sexta-feira, 8 de maio de 2009

Scratch Day - 16 de Maio 2009


No dia 16 de Maio, celebra-se, por todo o mundo, o segundo aniversário do Scratch, uma ferramenta de programação acessível a crianças e jovens. Esta ferramenta, que pode ser aplicada em contextos educativos e também de lazer, está disponível gratuitamente no portal do MIT (http://scratch.mit.edu) e no portal português do SAPO (http://kids.sapo.pt/scratch).

Em Portugal, este dia será assinalado com a concretização de um evento gratuito, aberto a todos os interessados (adultos, crianças e jovens), na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Alameda da Universidade), das 9 h às13 horas.

Prevêem-se actividades para iniciados com o apoio de Scratchers mais experientes. Não é necessário conhecer a ferramenta para participar!

Página do evento: http://nonio.ese.ips.pt/scratchday09

Para que seja possível organizar da melhor forma o envolvimento de todos, garantindo as melhores condições de trabalho, pede-se o seguinte aos interessados:
  • Se possível, tragam convosco um portátil, Internet móvel e uma extensão (com várias entradas);
  • Enviem, até à meia-noite de dia 12 de Maio, uma mensagem para o endereço diascratch@gmail.com (o número de inscrições é limitado) indicando a vossa presença e o número de pessoas que vos acompanha, e do equipamento informático que podem trazer. (As inscrições podem ser conjuntas, ou seja, os professores podem inscrever os seus alunos; os pais e avós… os elementos da sua família; um jovem… o seu grupos de amigos…)

Mais informações serão brevemente disponibilizadas no site da FPCE UL em http://www.fpce.ul.pt .

Site do evento no MIT: http://day.scratch.mit.edu/event/143

As dúvidas devem ser dirigidas para o endereço de correio electrónico acima indicado.

Atenção: Nesse dia, devido à Missa da Bênção das Pastas na Alameda da Universidade, por volta das 11h, o trânsito poderá estar condicionado e algumas ruas de acesso cortadas. Recomenda-se o recurso ao Metro (Cidade Universitária).

Síntese:

Página do evento/Event page:
http://nonio.ese.ips.pt/scratchday09/

Convite/Informação (em português)- Invitation/Information (in portuguese)
http://tinyurl.com/oeyncm

Endereço de correio electrónico (inscrições até 12 de Maio)
Event mail (registration until 12 May)
diascratch@gmail.com

Vídeo promocional/Event video (promo):
http://www.youtube.com/watch?v=YdSrf3whm1U

Vídeo promocional remixed/Event video (promo)remixed:
http://www.youtube.com/watch?v=CBW5_0DRCeA

Projecto Scratch divulgando o evento/Scratch project announcing the event
http://kids.sapo.pt/scratch/projects/ffred/937

Poster:
http://teresamar.googlepages.com/Dia-Poster.png

The event is organized by:

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa - Tecnologias Educativas
http://www.fpce.ul.pt
Centro de Competência (ERTE/PTE) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
http://noniob.fc.ul.pt/plataforma/ and http://nonio.fc.ul.pt/recursos/scratch/index.htm
Centro de Competência CRIE - Escola Superior de Educação de Setúbal
http://nonio.ese.ips.pt/nonio21/
A group of school teachers and a special grandfather...

Documentos de apoio às actividades com o Scratch em língua portuguesa - inclui manuais de iniciação e tradução de documentos de referência do MIT com informação sobre os objectivos do desenvolvimento do Scratch e as suas potencialidades educativas
(Portuguese Scratch support documents)
http://scratch.wik.is/index.php?title=Translation/Portugu%C3%AAs_%2F%2F_...

Ligações e documentos mais úteis (useful links and documents):

. Instalar o Scratch SAPO - http://kids.sapo.pt/scratch/download

. Instalar o Scratch MIT - http://scratch.mit.edu/pages/download

. Manual de apoio 1 - http://teresamar.googlepages.com/ManualApoio1.pdf

. Manual de apoio 2 - http://teresamar.googlepages.com/ManualApoio2.pdf

. Ajuda - SAPO Kids Scratch - http://kids.sapo.pt/scratch/ajuda

. Manual de apoio 3 - http://teresamar.googlepages.com/ManualApoio3.pdf

Blogue do Clube Scratch Time da Escola EB23 de Azeitão:
http://scratchtime.blogs.sapo.pt/

