Está disponível, desde Janeiro de 2007, um relatório sobre o impacto das TIC nas escolas pela European Schoolnet, tendo como base relatórios de vários países da Europa. Este documento foi elaborado a partir da análise de 17 relatórios do Reino Unido e de outros países, entre 2001 e 2006.
Os resultados e/ou as recomendações nele enunciados não apresentam qualquer novidade para nós, na medida em que há vários anos observamos e procuramos manter-nos atentos à evolução (ou não!) das TIC e da sua aplicação na Educação, tanto em Portugal como noutros países.
Também é para nós muito clara esta questão preocupante: "A clear finding is that teachers’ practice is not changing much when they use ICT. Is this desirable? What is the likely scenario when e-confident children become frustrated in e-immature schools?" (ponto 5, pág. 60)
Como se sentem os professores europeus quanto às suas comptências em TIC, em contexto de sala de aula, quanto à motivação e às infra-estruturas e ligações à Internet: "...more than 80% of the European teachers describe themselves as competent in using computers and the internet in classroom situations, two-thirds have the necessary motivation for doing so (in their own opinion), and 60% describe the ICT infrastructure in their schools and the internet connection as sufficiently rapid." (Pág. 50)
Porém, nem tudo é assim tão positivo, especialmente no nosso país: "In some countries, for example, more than half of the teachers do not feel competent yet to use the ICT infrastructure in the classroom, with Greece (60%), Portugal (70%), Hungary (71%) and France (76%) ranking at the bottom end. It appears as if motivation seems to be a critical factor, since 14% with access lack both motivation and competence and another 10% also lack motivation despite their competence and access to ICT. (Pág. 50)
Embora o projecto Interact esteja a decorrer há pouco mais de um ano, já muito caminho percorremos e estes valores vão-se invertendo, atingindo estádios elevados de utilização das TIC, potenciada pela inclusão dos quadros interactivos na sala de aula. Neste sentido, também as práticas, as metodologias de ensino e aprendizagem vão gradualmente alterando, tal como havíamos previsto nos nossos objectivos iniciais. Consequemente, acreditamos que as taxas de abandono e de insucesso escolares podem baixar nesta área geográfica de Portugal.
Vamos continuar a trabalhar... e a brincar, no Interact! ;-)
Aceda ao relatório completo (77 páginas) em formato *.PDF. ou ao resumo (12 páginas) do mesmo. (Está em inglês. Infelizmente, em Portugal, ainda "ninguém" se deu ao trabalho de traduzir este precioso documento...)
Culturalmente Português é o nome dado ao projecto lançado pela LUDOMEDIA - Conteúdos Didácticos e Lúdicos. Com a aprovação da Secretaria de Estado das Comunidades, este lançamento pretende reforçar os laços que ligam as comunidades portuguesas espalhadas pelo Mundo com a sua Terra-mãe, Portugal.
Aprender a brincar ou brincar aprendendo é um dos lemas do Projecto Interact, aqui bem presente no vídeo que desejamos partilhar com os nossos visitantes. A construção do conhecimento pode ser um grande momento de divertimento e de prazer, seja para o professor como para o aluno. As tecnologias na sala de aula deixaram de ser o alvo principal para dar lugar à colaboração, à partilha, à imaginação e à criatividade... Um ano de experiência, desde o pré-escolar ao ensino secundário, permite-nos afirmar que, com esforço, dedicação e empenho, os professores e os alunos alcançam níveis de satisfação muito gratificantes para todos, incluindo os pais e encarregados de educação. Continuemos a trabalhar, em prol de um "Portugal 2.0 - Olhar em Frente", retomando o feliz Slogan da CISCO. O Projecto Interact é um exemplo concreto, onde as empresas, as escolas e uma instituição de ensino superior (Universidade de Aveiro) caminham juntos, visando melhorar a qualidade do ensino na era da globalização e das tecnologias.
Apoie os alunos e os professores do projecto Interact, visualizando e votando no vídeo...
Colabore connosco! Juntos faremos mais e melhor!
Registe os seus comentários, as suas críticas, as suas sugestões ou pedidos.
