso do software de uma forma mais rápida, eficaz, sendo de fácil integração com o sistema ActivExpression ou o novovisualizador de documentos, ActiView.

Para proceder à sua actualização, basta abrir o ActivInspire, ir ao Dashboard e clicar em Configurar para iniciar o processo de Verificação de actualizações...:




sábado, 14 de novembro de 2009

Promethean na Educação


Jean-Yves Charlier é o Presidente da empresa fabricante das soluções interactivas para a Educação, Promethean, cujos quadros interactivos os professores conhecem, pois estão presentes em praticamente todas as escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico e Secundário.
No passado dia 8 de Julho 2009, esteve presente no evento promovido pela APDC, no Museu da Electricidade, em Lisboa, no painel "Aprender e Educar em Banda Larga", onde proferiu um discurso voltado para o presente e para o futuro da Educação em Portugal e no Mundo, destacando que "...os professores têm que estar no centro deste esforço de transformação da educação e das salas de aulas do futuro".

Como alerta para os sistemas educativos, Jean-Yves adianta: "Imaginem: cinco por cento dos estudantes mais talentosos na China hoje é maior do que o total da população de Portugal".

E concluiu, dizendo: A concretização de uma visão para um novo sistema de ensino é importante para todas as nossas crianças do futuro. Nós, na Promethean, aguardamos com expectativa a aplicação desta visão, não amanhã, mas a partir de hoje com a comunidade educativa mais ampla em todo o mundo."

Veja e ouça:


Discurso integral:
Jean-Yves Charlier Speech - Promethean CEO

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

domingo, 8 de novembro de 2009

Diário 2: Visualizadores de documentos na Sala de Aula



Foi publicado hoje, 8 de Novembro 2009, no recém-criado jornal colaborativo sobre a vida em tempo real Diário 2, um artigo sobre tecnologia e ensino, intitulado "Visualizadores de documentos na sala de aula".

Leia e comente.

Pelo S. Martinho: O homem das castanhas

O frio está aí. Nas ruas das cidades há um aroma a castanhas assadas... Para celebrar esta época, Carlos do Carmo dedica esta fado ao "homem da castanha".

Na Praça da Figueira,
ou no Jardim da Estrela,
num fogareiro aceso é que ele arde.
Ao canto do Outono,à esquina do Inverno,
o homem das castanhas é eterno.
Não tem eira nem beira, nem guarida,
e apregoa como um desafio.

É um cartucho pardo a sua vida,
e, se não mata a fome, mata o frio.
Um carro que se empurra,
um chapéu esburacado,
no peito uma castanha que não arde.
Tem a chuva nos olhos e tem o ar cansado
o homem que apregoa ao fim da tarde.
Ao pé dum candeeiro acaba o dia,
voz rouca com o travo da pobreza.
Apregoa pedaços de alegria,
e à noite vai dormir com a tristeza.

Quem quer quentes e boas, quentinhas?
A estalarem cinzentas, na brasa.
Quem quer quentes e boas, quentinhas?
Quem compra leva mais calor p'ra casa.

A mágoa que transporta a miséria ambulante,
passeia na cidade o dia inteiro.
É como se empurrasse o Outono diante;
é como se empurrasse o nevoeiro.
Quem sabe a desventura do seu fado?
Quem olha para o homem das castanhas?
Nunca ninguém pensou que ali ao lado
ardem no fogareiro dores tamanhas.

Quem quer quentes e boas, quentinhas?
A estalarem cinzentas, na brasa.
Quem quer quentes e boas, quentinhas?
Quem compra leva mais amor p'ra casa.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