Exemplos de trabalhos de alunos portugueses:
(Examples of portuguese students projects)

Mat (Math): http://scratch.mit.edu/galleries/view/36346
Ciências (Science: http://scratch.mit.edu/galleries/view/36449
Temas variados (Miscelaneous): http://scratch.mit.edu/galleries/view/36451

Support from:

Promethean | Decitrel Inovação

http://decitrel.pt





Vídeo promocional do evento, realizado por Teresa Pombo

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Colaboração e Partilha na Educação

Para a construção de uma Escola melhor e para a mudança de práticas,
o uso das TIC de forma eficiente só pode acontecer com colaboração e partilha
entre os Professores.
O espírito colaborativo e de partilha de conhecimento e recursos
são fundamentais para nós e para o sucesso dos nossos alunos.

Entremos neste Mundo!

quinta-feira, 30 de abril de 2009

O ActivInspire chegou!

Inspire-se!


A partir de hoje, 30 de Abril 2009, está disponível em 21 línguas o software multi-plataforma ActivInspire da Promethean.

O software de ensino e aprendizagem de próxima geração da Promethean foi concebido para funcionar com todas as marcas de quadros interactivos, permitindo que qualquer sala de aulas se transforme numa ActivClassroom!

O ActivInspire é uma solução de software exclusiva com plataforma transversal, que combina a funcionalidade dos galardoados ActivPrimary e ActivStudio, integrando igualmente o ActiVote e ActivExpression.


Um produto único que combina o melhor do nosso software numa plataforma. O ActivInspire é dispositivo divertido, fácil de utilizar e inflexivelmente versátil que permite poupar tempo aos professores.

Quer descobrir o ActivInspire e as vantagens de ter um ActivInspire?

Saiba mais aqui


segunda-feira, 27 de abril de 2009

Biblioteca Digital Mundial

A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilingue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.

Os principais objectivos da Biblioteca Digital Mundial são:
* Promover a compreensão internacional e intercultural;
* Expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet;
* Fornecer recursos para educadores, académicos e o público em geral;
* Desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países.

Este projecto foi lançado durante a 37ª Conferência Geral da UNESCO, em Outubro de 2007, uma iniciativa da UNESCO e da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, reunindo como parceiros a Biblioteca de Alexandria, a Biblioteca Nacional do Egipto, a Biblioteca Nacional da Rússia e a Biblioteca Nacional do Brasil.

 

domingo, 19 de abril de 2009

Voo migratório para o Planeta Promethean


Na ânsia de encontrar lugares que satisfaçam as suas necessidades e que preservem a sua sobrevivência, as aves migratórias, como os gansos, iniciam sazonalmente os seus voos migratórios.

Tal como eles, iniciamos uma nova rota em busca de acolhimento, de apoio, de preservação e colaboração no interior do Promethean Planet.

Volvidos três anos (2006-2008) sobre a criação do Projecto Interact – quadro interactivo nas salas de aula, iniciado nos concelhos de Arouca, Castelo de Paiva e Vale de Cambra, coordenado pelo Centro de Formação de Entre Paiva e Caima, os professores registados na plataforma moodle Interact Portugal são festivamente acolhidos por mais de 280.000 membros do Promethean Planet, tornando-se, assim, na maior comunidade de utilizadores de quadros interactivos.

Os mais de 1200 recursos educativos digitais (flipcharts) criados pelos professores e educadores envolvidos no Projecto Interact ficam, agora, disponíveis para todos aqueles que desejem utilizá-los, alterá-los e adaptá-los às suas necessidades em contexto de ensino e aprendizagem com os seus alunos. Este espólio juntar-se-á aos mais de 10.800 recursos já existentes no Promethean Planet.

Neste espírito de colaboração, todos poderemos aumentar este espaço com novas criações, partilhando com toda a comunidade os nossos materiais produzidos expressamente para utilização em quadros interactivos.

Brevemente, mais de 5.600 quadros interactivos ACTIVboard da Promethean serão instalados nas escolas portuguesas. Todos os professores poderão, assim, encontrar conteúdos que lhes permitam, desde logo, iniciar o seu “voo tecnológico” dentro da sala de aula com os seus alunos.

