quinta-feira, 30 de março de 2006

Alguns critérios gerais de instalação de quadros interactivos nas salas de aula

O Projecto Interact - quadros interactivos na sala de aula obedece a determinadas características e critérios definidos pelo Centro de Formação de Entre Paiva e Caima, em conjunto com os responsáveis das Escolas e Agrupamentos. Cabe ao Coordenador o dever de implementar e de garantir o sucesso da iniciativa no terreno.


Alguns critérios gerais de instalação de quadros interactivos nas salas de aula
Se não forem instalados quadros interactivos em todas as salas, devem existir critérios pré-definidos, de acordo com a realidade local, regional ou escolar:
  1. - por departamento ou grupos disciplinares; (pode-se atribuir, por exemplo, dois quadros aos professores de ciências e outros dois aos de línguas e literaturas)
  2. - pelos professores mais inovadores e capazes de liderar processos de mudança de práticas educativas;
  3. - por turmas com maior insucesso ou por escolas com maior taxa de abandono escolar;
  4. - por turmas com graus de exigência elevados que obrigam o professor a produzir e a introduzir conteúdos mais diferenciados e aprofundados;
  5. - aos Conselhos de Turma que considerem que os quadros podem modificar comportamentos e diminuir casos de indisciplina e/ou de insucesso de determinadas turmas;
  6. - às escolas (Conselhos Executivos) mais inovadoras e capazes de mobilizar os seus professores para a utilização generalizada dos quadros;
  7. - por inscrição voluntária dos professores;
  8. - por salas com ligação à rede e à Internet;
  9. - (...)


Seja qual for o critério, a escola deve fazer o melhor enquadramento desta tecnologia no seu projecto educativo, garantindo a sua implementação, supervisionando e avaliando o impacto desta ferramenta no processo de ensino e aprendizagem.

Os Centros de Formação de Professores e/ou Centros de Competência podem e devem ser ouvidos neste processo de decisão de aquisição e instalação de quadros, pois são entidades que deverão acompanhar a formação de professores, factor importante para o sucesso do projecto.

No que diz respeito aos Agrupamentos, deve-se contemplar as escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância, designando uma escola e um professor/educador de cada um destes níveis que poderá ser considerada para atribuição de um Quadro Interactivo.

Para esta designação, deve-se atender, cumulativamente, aos seguintes critérios:

a. garantia de segurança física das instalações e seguro de equipamento informático;

b. estabilidade profissional dos docentes; (para garantir continuidade do estudo e do projecto)

c. maior proximidade da escola em relação à sede de agrupamento; (de modo a que o coordenador possa deslocar-se às escolas para dar apoio e acompanhamento imediato aos educadores e professores do 1º ciclo e pré-escolar)

d. conhecimentos de informática na óptica do utilizador; (fundamental para garantir uma boa utilização do software e das tecnologias educativas: videoprojector, multimédia, etc.)

e. disponibilidade destes docentes para receber formação em quadros interactivos.


Quanto à reorganização da sala de aula [colaborativa]:
1º Ter em conta a incidência de luz do exterior contra o quadro; (as janelas têm cortinas? estores? persianas?...);
2º Os quadros negros devem ser retirados ou mudados de local, substituindo-os por quadros brancos (o pó do giz deve deixar de existir pois prejudicam os equipamentos);
3º A disposição das mesas/carteiras deve alterar-se (em pequenos grupos ou em U);
4º Haver armários com chave ou outro sistema de segurança para guardar equipamentos: comando do videoprojector; canetas; ACTIVote; ACTIVslate; ACTIVtablet; cabos e carregadores ou outros acessórios...
5º Colocar um estrado junto ao quadro, sobretudo nas faixas etárias mais baixas;
6º Manter o quadro resguardado com um pano ou cortina, quando o mesmo não está em funcionamento (evita a tentação de escrever ou riscar intencional ou inadvertidamente);
7º Elaborar um regulamento próprio para a utilização da sala e dos equipamentos;
8º Evitar deixar os alunos sozinhos na sala de aula sem a presença de um adulto;
9º Os alunos podem e devem manusear as ferramentas do quadro livremente para treinar e, também eles próprios, criarem conteúdos;
10º (...)

É aconselhável que exista na escola um professor (com bons conhecimentos de informática) responsável/coordenador pela dinamização de actividades com os quadros interactivos, dentro e fora da sala de aula; pelo acompanhamento e formação dos colegas; pelo incentivo e alargamento da utilização dos quadros interactivos.

No caso dos Agrupamentos de Escolas, as autarquias devem conhecer esta tecnologia e devem ser envolvidas nos projectos, nomeadamente no apoio técnico às escolas do pré-escolar e do 1º ciclo: garantir o funcionamento da ligação à Internet; prestar assistência técnica; fornecer software educativo interactivo; etc.

Por fim, é também de todo aconselhável que as escolas assinem acordos / protocolos de colaboração com a entidade promotora da iniciativa ou projecto. Estes acordos devem vincular e responsabilizar as entidades envolvidas, garantindo a boa utilização dos quadros e a produção assídua dos conteúdos interactivos para partilha em rede, em portais específicos ou na página da escola.

Estas questões são apenas um ponto de referência e de reflexão e não pretendem ser exaustivas.

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