segunda-feira, 13 de março de 2006

Perguntar não ofende...

Caro(a) leitor(a) do Blog Interact,
queremos, desde já, agradecer o interesse que este blog lhe tem despertado... As visitas têm sido muitas, em apenas 15 dias de existência!
Pois bem, vamos continuar a dar informação pertinente para aqueles que estão a dar os primeiros passos para a aquisição de quadros interactivos.
Lá atrás, num outro texto, perguntámo-nos se o quadro interactivo era um luxo... Será que é?!

Vamos continuar a levantar questões! Sim, como perguntar não ofende, queremos saber o mais possível sobre o produto que nos estão a mostrar ou a vender... Os vendedores terão certamente respostas imediatas para todas elas e, sem dúvida alguma, poderão mostrar-vos na prática a resposta...

Assim, durante uma demonstração das "capacidades" de um quadro interactivo, reserve bastante tempo para "mexer"! Não fique pela simples demosntração... é preciso "pôr as mãos na massa"! Experimente! As perguntas não são absurdas nem patéticas! São legítimas e têm sentido, pois devem corresponder às suas necessidades e expectativas...

Aqui vai, então, uma série, não exaustiva, de questões que pode e deve colocar:

Questões de avaliação de Quadros Brancos Interactivos (Q.B.I.)

  • Qual é a garantia? É reparado no local ou devolvido? A que preço? Que tempo demora? (o conserto)
  • Como é que o quadro se pode estragar? O que acontece se se furar ou riscar? Qual o preço do conserto? Pode ser colocada uma nova superfície? Como?
  • Como é que o quadro funciona? Ex: sensores electrónicos, frequência de rádio, pressão por toque?
  • Pode ser utilizado com marcadores “dry erase “ (de água?). Como é que ele é limpo de um modo fácil e eficaz? O que acontece se for usado um marcador de tinta?
  • O reflexo ou brilho são um problema?
  • A documentação é clara e fácil de entender? Há um guia de consulta rápida? (quick-start?) Há documentação impressa? Ficheiros de ajuda on-line?
  • A calibragem é um processo fácil? Quantas vezes é necessário fazê-la?
  • É necessário um estilete/caneta? Adapta-se facilmente a mãos pequenas? É resistente? Que espécie de baterias requer e quanto tempo duram? Qual o preço da substituição?
  • Como se faz o clique do lado direito? Pode-se usar o estilete /caneta como um rato, com as capacidades de clique do lado esquerdo e direito, ou deve-se usar a barra de ferramentas ou painel de controlo?
  • A barra de ferramentas / painel de controlo é intuitiva e fácil de utilizar? Pode ser personalizada? Pode-se colocar em diferentes partes do ecrã para mais fácil acesso por parte de utilizadores altos ou baixos?
  • Como se altera o formato da caneta? (Por ex: cor, espessura, transparência,…)
  • Há uma função “Revelar”para cobrir ou mostrar partes do ecrã? A transparência pode ser ajustada?
  • Que recursos ou apoios educativos estão disponíveis?
  • O que está incluído no que se refere a actividades pré-construídas ou que se podem manipular? Quem as criou e como é a qualidade? Base de 10 blocos? grelhas? réguas? relógios? dinheiro? termómetro? mapas? Esquadros? Compasso?
  • As actividades e/ou a galeria têm um motor de busca forte?
  • O utilizador pode acrescentar à actividade template ou recursos da galeria? Se o utilizador acrescenta algo às actividades ou galeria o seu contributo será incluído nas pesquisas?
  • As actividades podem correlacionar-se e serem guardadas por classes padrão? Pesquisadas por classes padrão?
  • Os ficheiros guardados templates, apresentações etc., podem ser facilmente partilhadas com outros utilizadores por ligações em rede? Como?
  • O software educativo incluído está licenciado para uso em outros computadores? Quantos? Pode ser utilizado sem o quadro? Para uso dos alunos em casa?
  • Que formatos estão disponíveis para os utilizadores guardarem, exportarem e partilharem documentos e actividades? (HTML, Word, Powerpoint, PDF,… )
  • Com que facilidade pode um utilizador importar ou usar aulas ou apresentações já existentes? Como? Em que formatos?
  • Há algum software que não seja compatível?
  • Há reconhecimento de escrita à mão? É preciso (exacto)? É fácil de utilizar? Reconhece formas e números?
  • Pode ser usado em qualquer aplicação ou só em algumas?
  • Há a característica de captação áudio e vídeo? Como funciona?
  • Pode uma série de passos (on-screen steps) ser gravada e guardada para uso posterior?
  • O que pode ser impresso e como?
  • Como funciona o zoom? Podem-se fazer anotações enquanto aumentados (zoomed)?
  • Pode-se seleccionar e tirar a uma palavra de uma frase? Como se altera a cor e o formato?
  • Quando se cola um objecto importado pode-se ver os seus contornos ou localizá-lo antes de o colar? Como se repõe ou limpa uma página? Existe um ícone de anular (undo) toque a toque? Quantos passos para trás?
  • Há um teclado móvel? Calculadora? Podem ser redimensionados?
  • Pode uma grelha ser preenchida? O tamanho alterado? Tem “snap feature” (colagem de objectos às linhas da grelha)?
  • Tem régua? Pode ser aumentada? Rodada? Usada para desenhar uma linha?
  • Há um transferidor? Pode ser rodado? Usado para medir um ângulo?
  • Há outras ferramentas que podem ser acrescentadas?
  • Quais? Podem ser aplicadas/usadas em qualquer aplicação, como Word ou Powerpoint, ou só no software do quadro? Quantas vezes poderiam ser usados?
  • Há um sistema de votação? É fácil de utilizar? Pode ser usado separadamente do quadro?
  • Há um software único para todos os graus de ensino?
  • O Software permite-me elaborar questionários de escolha múltipla, verdadeiro/falso, etc.?
  • Se tivermos dúvidas ou precisarmos de ajuda sobre um determinado recurso ou ferramenta, a quem dirigimos a nossa questão? Quem nos esclarece?
  • Posso importar documentos para o software do quadro? Ex: documentos em Powerpoint, FLASH,…?
  • Posso criar hiperligações dentro do documento que estou a elaborar e para outros documentos externos? Ex: primeira página, página X, vídeo, áudio, documentos Word, etc.
  • (...)
(Questões traduzidas por HV e adaptadas por QBI, a partir de um documento do eSchool News, Nov./Dez.2005, CLASSROOM INSTRUCTION: Whiteboard ‘shootout’ helps Forsyth County corral the right system for its needs)

