O Concurso que foi lançado para "Atribuição de Equipamentos Tecnológicos para o Enriquecimento do Ensino e da Aprendizagem", nomeadamente em Matemática e Língua Portuguesa, visa "promover a melhoria das condições de trabalho nas escolas com 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e com ensino secundário. Tendo como finalidade o desenvolvimento das seguintes actividades:
- apoio ao desenvolvimento curricular e à inovação;
- apoio à elaboração de materiais pedagógicos;
- apoio ao enriquecimento do trabalho em situação de sala de aula;
- apoio a projectos educativos"
as escolas tiveram a oportunidade de submeter as suas candidaturas (durante o mês de Junho 2007), de modo a obterem os equipamentos contemplados num "pacote" indicado por menus. (ver Edital).
Na sequência desta iniciativa, muitas escolas escolheram os menus A e B, num evidente desejo de serem contempladas com quadros interactivos, levando o ME a investir "1.353,8 milhares de euros na aquisição de 1.628 quadros interactivos, 365 projectores de vídeo e 428 computadores de secretária, no âmbito do Plano Tecnológico da Educação." (+ info aqui)
Iniciado o presente ano lectivo, os quadros foram chegando às escolas e, de acordo com inúmeros testemunhos de professores de várias escolas, há equipamentos que ainda estão encaixotados; outros foram colocados em auditórios e em salas TIC. Parece-nos, a nós, que os órgãos de gestão e os coordenadores TIC foram "apanhados de surpresa", não lhes dando tempo para pensarem correctamente sobre o melhor local para as referidas instalações...
Ora, estamos convictos que esta tomada de decisão sobre o local de instalação é uma condição sine qua non para o sucesso na utilização daquela tecnologia. Por regra, o auditório e a sala TIC das escolas não estão atribuídas aos professores de Matemática e/ou de Português, ou outros, inviabilizando o acesso a estes professores...
Em 30 de Março de 2006 (ver arquivo), escrevemos um texto neste blogue sobre Alguns critérios gerais de instalação de quadros interactivos nas salas de aula, onde enunciamos algumas indicações práticas a ter em conta nesta fase tão importante para um uso adequado e correcto do Q.I. em sala de aula. Recomendamos a sua leitura.
A gestão e organização dos equipamentos é fundamental na escola e não pode, nem deve, obedecer a critérios aleatórios ou de simples conveniência, tais como este: "Instalamos o quadro no auditório, porque já lá existe um videoprojector..."
Bem, de facto, este é um critério...
Na sequência desta iniciativa, muitas escolas escolheram os menus A e B, num evidente desejo de serem contempladas com quadros interactivos, levando o ME a investir "1.353,8 milhares de euros na aquisição de 1.628 quadros interactivos, 365 projectores de vídeo e 428 computadores de secretária, no âmbito do Plano Tecnológico da Educação." (+ info aqui)
Iniciado o presente ano lectivo, os quadros foram chegando às escolas e, de acordo com inúmeros testemunhos de professores de várias escolas, há equipamentos que ainda estão encaixotados; outros foram colocados em auditórios e em salas TIC. Parece-nos, a nós, que os órgãos de gestão e os coordenadores TIC foram "apanhados de surpresa", não lhes dando tempo para pensarem correctamente sobre o melhor local para as referidas instalações...
Ora, estamos convictos que esta tomada de decisão sobre o local de instalação é uma condição sine qua non para o sucesso na utilização daquela tecnologia. Por regra, o auditório e a sala TIC das escolas não estão atribuídas aos professores de Matemática e/ou de Português, ou outros, inviabilizando o acesso a estes professores...
Em 30 de Março de 2006 (ver arquivo), escrevemos um texto neste blogue sobre Alguns critérios gerais de instalação de quadros interactivos nas salas de aula, onde enunciamos algumas indicações práticas a ter em conta nesta fase tão importante para um uso adequado e correcto do Q.I. em sala de aula. Recomendamos a sua leitura.
A gestão e organização dos equipamentos é fundamental na escola e não pode, nem deve, obedecer a critérios aleatórios ou de simples conveniência, tais como este: "Instalamos o quadro no auditório, porque já lá existe um videoprojector..."
Bem, de facto, este é um critério...
O Q.I. não é uma tela de projecção!!!
As dimensões do quadro impedem uma boa visualização.
O Q.I. adapta-se a salas com menor dimensão.
As dimensões do quadro impedem uma boa visualização.
O Q.I. adapta-se a salas com menor dimensão.
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