Para que isto seja possível, é necessário que Professores e Educadores de Infância ultrapassem os seus limites, se esqueçam do relógio e vivam, até ao último momento, para um projecto que, de facto, me parece a grande aposta do futuro. Construir aulas atractivas, à justa medida dos alunos da turma, motivando-os para aprender, para a construção dos seus próprios conhecimentos, para o prazer de estar na escola (há dias diziam-me os meus alunos: - “Professor, não queremos ir ao recreio, queremos ficar aqui no quadro!”) é, na realidade, caminhar para um ensino de excelência.
Mas a excelência não está só na tecnologia, mas também na abertura da Escola à Comunidade. E isso vê-se no nosso Centro Educativo. É com a Associação de Pais e Encarregados de Educação (legítimos representantes da Comunidade) que construímos o nosso projecto. É apresentando-lhes as nossas ideias, discutindo e aceitando as deles, que se gera uma envolvência e uma dinâmica com efeito de bola de neve. E isto vê-se no entusiasmo que a Associação de Pais põe na organização do Arraial Convívio, da tômbola e de tantas outras iniciativas. Os fundos angariados são postos ao serviço da Escola, não para gastos superficiais ou supérfluos, mas para apostar na inovação – muito recentemente a Associação de Pais apostou na compra de mais um quadro interactivo.
Na sociedade actual, a Comunidade Educativa tem que procurar ser mais activa, interveniente, dialogante, construtiva. Os Pais não podem estar contra a Escola, mas com ela. E isto sente-se na Escola do Primeiro Ciclo da Praça – Macieira de Cambra. Depois, gera-se uma onda que envolve no processo educativo a Autarquia, as Associações e outras entidades.
O resultado começa a aparecer…
O futuro fará história.
Coordenador da Escola E.B.1 da Praça
Macieira de Cambra – Vale de Cambra
Escola INTERACT
Sem comentários:
Enviar um comentário
Escreva aqui o seu comentário ao texto! Obrigado pela sua participação...