quarta-feira, 18 de julho de 2007

Relatando…

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁCTICOS EM ACTIVstudio PARA Quadro Interactivo em contexto de aulas, em disciplinas com direito a exames nacionais…


O quadro interactivo vicia… e torna-se um competidor glutão do nosso sempre pouco e precioso tempo… é tentador fazer e re-fazer… e parece que nunca está bem… que é sempre um trabalho inacabado…

Gosto das aulas com o quadro i… torna-se mais fácil fazer-me entender e perceber se sou bem-ou-mal entendida. Muda de página… Volta para trás… e está tudo lá… igualzinho… pronto para reVer o raciocínio feito… E os alunos aDoram… ir ao quadro i … escrever com a caneta… mudar de página…e… ver onde leva a hiperligação…

é uma grande emoção…

E mesmo uns gatafunhos feitos a correr … eles querem que seja enviado para o e-mail da turma…

ao qual todos acedem para descarregar os flips ( e os gatafunhos…)…

Os flips construídos e usados nas aulas de 10ºano de Biologia e Geologia e 12ºano de Biologia, foram muito bem recebidos pelos alunos, principalmente os flips com exercícios e com hiperligações… ficando a certeza de que o prazer vivido no processo ensino-aprendizagem é facilitador da aquisição de conhecimentos.

Domínio da Tecnologia Utilizada… bem por vezes fico com a certeza de que sou dominada pela tecnologia… a tentativa de escrever com a caneta leva algumas vezes à mudança da página… e nem mudando o ângulo de incidência da mesma há (por vezes) alteração do resultado…

a sensação… melhor… a certeza que me acompanha é a de que serei para todo-o-sEmpre

uma info-incluíDa-a-caMinho…


A participação na acção-de-formação

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁCTICOS EM ACTIVstudio PARA Quadro Interactivo

com a formadora Maria João Ferreira, superou as minhas expectativas… foi muito divErtido todo o tempo que aprendemos em conjUnto… e a partilha de experiências foi extremamente enriquecedora…

muito, muito positivo … tendo contribuído para que o caminho da info-inclusão seja mais atraente… e sempre… sempre compensador…

A acção de formação foi uma verdadeira lufada de ar fresco… deu para relembrar algumas ferramentas menos ou NADA usadas… e descobrir outras… que até aí tinham estado no reino do nãO-exiSte…

…foi um desafio… um excelente desafio que me fez pensar no ACTIVstudio e nos Quadros inTeractivos… de outro modo… de uma forma mais interaCtiva… e mais trabalhosa também…

sim porque criar é para quem é artista… e com tantas coisas que a vida nos exige, torna-se difícil parar para ser um inovadOridiota… dando à luz novas interacções bem FLIPadas.

Claro que ter um QI é uma mais valia

para as aulas de bioLogia / geoLogia …

aliás, fica difícil não ter o quadro para usar…a possibilidade de mostrar animações através de hiperligações à net, bem enquadradas no seguimento da aula …e a prévia construção de instrumentos que possibilitam a manipulação para se entender por exemplo a actuação enzimática é extraordinário…

e fica a certeza de que os alunos chegam lá quase sozinhos…

Para a maioria dos alunos o quadro foi bom… muito bom… mas também há excepções… mea culpa, mea culpa… pois às vezes (mais do que deveria) o quadro era menos interactivo…a pressão dos exames a isso obriga… mas estou consciente das minhas falhas…e como tal a caminho de colocar em prática a máxima…

…estou aqui para ajudar a aprender e não para ensinar…

Gosto muito de poder contar com mais este saber… pois a minha capacidade em potenciar o sucesso dos alunos aumentou… mas é apenas mais uma arma… e bem poderosa…

Para o último teste de Bio e Geo de 10º estava praticamente toda a Biologia… e antes de leccionar o último tema… para o teste… fiz um teste de diagnóstico… só com o QI foi possível… sem active vote… ou aliás um ACTIVote à minha maneira… grupos de VF… Com direito a cotação.. e correcção com consulta…

eles adoraram e eu também…

pois verifiquei que a essência das matérias estava dentro de cada um… e foi muito bom no final da aula ou vir… “…foi tão fixe stôra!”… isto após uma noitada até às 3 da manhã… sim porque esta coisa da interacção é anti-cama…

Claro que ajuda muito trabalhar com alguém, com quem é um prazer e honra poder partilhar ideias e flips…

a flor.mais.bela.desta.escola… Florbela Cardoso a leccionar o 10º tal como eu… e o coordenador… um primor… sempre a motivar… mesmo sem pedirmos ajuda …ali está o João Teixeira a partilhar com muito gosto as suas descobertas, para que o nosso caminho seja mais simples… e qualquer 5 minutos de intervalo servem para cumprir este objectivo… Assim eu dei à luz 50 flips… em que só um é O verdAdeiro… o interactivo…… o resto é…a-caminho-de…