O acesso a este renovado microsite da Promethean mantém-se através do endereço http://www.interactportugal.com, até concluirmos a migração total para o novo CMS (Content Management System) em construção. Anunciaremos, breve e oportunamente, a definitiva integração no Promethean Planet global em língua portuguesa.

Para complementar este espaço, o blogue “Interact – quadro interactivo nas salas de aula” http://interactsite.blogspot.com continuará a dar o seu contributo, apresentando textos criados pelos utilizadores dos quadros interactivos e outras informações pertinentes para o desempenho da actividade docente. Mais uma vez, o contributo de todos é bem-vindo, pelo teremos todo o prazer em publicar testemunhos, experiências, ideias de todos neste blogue. O endereço de envio é: interactportugal@gmail.com

Contudo, recomendamos também que aceda aos referidos 10.800 recursos (em várias línguas), e que proceda ao respectivo registo em http://www.prometheanplanet.com/international. Poderá, assim, aceder a múltiplas informações disponíveis de auxílio à melhor utilização do software e do quadro interactivo, assim como a actualizações de aplicativos, etc.

Estamos convictos que só em comunidades de prática como esta melhoraremos as nossas competências e a nossa capacidade de utilização das tecnologias educativas, pelo que contamos com a colaboração, as ideias e as sugestões de todos os participantes no fórum do Promethean Planet.

Tal como o titã Prometeu, que trouxe o fogo da criatividade e do conhecimento aos Homens, também a Promethean prossegue a sua ambição de manter “a chama

acesa” da aprendizagem, da criatividade e da inovação nas salas de aula, em todo o mundo. Os mais de 45% ex-professores e educadores que constituem o staff da Promethean estão dispostos a auxiliar, dando o seu contributo através do seu conhecimento e da sua experiência.

A todos os professores e educadores portugueses desejamos a boas-vindas ao Promethean Planet Portugal, com votos de bom trabalho e muito sucesso neste voo migratório para um mundo mais global.

Por favor, recomende este sítio e divulgue no seu blogue e por email para o seus contactos.


José Paulo Santos

Consultor em Educação para Portugal

Promethean Ltd.


Mensagem enviada a todos os professores registados na plataforma Moodle do Projecto Interact em Fevereiro 2009


Interacção e Colaboração com Quadros Interactivos

http://www.ebspma.edu.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=301


Integrado no Seminário Pedagógico intitulado
Séc. XXI – Novos Cenários para a Educação e para a Formação,
a realizar no próximo dia 22 de Abril de 2009, pelas 17.00h,
no Arquivo Regional da Madeira,
farei uma breve comunicação sobre o tema em epígrafe.
A organização está a cargo da inserido nas actividades da Semana da Informática
da E. B/S Padre Manuel Álvares (Ribeira Brava).

Cartaz do evento

Uma visão contextualizada das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação é o alicerce para o desenvolvimento de novas competências, de novos formatos de entendimento, e de novos procedimentos e paradigmas que sustentam as aprendizagens escolares e sociais.

Nesta teia global que é o conhecimento, a interface de aprendizagem formal confunde-se cada vez mais com o que é informal e que resulta das experiências do quotidiano, mesmo as lúdicas. Esta geração digital do séc. XXI assiste a uma visão antitética desenhada pelos que discutem a WEB 2.0, pelos que tentam descobrir a WEB X+1 e pelos que desconhecem a WEB. A disseminação de conceitos e de práticas inerentes ao e-Learning, à aprendizagem colaborativa e interactiva e a generalização da panóplia de ferramentas que estão ao dispor da escola do séc. XII impulsionará a aproximação entre as comunidades de prática e a escola, através da mediação colaborativa e partilhada nos ambientes de aprendizagem em rede.

A sociedade dependente de um mercado globalizado exige que esta geração digital cresça também empreendedora. Contudo, ainda há muito por fazer para que o ensino e a formação estejam marcados pelo espírito empreendedor.

Neste contexto, o Seminário Pedagógico «Séc. XXI – Novos Cenários para a Educação e para a Formação» - inserido nas actividades da Semana da Informática da E. B/S Padre Manuel Álvares (Ribeira Brava) – tem como temas centrais de reflexão o “Sociedade Digital e Multimédia, “ O e-Learning ao serviço da Educação e da Formação”, “O Empreendedorismo na Educação e na Formação” e “A Interacção e a Colaboração com Quadros Interactivos”.

