Celebre connosco! Três hip-hip para a Promethean: Hip-hip hooray! Hip-hip hooray! Hip-hip hooray!
Pela segunda vez consecutiva, a Promethean ganha o prestigiante Prémio Worlddidac. Este ano, foram três prémios atribuídos aos Sistemas Electrónicos de Regulação das Aprendizagens ActivExpression, ao fantástico software ActivInspire e, obviamente, à maior comunidade mundial de utilizadores de quadros interactivos Promethean Planet.
As equipas da Promethean orgulham-se por receber este conceituado galardão pela Excelência na Educação e partilha este momento de felicidade com todos os Professores Portugueses que muito têm contribuído para este reconhecimento.
Vamos continuar juntos para fazermos ainda mais e melhor. Conte connosco! Junte-se a nós e partilhe, colabore e aprenda nesta nossa comunidade em contínuo crescimento no Mundo. Muito obrigado, Professores!
Como já deve ter reparado, o portal Promethean Planet é o maior repositório de flipcharts (ficheiro criado com o software ActivInspire) para os quadros interactivos ActivBoard da Promethean. Neste momento, estão disponíveis mais de 22.000 recursos em várias línguas, incluindo a Língua Portuguesa.
Este portal acolhe todos os flipcharts produzidos pelos Professores (do Pré-escolar ao Ensino Superior) que desejam partilhar as suas criações com outros professores portugueses e de outras nacionalidades. Assim, sendo, ao deambularmos pelos Recursos Interactivos, seja em Inglês, Francês, Italiano, Espanhol ou até em Árabe, será possível encontrar uma enorme variedade de produções, das mais simples às mais complexas, da autoria de Professores que, com espontaneidade e desprendimento, decidem contribuir com o seu conhecimento, as suas competências e a sua capacidade criativa.
De acordo com vários relatos de Professores, este conceito de partilha melhora o sentido de partilha, de colaboração e cooperação, na medida em que se sentem recompensados pelo contributo de outros. Ao descarregar um flipchart, estou a usufruir do trabalho, do empenho e dedicação de outro colega... Em gesto de gratidão e de reconhecimento, decido, então, devolver um pouco do meu tempo e do meu trabalho.
Ao aceder aos Recursos Interactivos (Lições), classificados por disciplinas e Ciclos de Ensino, o Professor pode pré-visualizar o conteúdo de cada flipchart antes de o descarregar. Simultaneamente, o utilizador poderá ver algumas informações adicionais sobre o flipchart, nomeadamente, a data de envio, número de vezes que foi visto, quantas vezes foi descarregado e até o nome do seu autor, conforme exemplo abaixo. Se, entretanto, considerar que esse mesmo flipchart pode interessar a um colega, pode enviá-lo através do link "Enviar a um amigo", abaixo da pré-visualização. Com toda a comodidade, o seu amigo ou colega, recebe essa informação na sua caixa de correio, com um link directo para o flipchart que lhe recomendou. Um gesto simpático da sua parte que certamente agradará a quem o recebe...
Quando quero descarregar um flipchart de um colega, naturalmente, escolho a Disciplina e Ciclo de Ensino que lecciono para aceder à oferta de recursos sobre os vários temas tratados no currículo. Porém, como tenho pouca experiência sobre as técnicas de construção de um conteúdo com o ActivInspire, quero olhar atentamente para a abordagem didáctica que os colegas propõem no seu recurso...
Assim, propomos que a pesquisa se faça sobretudo por palavra-chave, sem escolher qualquer disciplina ou Ciclo de Ensino. Experimentemos, pois, introduzir no campo "palavra-chave" a palavra "Ambiente". Neste caso, o servidor dá um retorno de flipcharts sobre o tema que pedi. Deste modo, acedo a um leque muito interessante de recursos desde o Pré-escolar ao Ensino Secundário. Independentemente do Ciclo ou Disciplina que lecciono, agora posso ter uma noção mais clara sobre a forma como os colegas tratam a temática com os seus alunos e como constroem os seus recursos, permitindo-me recolher ideias e propostas para a construção dos meus próprios flipcharts...
Eis algumas ligações directas para esses flipcharts. Observe-os, desconstrua-os, readapte-os, melhore-os, aumente-os,... e volte a colocá-los de novo no Planet com a sua nova proposta, com base numa inspiração de um colega. Com esta transversalidade, ganhará tempo e acrescentará rapidamente conhecimento e novas técnicas de construção aos seus recursos.
