quinta-feira, 22 de novembro de 2007

SERA imediato, rápido e fácil!

"If you don't keep score, you're only practicing." - Vince Lombardi


Os Sistemas Electrónicos de Resposta da Aprendizagem (SERA) são dispositivos que nos permitem regular a evolução da aprendizagem dos intervenientes no processo. Em contexto de sala de aula, o professor pode promover a utilização deste sistema para verificar os níveis de conhecimento ou de apreensão de determinados assuntos ou conteúdos na sua disciplina.
Os SERA utilizados no Projecto Interact, nas várias escolas envolvidas, desde o pré-escolar ao ensino secundário, são os ACTIVote. Através da comunicação por radio-frequência com o quadro interactivo ACTIVboard da Promethean, podemos interagir com os desafios propostos. Cada aluno responde às questões, clicando nas teclas do dispositivo.

Certamente já todos experimentámos dificuldade em saber se o aluno A ou Z esteve ou não concentrado na aula. Em turmas de 25 ou 30 alunos, parece-nos extremamente difícil termos uma noção exacta sobre a evolução da aprendizagem de cada um, em cada sessão. Imaginemos, pois, a possibilidade de obtermos, em cada aula (no início, durante e no fim), uma resposta imediata sobre esses conhecimentos prévios e os que vão sendo adquiridos ao longo desse momento de aprendizagem...

Os SERA cativam, envolvem, integram e incentivam os alunos para e nas as actividades, assegurando a participação de TODOS numa mesma sessão e tornando a aprendizagem mais individualizada, participada e interactiva.

Dependendo muito da criatividade e dos objectivos de cada professor para um determinado tema do currículo, múltiplas são a formas de utilização dos SERA no processo de aprendizagem.

Para o aluno, a obtenção instantânea e imediata dos resultados sobre a sua própria aprendizagem, leva-o a confrontar-se com as suas dificuldades e sucessos neste ou naquele percurso e oferece-lhe a possibilidade de rever conceitos ou de aprofundar outros.


Para o professor, a obtenção fácil e imediata desses dados permite-lhe recuar ou avançar no processo de ensino e analisar a progressão dos alunos TODOS na aprendizagem. Pode, também, desenvolver momentos enriquecedores de debate e de discussão sobre aspectos mais relevantes dos conteúdos leccionados ou a leccionar, questionando os alunos e pedindo-lhe que justifiquem os seus pontos de vista ou opções.

Nas várias observações que temos realizado junto de várias turmas e a partir de testemunhos de professores e alunos, nas escolas deste Projecto, podemos adiantar algumas conclusões:
  1. uma correcta e integrada utilização desta tecnologia no processo de aprendizagem permite um maior rigor na análise da progressão de cada aluno;
  2. todos os alunos se sentem mais envolvidos nas actividades e têm plena noção da necessidade de se manterem concentrados ao longo de toda a sessão, dado que há momentos de regulação das aprendizagens;
  3. o professor não sente o peso e o stress da clássica "correcção dos testes de avaliação" para, finalmente, conhecer os níveis de conhecimento dos seus alunos;
  4. na sequência do ponto anterior, o professor concentra mais o seu esforço e a sua energia na produção de recursos educionais digitais (RED) mais eficazes e atractivos;
  5. os SERA, em interacção com o Quadro Interactivo (áudio, vídeo, imagem, mapas,...), formam um conjunto tecnológico extremamente integrado para vários estilos de aprendizagem;
  6. a "avaliação" não é sentida como um momento de tensão e de suspense prolongado no tempo (os testes demoram a ser corrigidos!), e torna-se num processo natural de inclusão, de regulação, de responsabilidade individual e colectiva e de tomada de consciência partilhada sobre o grau ou nível de conhecimento de cada aluno e de cada professor;
  7. o professor conhece com maior eficácia o nível de dificuldade de todos os seus alunos e possui muito mais elementos ou instrumentos de análise para aferir o grau de exigência nas suas actividades lectivas;
  8. a maior parte dos professores necessitam de formação na área da interpretação de resultados e de análise dos dados, de modo a corresponder com maior precisão às necessidades e dificuldades dos seus alunos;
  9. é necessário construir ou criar actividades diferenciadas para os alunos;
  10. os SERA devem estar disponíveis junto de cada aluno para uso regular e integrado desta tecnologia nas actividades de sala de aula;
  11. a avaliação formativa torna-se muito mais frequente, na medida em que é rápida, inclusiva e motivadora. Todos os alunos podem aferir imediatamente a progressão (ou não) das suas aprendizagens, enquanto o professor obtém uma síntese diagnóstica do conhecimento de todos os alunos da turma, auxiliando-o na tomada de decisão quanto ao ritmo a incutir às aulas;
  12. (...)
Brevemente, daremos mais informações aprofundadas sobre as múltiplas aplicações dos SERA nas actividades e no processo de regulação das aprendizagens...

Assim, SERÁ imediato, rápido e fácil! ;-)


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