2 comentários:

  1. Caros amigos e caros interessados nos quadros interactivos,

    A Promethean tem um expositor na EXPOLÍNGUA (é o 19), onde fazem demonstrações com os quadros (ainda ontem lá estive a ver uma). Por isso, a todos os que estiverem interessados em ver como funcionam, dêem lá um pulinho.

    A EXPOLINGUA é no Centro de Congressos de Lisboa, a entrada é gratuíta e acaba amanhã às 17:00 h. Aquilo está bastante animado, não custa nada passar por lá e sempre é melhor do que ir passear para um centro comercial.

    ResponderEliminar
  2. Pois é, Q.B.I.!
    Este blog não pára de me surpreender... O que se pode aprender nele, mesmo sem nunca ter usado um quadro interactivo... Só que depois vem o pior... a frustração de trabalhar numa escola que parece nunca ter ouvido falar de tal. Diz-se que é uma tecnologia cara e, como tal, inacessível. Nem vale a pena pensar nela! Quando vão as escolas, "em massa", acordar para ela? Parece que o Ministério vai apetrechar escolas com portáteis.Um portátil não é mais caro do que um Q.B.I.? E quantos alunos podem trabalhar nele em simultâneo? Será mais rentável esta opção? Qual a(s) vantagem(ns) que, na sua opinião, tem uma escola em adquirir uma ou outra tecnologia?

    RV

    ResponderEliminar

Escreva aqui o seu comentário ao texto! Obrigado pela sua participação...