Clique na imagem abaixo e será redireccionado para o SAPO Vídeos:
Um sítio de referência, em português, para descarregar programas e ferramentas úteis para a nossa actividade com o computador. Aqui, encontra, por exemplo, um utilitário muito interessante: Wikipédia em Português, versão CD-ROM, cujo"material é proporcionado por portugueses, brasileiros, moçambicanos e outros lusófonos e sobre a licença livre do material da Wikipédia."
Está a decorrer, na Universidade de Aveiro, o 1º Workshop sobre Comunicação, Educação e Formação no Second Life (SL). O espaço de trabalho divide-se entre, na "real life", o Departamento de Comunicação e Arte e, na "Virtual Reality", a Ilha do SECOND.UA, isto é, a recém-criada Universidade de Aveiro virtual.
Esta simbiose entre a componente física com a virtual é uma experiência única! Trabalhamos em conjunto numa sala e visualizamos, interagimos com os nossos avatares no ambiente do Second Life. Estabelecemos, pois, relações interpessoais com as pessoas que também possuem avatares... Usamos o teclado para comunicar no SL, mas também podemos partilhar as nossas experiências e conhecimento com o colega sentado ao nosso lado, em carne e osso! ;-)
Estamos a aprender a "vestir" (personalizar) o nosso avatar e a criar objectos em 3D... Excelente!
Entre outras pessoas que frequentam e exploram assiduamente o SL, nomeadamente alguns dos autores do blogue Nada Vinculativo, contamos também com a presença de elementos da equipa da Beta Technologies, os criadores do SECOND.UA. Mais informações aqui.
Vai realizar-se, em Silves, o 7.º Fórum de Educação e Desporto, nos dias 30 e 31 de Maio, 1, 2 e 3 de Junho.
Este evento contará com um stand dedicado à Inovação nas Escolas, através do Nautilus, com as Mesas Uni_Net e quadros interactivos ACTIVboard. No dia 2 de Junho (Sábado), assista ao seminário...
Afinal, o que faz de si um Professor Inovador?!
"É preciso unir-nos na transmissão de valores, na sustentabilidade dos sonhos e acreditar que a boa disposição e a alegria reinante nos nossos jovens durante os 5 dias de Fórum perdurarão pela vida fora. Participe no 7.º Fórum de Educação e Desporto!"
A Presidente da Câmara Municipal de Silves Maria Isabel F. Silva Soares
Hoje (14 de Maio 2007), é a data limite para entrega de propostas de comunicações (máximo 500 palavras) para o 1º Workshop sobre Comunicação, Educação e Formação no Second Life®.
No âmbito das actividades desenvolvidas em torno da promoção da inovação educacional com as Tecnologias de Informação e Comunicação e da sua integração nas propostas curriculares dos Ensinos Básico e Secundário e na sequência do êxito das iniciativas anteriores (Challenges 1999, 2001, 2003 e 2005), o Centro de Competência da Universidade do Minho, com a colaboração da EDUCOM – Associação Portuguesa de Telemática Educativa, realizará a V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2007, nos dias 17 e 18 de Maio de 2007.
Esta semana, o Projecto Interact dá destaque ao blogue especialmente dedicado à construção, animação e problemas de geometria. Chama-se Geometria e é regularmente actualizado por Arsélio Martins, Aurélio Fernandes e Mariana Sacchetti.
Numa organização do Centro de Formação de Entre Paiva e Caima, decorreu no pretérito dia 21 de Abril, no auditório da Escola Secundária de Vale de Cambra, o Workshop Interact 2007.
