deseja a todos os
Educadores, Professores,
Pais e Encarregados de Educação e Alunos
um Feliz Natal e um
Próspero Ano Novo 2010
cheio de sucessos pessoais e profissionais.
O frio está aí. Nas ruas das cidades há um aroma a castanhas assadas... Para celebrar esta época, Carlos do Carmo dedica esta fado ao "homem da castanha".
Na Praça da Figueira,
ou no Jardim da Estrela,
num fogareiro aceso é que ele arde.
Ao canto do Outono,à esquina do Inverno,
o homem das castanhas é eterno.
Não tem eira nem beira, nem guarida,
e apregoa como um desafio.
É um cartucho pardo a sua vida,
e, se não mata a fome, mata o frio.
Um carro que se empurra,
um chapéu esburacado,
no peito uma castanha que não arde.
Tem a chuva nos olhos e tem o ar cansado
o homem que apregoa ao fim da tarde.
Ao pé dum candeeiro acaba o dia,
voz rouca com o travo da pobreza.
Apregoa pedaços de alegria,
e à noite vai dormir com a tristeza.
Quem quer quentes e boas, quentinhas?
A estalarem cinzentas, na brasa.
Quem quer quentes e boas, quentinhas?
Quem compra leva mais calor p'ra casa.
A mágoa que transporta a miséria ambulante,
passeia na cidade o dia inteiro.
É como se empurrasse o Outono diante;
é como se empurrasse o nevoeiro.
Quem sabe a desventura do seu fado?
Quem olha para o homem das castanhas?
Nunca ninguém pensou que ali ao lado
ardem no fogareiro dores tamanhas.
Quem quer quentes e boas, quentinhas?
A estalarem cinzentas, na brasa.
Quem quer quentes e boas, quentinhas?
Quem compra leva mais amor p'ra casa.
Um dos desafios com que me deparo diariamente na minha actividade de professor é saber como envolver cada vez mais os alunos no processo da sua própria aprendizagem. É uma tarefa que, cada vez mais, se afigura difícil. A introdução das tecnologias num contexto educativo é apontada como uma das estratégias com alguma eficácia para envolver os alunos nas actividades desenvolvidas na sala de aula. No entanto, esta perspectiva não é totalmente consensual, uma vez que se advoga que se está a colocar o foco do processo na tecnologia e não nos conteúdos lectivos em si. Compreendo este argumento, mas julgo que tal se deve, muitas vezes tanto a resistências pessoais ao uso das tecnologias, pois acarretam, a curto prazo, um acréscimo de trabalho para o professor, como à falta de formação acerca da boa utilização das tecnologias na sala de aula conduz. Não serão apenas estes os motivos… Porém, a utilização das tecnologias em sala de aula pode tornar-se um aliado do professor no envolvimento dos alunos nas actividades. Os alunos, hoje em dia, estão habituados a lidar com diversos tipos de tecnologias, pelo que o seu grau de aprendizagem em utilizá-las é bastante elevado. Assim, desde que o professor tenha as actividades programadas, é mais fácil envolver os alunos.
Estando as nossas salas de aula, cada vez mais, equipadas com quadros interactivos, existe um maior envolvimento tecnológico e uma maior motivação dos alunos em participar, em trabalhar no quadro. No entanto, muitas vezes, a interactividade que se vai conseguindo está muito sustentada na participação “à vez”, atendendo a que apenas um utilizador por trabalhar no quadro. É certo que as aulas serão mais dinâmicas, mas a possibilidade de dois utilizadores interagirem com o quadro aumenta a dinâmica da aula. O aluno pode trabalhar com outro aluno ou com o professor, em simultâneo. E, para tal, os recursos desenvolvidos não precisam de ser muito complexos nem muito extensos.
O exemplo que se apresenta a seguir mostra como um simples recurso como uma imagem pode ser explorado de forma bastante interactiva. No recurso “Lisboa Pombalina”, desenvolvido para apoio na aula de História e Geografia de Portugal – 6º ano, inseriu-se uma folha do flipchart que pode ser trabalhada com a função de “utilizador duplo”(ActivArena) do ActivInspire. Essa folha apresenta apenas o retrato do Marquês de Pombal (imagem reproduzida abaixo). A partir da imagem, os alunos deveriam recordar/sintetizar as principais medidas tomadas pelo Marquês de Pombal, destacando os elementos do quadro que permitiam tirar essas conclusões. Os alunos, à medida que identificavam, no quadro, alguma referência à acção do Marquês de Pombal, dirigiam-se ao quadro e escreviam. A facilidade de ter a função de “utilizador duplo” permitiu que existisse maior dinâmica na exploração do recurso, uma vez que dois alunos estavam a trabalhar em simultâneo, não tendo que esperar para poderem escrever as suas ideias.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Louis-Michel_van_Loo_003.jpg
Para fazer o download do recurso “HGP-6-Lisboa Pombalina”, clicar aqui.