ActivArena – Exploração interactiva de imagem

Um dos desafios com que me deparo diariamente na minha actividade de professor é saber como envolver cada vez mais os alunos no processo da sua própria aprendizagem. É uma tarefa que, cada vez mais, se afigura difícil. A introdução das tecnologias num contexto educativo é apontada como uma das estratégias com alguma eficácia para envolver os alunos nas actividades desenvolvidas na sala de aula. No entanto, esta perspectiva não é totalmente consensual, uma vez que se advoga que se está a colocar o foco do processo na tecnologia e não nos conteúdos lectivos em si. Compreendo este argumento, mas julgo que tal se deve, muitas vezes tanto a resistências pessoais ao uso das tecnologias, pois acarretam, a curto prazo, um acréscimo de trabalho para o professor, como à falta de formação acerca da boa utilização das tecnologias na sala de aula conduz. Não serão apenas estes os motivos… Porém, a utilização das tecnologias em sala de aula pode tornar-se um aliado do professor no envolvimento dos alunos nas actividades. Os alunos, hoje em dia, estão habituados a lidar com diversos tipos de tecnologias, pelo que o seu grau de aprendizagem em utilizá-las é bastante elevado. Assim, desde que o professor tenha as actividades programadas, é mais fácil envolver os alunos.

Estando as nossas salas de aula, cada vez mais, equipadas com quadros interactivos, existe um maior envolvimento tecnológico e uma maior motivação dos alunos em participar, em trabalhar no quadro. No entanto, muitas vezes, a interactividade que se vai conseguindo está muito sustentada na participação “à vez”, atendendo a que apenas um utilizador por trabalhar no quadro. É certo que as aulas serão mais dinâmicas, mas a possibilidade de dois utilizadores interagirem com o quadro aumenta a dinâmica da aula. O aluno pode trabalhar com outro aluno ou com o professor, em simultâneo. E, para tal, os recursos desenvolvidos não precisam de ser muito complexos nem muito extensos.

O exemplo que se apresenta a seguir mostra como um simples recurso como uma imagem pode ser explorado de forma bastante interactiva. No recurso “Lisboa Pombalina”, desenvolvido para apoio na aula de História e Geografia de Portugal – 6º ano, inseriu-se uma folha do flipchart que pode ser trabalhada com a função de “utilizador duplo”(ActivArena) do ActivInspire. Essa folha apresenta apenas o retrato do Marquês de Pombal (imagem reproduzida abaixo). A partir da imagem, os alunos deveriam recordar/sintetizar as principais medidas tomadas pelo Marquês de Pombal, destacando os elementos do quadro que permitiam tirar essas conclusões. Os alunos, à medida que identificavam, no quadro, alguma referência à acção do Marquês de Pombal, dirigiam-se ao quadro e escreviam. A facilidade de ter a função de “utilizador duplo” permitiu que existisse maior dinâmica na exploração do recurso, uma vez que dois alunos estavam a trabalhar em simultâneo, não tendo que esperar para poderem escrever as suas ideias.
Ficheiro:Louis-Michel van Loo 003.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Louis-Michel_van_Loo_003.jpg

Para fazer o download do recurso “HGP-6-Lisboa Pombalina”, clicar aqui.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O S. Martinho no Promethean Planet

Há tradições populares que ainda vão tentando sobreviver no tempo, como é o caso da festividade que anuncia o fim das actividades agrícolas do ano: o S. Martinho. Ora, é em torno do vinho e da castanha que as festas se vão anunciando na maior parte das regiões do nosso país. Daí o provérbio "No dia de S. Martinho, come-se castanhas e bebe-se vinho"...

Para celebrar o dia 11 de Novembro, o Promethean Planet reuniu na área dos Recursos alguns flipcharts criados por professores e sugere duas hiperligações para sítios com informação pertinente sobre a Lenda de S. Martinho.

Convidamos todos os utilizadores a descarregarem estas propostas de actividade e a desenvolvê-las com os alunos. Tendo em conta que são inúmeras as escolas e as turmas que, nestes dias, criam e apresentam conteúdos em torno desta comemoração, sugerimos que nos enviem os vossos flipcharts interactivos para os juntarem aos que aqui disponibilizamos.
Para encontrar os referidos flipcharts, insira a palavra-chave "martinho" e clique em "Pesquisa", tal como aqui apresentamos na imagem:


Ilustração: Prof. Conceição Pinho (Vale de Cambra)