Dinamizado pelo professor José Paulo Santos, coordenador do Projecto Interact, este foi o momento de reflexão por que todos aqueles que integram a “Família Interact” esperavam. Depois de o coordenador ter traçado de forma pormenorizada o percurso do Projecto até aqui, enaltecendo as suas qualidades, mas apontando também as suas fraquezas, foi a vez de os coordenadores das várias Escolas e/ou Agrupamentos fazerem o respectivo ponto de situação:
Escola Secundária de Vale de Cambra (João Teixeira) – Já com 5 quadros ACTIVboard, estão envolvidos 13 docentes e 20 turmas, destacando-se como maior dificuldade o facto de alguns professores quererem entrar no Projecto, mas sentirem falta de formação, enquanto outros têm formação mas não têm vontade de participar ou então não têm tempo para o moroso e “doloroso” trabalho individual;
Escola Secundária de Castelo de Paiva (Rita Cunha em representação da Coordenadora Aurora Monteiro) – Com 5 professores e 2 turmas envolvidas, (apenas com 2 ACTIVboard), esta escola apresenta como principais limitações a escassez de QBIs, a relutância de alguns professores em trabalharem com o software, as falhas sistemáticas nas ligações à Internet e a ausência de uma hora em comum para os professores poderem reflectir e trabalhar. De qualquer modo tem existido uma colaboração estreita entre este Projecto e os restantes projectos da escola como o HELLO (Comenius), “A Tolerância”, Plano de Combate ao Insucesso da Matemática e Portáteis;
Agrupamento Vertical de Escolas do Búzio (Helena Vide) – 2 escolas (EB 2, 3 de Vale de Cambra e Centro Educativo da Praça), 3 QBIs (2 outros serão instalados em breve na escola sede), 10 turmas e 15 professores têm desenvolvido, apesar do reduzido número de quadros, um trabalho notável em prol da comunidade educativa, nomeadamente ao nível do processo de ensino-aprendizagem, Projecto Novas Tecnologias, Acções de Formação, produção de flipcharts no âmbito da Área Projecto e participação activa na Semana Cultural;
Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão (Fernando Margarido) – Apresentando 4 QBIs para 350 alunos, referem como principais dificuldades a instabilidade do corpo docente, a ligação à Internet, a versão em inglês dos programas, o tempo de elaboração dos flipcharts e a exigência de quatro flipcharts por mês;
Escola Secundária de Arouca (Isaura Ventura) – Com 7 QBIs e 5 professores apresentam condições propícias a um trabalho profícuo;
Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva (José António em representação da Coordenadora Inês Conceição) – Possui 9 professores e 17 turmas envolvidas no Projecto, promovendo de forma consistente encontros semanais e mensais entre professores - 8 quadros ACTIVboard!
Na segunda parte do workshop foi a vez de alguns (Fernanda Alves - pré-escolar; Paula Loureiro, José Cerca - Português; Helena Vide - Português; Daniela Almeida - EVT, Aldina Fernandes - Ensino Especial, Hernâni Parente - Matemática 3º Ciclo e Cristina Saavedra - Mat. Secundário) dos mais de 80 docentes presentes apresentarem os seus flipcharts explicando os objectivos e a forma como foram elaborados.
Para concluir o Workshop, a Prof. Sandra Ferreira, preparou, em conjunto com o Coordenador do Projecto, um questionário com o aplicativo "Question Master - Matriz de Perguntas" para demonstrar as potencialidades dos dispositivos ACTIVote em situação de avaliação, já aqui publicados os resultados neste blogue.
Passados alguns dias, a 26 de Abril, o “Tsunami Interactiano” voltou a atacar, desta vez na Escola E. B.2, 3 de Vale de Cambra. Aproveitando a realização de mais uma Semana Cultural/Semana do Teatro, o dinâmico e numeroso núcleo de professores que integram o Projecto Interact daquele estabelecimento de ensino proporcionou aos seus discentes e docentes um contacto mais prolongado com os mágicos Quadros Brancos Interactivos. À semelhança dos anos anteriores, todos tiveram oportunidade de explorar as enormes potencialidades do QBI ACTIVboard e do programa ACTIVstudio no processo de ensino-aprendizagem.
A crescente adesão do corpo docente a esta nova ferramenta tecnológica e o incomensurável interesse e entusiasmo depositado pelos discentes no seu domínio, tem-me permitido confirmar aquilo que para mim já há muito era uma cristalina evidência:
com o Projecto Interact… Impossible is Nothing!
Em jeito de conclusão e de motivação, aqui fica um vídeo que a Prof. Helena Vide apresentou para representar a sua visão sobre o Projecto Interact
_____________________
“Voar…”
Foi, de facto, em jeito de conclusão e motivação, que inclui este vídeo na minha apresentação, no Workshop de 21 de Abril.
As aves, para obterem melhores resultados e atingirem mais facilmente o seu objectivo, voam em formação V, ajudando-se mutuamente, seguindo e apoiando o seu líder que vai no vértice da formação.