A partilha das salas com Qi foi uma constante… e é bom sentir que já sabemos qualquer coiSita… o suficiente para ajudar colegas iniciAntes…

A minha vOntade… e os meus alunOs… são as minhas armas para vencer os contras… 2 horas de viagem, todos os dias…

bimãe de três filhos (o mais velho é o pai dos 2 pequenos…)…

três níveis… dois dos quais nOvOs…

e um deles novidAde…Área de Projecto de 12º ano do qual fui coordenadeira

…e..

sem net.at.home…

acho que até me esforcei apesar de ainda não ter conseguido editar todos os meus flipS…mas vou conseguir..

Pretendo continuar… e como há contras que permanecem… viva os que podemos eliminar… o ministério da educação vai-me (nos) dar um portátil com net… viVa…… aí acho que os meus fliPs e participação no interact vai aumentar…mUitO… e a minha carita.sempre.a.riR tambémmm…

a MelhOrar…

mais salas com quadrOs…mais encontros de partilha de trabalhOs…


um AtéJá ao zÉpaulo… um excelente coOrdenadorPai..


Clara Tavares
Escola Secundária de Vale de Cambra

Creative Commons License
TODOS os textos do blogue estão sob uma
Licença Creative Commons


3 comentários:

  1. Olá Clarita. Nem precisei de ver a autora...cheguei lá só pelo relatando...! Faltou-me ensinar uma coisita durante a acção de formação: adicionar comentários no blogue do interacsite. Cuidado, muito cuidado ao escreverem o endereço correcto deste site...é que outro dia, estava completamente alheada da realidade e esqueci-me de escrever o sufixo "site"...apanhei cá um susto...pensar que o Zé Paulo era capaz de uma coisa daquelas...mas depois dei conta do enorme erro que tinha feito. Bom, tanta conversa, para dizer que a Clara (e todas as outras formandas, aliás)foram fantásticas e criaram flips super interactivos...nota 20 claro! Continuação de bom trabalho. Beijinhos. Mª João

    ResponderEliminar
  2. Professora de historia e geografia numa escola secundaria em França, tambem utilizo um quadro numérico interactivo na minha sala de aulas.
    O quadro sendo ligado à internet, vou buscar e projecto aos alunos mapas, imagens, textos e videos. Gosto de analizar os documentos utilizando o software da Promethean. Permite-me sublinhar os elementos importantes de uma obra de arte, de uma paisagem ou as palavras-chave dum texto. Quando uma questao puxa outra, vou buscar as respostas nos sights especializados (ex : estatisticas, fotografias, biografias). Os alunos adoram a caracter interactivo das aulas. Tambem produzem trabalhos numericos que apresentam no quadro interactivo frente aos colegas. A utilizaçao da ferramenta informatica permite-lhes ultrapassar as suas inibiçoes nas materias academicas. De forma geral, ficam muito decepcionados quando temos que ceder o quadro a uma outra turma. No mesmo tempo, o quadro interactivo nao deixa de ser uma ferramenta e a sua utilizaçao numa perspectiva interactiva com todos os alunos continua dificil dentro de aulas de 55 minutos durante as quais toda a turma deve participar, estudar, tomar apontamentos e adquirir materia. No entanto, apos dois anos de utilizaçao, seria hoje incapaz de trabalhar sem o quadro interactivo. Alias a minha escola ja se candidatou para adquirir mais dois quadros financiados pelo Conseil Général des Pyrénées Atlantiques (64), no quadro de um projecto de equipamento numerico das escolas secundarias do département.

    Emmanuelle Pradalié, collège du Vic-Bilh, Lembeye (64)

    ResponderEliminar
  3. Mariana Pereira12:01 da manhã

    esta Clara é o maximo. sim, tive o prazer de assistir a algumas dessas aulas de BioGeo 10º ano no meu 12º (!! mas valeram a pena) e realmente está uma artista, esta nossa professora :) ria-me tanto com aquelas crianças (naaa, estou brincando) com aqueles colegas, com aquelas aulas. e matei saudades do quadro, já que desde o nono ano que n tinha aulas com ele. é mt bom, está tudo atento, mas as vezes há saudade do giz (q agr ja nem é giz, já é canetinha, pelo menos na ESVC).
    um beijinho enorme a Prof. Calra, fez um excelente trabalho, nao so no 10ºB como também no 11ºC de 05/06 :D (aquela Serra da Boa Viagem nunca mais será esquecida - tadita, ha dias houve la fogo :( ) e a AP 12º tambem nao!! (ja disse tudo o q tinha a dizer de área de projecto.ahahah)

    ResponderEliminar

Escreva aqui o seu comentário ao texto! Obrigado pela sua participação...