Este "screencast" foi realizado pela Prof. Teresa Pombo, do Agrupamento de Escolas da Charneca da Caparica, através do software ActivInspire, que acompanha os quadros Interactivos ActivBoard da Promethean.
Nesta aula, dedicada às "classes de palavras", no 7º ano de escolaridade, a professora recorreu à gravação da "correcção" do exercício previamente realizado pelos alunos.
Graças ao seu espírito de partilha e de cooperação, pode ajudar a promover novas abordagens ao processo de ensino e aprendizagem, mais estimulante e interactivo.
Tome a liberdade de descarregar flipcharts disponíveis no Planet, bastando para isso seguir os três passos indicados no portal para começar a sua experiência!
Em troca, ofereça um dos seus, por mais simples que ele seja…
Com o ActivInspire, é possível dois utilizadores trabalharem no ActivBoard em simultâneo. Para tal é necessário activar essa função – ActivArena – no menu das ferramentas e verificar se o quadro interactivo tem o firmware actualizado. Se o firmware não se encontrar actualizado, aparecerá no ActivInspire uma mensagem alertando para a incompatibilidade da ferramenta com o quadro.
O vídeo seguinte apresenta, passo a passo, o processo de actualização do firmware para o ActivBoard.
Após seguir os diversos passos de actualização do firmware, poderemos testar o funcionamento do ActivArena. Para tal, deveremos estar munidos do par de canetas necessárias. Estas canetas são diferentes uma da outra, sendo uma de utilização “universal” e outra para utilizar quando se activa a função de utilizador duplo – ActivArena.
O vídeo seguinte mostra a utilização em teste do ActivArena. As duas canetas trabalham em simultâneo no ActivBoard, independentemente da sua posição no quadro.
O ActivInspire tem algo para toda a gente: os alunos concentram-se em lições divertidas e interactivas e são motivados com ferramentas de aprendizagem integradas; os professores obtêm resultados imediatos das respostas dos alunos, fornecendo dados essenciais que possibilitam uma avaliação rápida e contínua.
Principais características e benefícios:
No final do ano lectivo de 2008-2009, as escolas foram equipadas com quadros interactivos ActivBoard, no âmbito do Plano Tecnológico para a Educação (PTE). Acompanham os quadros um conjunto de duas canetas ActivPen, que se diferenciam pela sua cor, com funções ligeiramente distintas. Tal deve-se ao facto de os quadros que equipam as escolas no âmbito do PTE comportarem a funcionalidade de duplo toque, isto é, torna-se possível dois utilizadores trabalharem simultaneamente no quadro, em áreas definidas.
Os utilizadores de ActivInspire, a aplicação que veio substituir o ActivStudio, já deverão ter notado que existe, no menu "Ferramentas", a função "Utilizador duplo" - esta função é designada ActivArena. Esta funcionalidade vem alargar substancialmente as potencialidades de interactividade que se pode desenvolver na sala de aula, permitindo que dois utilizadores trabalhem no quadro ao mesmo tempo. As duas canetas funcionam de modo independente e em simultâneo. Além de se conseguir desenvolver actividades mais interactivas, a dinâmica de trabalho e de envolvimento dos alunos também ganha com esta funcionalidade.
Assim, é com alguma expectativa que se vai iniciar uma fase de testes, após receber alguma documentação acerca do ActivArena e de receber as novas ActivPens. Regularmente, ir-se-á documentar a experiência ActivArena, sendo algo desconhecido tanto para os alunos como para o próprio professor que irá experimentar.
Continuamos também interessados em perceber como a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), integrada nas diversas áreas de ensino, podem ser pretexto para inovação em educação, tendo sempre como meta o maior envolvimento dos alunos e de melhoria das suas aprendizagens.
Esta partilha, entre pares, será enriquecida com algumas sessões plenárias sobre temáticas emergentes.
A si, enviamos-lhe o convite para aderir a este sábado do início de Julho e para que traga as suas experiências, apresentando uma comunicação. Será, certamente, uma oportunidade para, em conjunto, nos desenvolvermos profissionalmente juntando os esforços daqueles que acreditam nas tecnologias como meio de promover a melhoria das aprendizagens."
Tech Data Portugal
Ed. Mirante Bloco A2 - Est. Nac. 6/2
Alfragide, 2610-008
Portugal
Tel.: +351(0) 707 200 015
Fax: +351 (0) 214 702 803
www.techdata.pt
Este é o lugar onde as paredes são derrubadas.