Neste Projecto, neste “bando Interact”, podemos dizer que o esquema de “voo” é sensivelmente o mesmo, pois também nós temos um líder, um grande líder que coordena, dinamiza e incentiva todo o grupo. Temos consciência que não é tarefa fácil, que há obstáculos e dificuldades, momentos de grande satisfação e alegria, mas também, por vezes, de algum desânimo.
Apesar de o seguirmos e apoiarmos incondicionalmente, fazemo-lo, por vezes, um pouco na retaguarda, remetidos ao nosso silêncio, o que não é, de modo algum, encorajador para quem segue “na frente”. Precisamos de ser mais activos, maisinterventivos, “grasnar” nas mais diversas situações porque, só assim, conseguiremos transmitir o tão merecido apoio e incentivo ao nosso líder.
Portanto…
Sejamos “gansos”!
Continuemos a “voar” assim,
Na direcção dos nossos objectivos
Vencendo obstáculos e dificuldades
Mas nunca deixando de “voar”
Porque…
“É bom “voar”!!!
Helena Vide Escola EB 2.3 de Vale de Cambra
_________________________________
Mário Silva Prof. de História - EB 2, 3 de Vale de Cambra Projecto Interact
Tive o privilégio de ser convidado pela organização do Fórum Eduk@ para moderar o seminário “Material Didáctivo Inovador”, que decorreu no passado dia 4 de Maio no Centro de Congressos da Exponor.
Das várias intervenções destacaria a apresentação do Dr. José Paulo Santos sob o título “Quadros Interactivos; promover a colaboração e a motivação na construção do conhecimento”. Lembro que o Dr. José Paulo Santos, entre outras funções é Coordenador do Projecto Interact bem como Gestor de Projectos no Centro de Formação de Entre Paiva e Caima.
Recriar o espaço de aula é tarefa cada vez mais exigente que os professores enfrentam pelo seu papel na elaboração e difusão do conhecimento. Educar é cada vez mais colaborar para que os alunos transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. Esta passa pela interacção num desafio onde professores e alunos são actores nesta recriação dos ambientes de aprendizagem, onde compete aos professores desenvolver mais e melhores contextos educacionais inteligentes, estaremos assim neste novo e difícil percurso em condições de desenvolver indicadores avaliativos em sintonia com a melhoria da qualidade da educação que se deseja e exige.
É este o retrato do Projecto Interact pelo recurso às novas tecnologias e outros materiais pedagógicos no contexto da utilização em sala de aula dos quadros interactivos. Pela utilização destes quadros interactivos, uma cada vez maior partilha de informação e experiências promoverá a colaboração e a motivação na construção do conhecimento.
Mais do que simples ideias o Project Interact assenta numa realidade em curso em Escolas dos Concelhos de Vale de Cambra, Arouca e Castelo de Paiva, espaço de partilha de experiências com os quadros interactivos em comunidades de aprendizagem onde professores, alunos e toda e comunidade escolar tem um papel activo através da dinâmica de participação, seja nas salas de aula, nos grupos de discussão ou na troca de experiências no blogue Interact.
Mais motivados e felizes, os alunos compartilharão certamente com a família as inovações da escola, da sala de aula e das novas aprendizagens trazidas pelos seus professores . Os pais percebendo o entusiasmo dos filhos começarão a acreditar que eles poderão conquistar melhores condições de vida, convictos de que a Educação é a único instrumento capaz de conter o crescimento das desigualdades sociais. Estou certo pelo que vi e ouvi na pessoa do Coordenador do projecto Interact Dr. José Paulo Santos, que a inovação tambem ela passando pelos quadros interactivos constituirá uma oportunidade exemplar para que as escolas e os seus alunos possam melhorar a qualidade do ensino. Termino não sem antes recomendar uma visita aos sites: http://interactsite.blogspot.com/ http://www.interactportugal.com/
Os meus votos é que esta visita, que agora recomendo, possa constituir uma primeira descoberta no caminho da inovação, ela em si fundamental para que as nossas escolas se tornem escolas de sucesso.
Jornal Público, Local Porto, Domingo 6 Maio 2007, pág. 28
Nota: lamentamos que a jornalista Deborah Penna tenha considerado o blogue do Interact como uma plataforma para produção e partilha de conteúdos. Na verdade, para tal objectivo, a referida plataforma tem como endereço http://interactportugal.com e é uma LMS - Moodle.