Agora que chegámos ao fim do ano lectivo, será tempo de planear, de pensar, de preparar o próximo ano 2010-2011.
Para ajudar os colegas, lanço aqui algumas ideias e desafios para aqueles que desejam criar projectos de intercâmbio ou parceria entre escolas, turmas, professores.
A Promethean disponibiliza uma ferramenta gratuitamente para que seja possível realizar videoconferências e partilha de documentos entre salas de aula de todo o mundo. É a ActivRoom.
Esta "sala de aula virtual", baseada na tecnologia Elluminate Live, permite-lhe estabelecer à distância um espaço de encontro para a comunicação e a criação de projectos nacionais e internacionais. Todas as funcionalidades desta "sala" estão disponíveis para serem usadas até 3 utilizadores (3 escolas ou 3 salas de aula). Agora, imagine a realização desse projectos para criação de flipcharts com o ActivInspire em conjunto com outros alunos de outras escolas, tudo visualizado no quadro interactivo ActivBoard...
Obviamente, este tipo de projecto e iniciativas, pouco ou nenhum impacto terão, se não forem partilhados. Por isso, a Promethean dá a possibilidade aos professores de divulgarem os seus projectos realizados com a ActivRoom. Aceda a esta página ActivConnect e coloque nela os dados (em Português), que a Promethean terá orgulho e prazer em apresentar no Planet.
Para iniciar o seu projecto, lance a ideia ou propostas no Fórum do Planet. Estamos certos que haverá outros professores interessados em aderir.
Se gostaria de aderir à ideia, mas ainda não sabe muito bem como, inspire-se nos projectos que já decorreram em Live Projects, nomeadamente, o FlipPals - o Flipchart viajante...
O estudo recentemente publicado pela HSSSE (High School Survey of Student Engagement), conduzido pelo Center for Evaluation and Education Policy (CEEP) da Universidade de Indiana, no EUA, tem servido de base para as Escolas identificarem os problemas com que se debatem os alunos nas Escolas, de modo a responderem às suas necessidades.
Os resultados parecem ser evidentes: os alunos mais citados indicaram como a causa do seu aborrecimento o material "não era interessante", seguida pela "falta de relevância da matéria". Cerca de 35 por cento dos estudantes entediados, no entanto, indicaram que a fonte de seu aborrecimento era a falta de interacção com os seus professores.
De acordo com a perspectiva dos alunos, o tédio existente nas escolas assenta na ausência de interacção e no fraco estímulo à criatividade e ao desafio intelectual. Quando questionados sobre o tipo de actividades preferidas a desenvolver na sala de aula, as respostas orientam-se para a "Reflexão e o debate" e o "Trabalho de projecto". "Aulas de projecto envolvendo as tecnologias" também receberam elevadas pontuações neste estudo, enquanto que o "Professor magistral" recebe a mínima pontuação neste questionário.
Na Promethean, consideramos que estes factores de desmotivação, de desinteresse, de tédio e de possível abandono da Escola podem ser ultrapassados com o auxílio das nossas soluções interactivas, bem usadas, na sala de aula. Além do quadro interactivo ActivBoard, conjugado com o famoso ActivInspire, os Sistemas de Resposta do Aluno (ActivExpression e ActiVote) envolvem os alunos todos na sala de aula em debates, em profundas reflexões, podendo ser aferidas as suas respostas no mesmo momento. Este feedback instantâneo permitido pela utilização destes dispositivos tecnológicos são um desafio constante às capacidades e aos conhecimentos dos alunos, pelo que é evidente a sua satisfação, quando são incluídos na dinâmica da sala de aula. São já inúmeros os Professores e Alunos utilizadores desta tecnologia com relatos positivos sobre a sua utilização. Algumas conclusões podem ser retiradas de observações realizadas; ou então neste relato de uma professora de Biologia; ou nas aulas de Língua Portuguesa; ou através da própria perspectiva dos alunos... É prioritário ter cada vez mais em conta estas necessidades dos nossos alunos, criando contextos em que se sintam envolvidos no debate de ideias, na criação, na planificação, na cooperação em grupo, e na avaliação!