Mais um ano lectivo chegou ao fim!
Época de avaliação de aprendizagens, época de reflexão sobre o trabalho realizado, sobre o que se fez e o que se poderia ter feito! E, nesta perspectiva, surge, também, o “Balanço final do Projecto Interact”, mais especificamente, o “Balanço” do impacto do Quadro Interactivo na nossa prática lectiva.
É certo que, nos dias de hoje, é impensável mostrarmos indiferença pelas Novas Tecnologias da Informação e Comunicação pois serão estas as “ferramentas do futuro” que nos ajudarão a diversificar métodos e técnicas de ensino, a tornar as aulas e a própria aprendizagem mais motivadora e atractiva tendo em vista o sucesso dos alunos.
É neste contexto que surge o meu interesse por esta área, nomeadamente pelos quadros interactivos, que utilizo há já alguns anos. Os quadros interactivos são uma excelente “ferramenta” para motivação, treino e consolidação de aprendizagens, desde que utilizados de forma coerente e equilibrada. Proporcionam ambientes de aprendizagem bastante entusiasmantes, motivadores e dinâmicos sendo, por isso, bastante elevada a motivação e o interesse dos alunos pelas actividades propostas. Esta motivação e envolvimento por parte dos alunos reflectem -se também no seu comportamento e no desenvolvimento de competências, pois, estando mais atentos e concentrados os alunos aprendem melhor e, obviamente, portam-se melhor! Esta constatação é, sem dúvida, uma motivação para o professor e um desafio para prosseguir adaptando-se e alterando as suas práticas de acordo com os interesses e necessidades dos seus alunos, de forma a que aprendam cada vez mais e melhor.
No que diz respeito à minha experiência pessoal, iniciei o meu contacto com os Quadros Interactivos em 2003/2004, com o SMARTBoard, e com alunos do 3º ciclo (9º Ano). Foi uma experiência gratificante e enriquecedora, a turma tinha já muitos conhecimentos nesta área o que facilitou o desenvolvimento dos trabalhos. Eu ensinei…. mas também aprendi! Nos anos seguintes passei a leccionar turmas do 2º ciclo e a utilizar o ACTIVboard (activstudio) e o impacto desta nova tecnologia junto dos mais pequenos superou as minhas expectativas.
No ano lectivo que agora termina leccionei Língua Portuguesa e Estudo Acompanhado a duas turmas de 5ºano (turmas C e F). Nas aulas de Língua Portuguesa elaborei flipcharts relacionados com a matéria a leccionar e as características das turmas, recorrendo aos vários recursos que tinha ao meu alcance (Biblioteca de recursos, Internet, recursos áudio etc). Foi também de grande importância a utilização do Quadro Interactivo nas actividades relacionadas com o Plano Nacional de Leitura, fazendo, por exemplo, ligação a sítios na Internet, nomeadamente, ao sitio da “História do Dia “ de António Torrado, actividade que muito agradou aos alunos. Nas aulas de Estudo Acompanhado foi desenvolvido, sempre que possível, e dadas as características desta Área Curricular não Disciplinar, um trabalho mais colaborativo, tendo mesmo chegado a realizar flipcharts com a colaboração de colegas que leccionavam a mesma turma, e a colaborar num projecto desenvolvido pela professora Manuela Barroso com um aluno de currículo alternativo a quem leccionava a disciplina de Língua Portuguesa numa vertente mais funcional. O aluno elaborou, nessas mesmas aulas individuais, um flipchart que foi apresentado à turma numa aula de Estudo Acompanhado que o aluno frequenta. Apesar de ser um aluno muito pouco participativo, aceitou este desafio e, com a ajuda das professoras, conseguiu apresentar o seu trabalho à turma. O elogio que recebeu por parte professoras e colegas foi um estímulo para continuar e um grande contributo para reforçar a sua auto-estima.
No entanto, o espírito colaborativo, o trabalho de equipa, a partilha e a troca de experiências e conhecimentos estiveram sempre bem enraizados nos professores do Agrupamento de Escolas do Búzio, que integram o Projecto Interact.
Prova disso é o empenho e entusiasmo com que participaram em todas as “Sessões” de apresentação e divulgação do Projecto Interact, do ACTIVboard e respectivo software, no início do ano lectivo e, posteriormente, numa Acção de Formação, na modalidade de Oficina, por mim orientada, com a preciosa colaboração dos colegas Manuela Barroso e Mário Silva.
“Quadros Interactivos: Produção de materiais pedagógicos multidisciplinares”
Foi, para mim, uma experiência muito gratificante. Todos participaram de forma interessada e dinâmica, mesmo fora do horário estipulado, e produziram Flipcharts de excelente qualidade.
Estive sempre ao dispor de todos os colegas para qualquer esclarecimento ou ajuda relativamente à construção de Flipcharts ou mesmo sobre o próprio software, deslocando-me, sempre que solicitada, ao centro Educativo da Praça.
- No dia 21 de Abril de 2007, participei no “Workshop Interact”, realizado na Escola Secundária de Vale de Cambra, onde apresentei um Flipchart sobre o trabalho desenvolvido no Agrupamento, mais propriamente na Escola EB23 do Búzio.
Actividades desenvolvidas na Escola EB2,3 do Búzio
No entanto, convém salientar que, na Escola existia um só QI para os 13 professores aderentes ao Projecto, o que, por vezes, impediu o seu desenvolvimento a um bom ritmo, tanto a nível de preparação de aulas como de actividades. No entanto, a gestão da sala do QI foi sempre feita na base da compreensão, espírito de partilha e respeito pelos colegas.
Uma palavra de reconhecido agradecimento ao coordenador do Projecto, José Paulo Santos, pelo apoio incondicional que sempre nos prestou e pelo elevado profissionalismo e espírito de liderança com que tem conduzido este grande “bando”que é o Projecto Interact.
Maria Helena Vide Paiva
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