Este evento, que se desenvolverá no Arquivo Regional da Madeira no dia 22 de Abril de 2009, pelas 14:00h (inscrições em www.endu.pt/ebspma), vem responder ao sentimento de inquietação e de preocupação comuns a todos os Professores, Formadoras e público em geral com interesse nas temáticas, provocado pela evolução do paradigma de ensino e de aprendizagem que o tecido tecnológico tem proporcionado.

A riqueza e a experiência do painel de oradores que procedem de instituições de referência – Universidade Católica Portuguesa, Universidade da Madeira, PTinovação, Universidade do Minho, Proinov e Promethean – contribuirão, com fundamento, para o enriquecimento a actualização de todos os pedagogos.

Assim, cada participante, ao marcar presença nos trabalhos, estará a contribuir, também deste modo, para a construção do conhecimento global nestes domínios.

Fonte: Página da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Construtor de flipcharts (flipchart builder)


No ActivInspire, podemos criar, de uma forma rápida e prática, novos flipcharts importando páginas de flipcharts existentes.

O vídeo que se segue explica como proceder.

sábado, 28 de março de 2009

Visible Body

http://www.visiblebody.com/images/bgtour1_sm.jpgO que é: Visible Body é um site interactivo que permite visualizar, com um elevado grau de precisão, a constituição do corpo humano. Os modelos tridimensionais apresentam grandes detalhes do corpo humano, uma vez que foi concebido, inicialmente, para profissionais de medicina.

 




Como integrar Visible Body nas actividades lectivas: este recurso é óptimo para explorar em contextos de aula de biologia. Os alunos poderão, tanto em computador como em quadro interactivo, manipular a imagem, de forma a obterem o melhor ângulo de visão para observar as estruturas do corpo humano.

 



sexta-feira, 27 de março de 2009

Honoloko

O que é: jogo que permite desenvolver algumas aprendizagens na área da protecção ambiental.

Honoloko é um jogo lançado pela Agência Europeia do Ambiente, em 2005. Embora não seja recente, as temáticas abordadas no jogo são actuais. O jogo está disponível na Internet e pode ser acedido gratuitamente.

O jogo está concebido como um jogo de tabuleiro, onde o jogador vai evoluindo, tendo que responder a questões relacionadas com as boas práticas ambientais.

Como integrar Honoloko nas actividades lectivas: esta aplicação poderá ser explorada nas aulas de Formação Cívica, na abordagem ao tema da ecologia e protecção ambiental.

Com um quadro interactivo, complementado por um sistema de votação, toda a turma poderá tomar a responsabilidade de escolher a resposta correcta às questões que são propostas.

http://www.honoloko.com

 

quinta-feira, 26 de março de 2009

Dimensions... um passeio matemático!

http://www.dimensions-math.org/Dim_download3_PT.htm
Este extraordinário recurso Dimensions, produzido pela Ecole Normale Supérieure de Lyon, é um filme constituído por nove capítulos: duas horas de matemática para descobrir progressivamente a quarta dimensão. Vertigens matemáticas garantidas! Veja o trailer:



Encontre informações complementares de cada capítulo aqui.

Pode ainda descarregá-lo para o seu computador, assim como as respectivas legendas.

Este fenomenal recurso pode ser usado sob a Licença Creative Commons na sua sala de aula para explorar a Geometria.




quarta-feira, 25 de março de 2009

Trissomia 21 e os Quadros Interactivos na Rede INTERACTiC 2.0

Desde o momento em que foi criado na comunidade INTERACTiC 2.0, o grupo TIC e Necessidades Especiais, coordenado pela Isabel Ribeiro,l icencidada em Educação Especial/Problemas Graves, tem criado contextos informais de aprendizagem e de partilha entre professores extremamente gratificantes, benéficos e produtivos.

Graças ao seu elevado empenho, dedicação e paixão pelas tecnologias assistivas, a Isabel Ribeiro, estando fisicamente localizada na Madeira, não deixa de marcar a sua presença assídua na blogosfera, através da Comunidade INTERACTiC 2.0. Muitos têm sido os tópicos abertos relacionados com esta temática, com informação pertinente e útil para auxiliar os professores a compreender e a acompanhar com mais eficácia alunos com Necessidades Educativas Especiais.
Este grupo conta já com 48 membros interessados em acompanhar, reflectir e partilhar ideias, dificuldades, estimulados pela energia da sua coordenadora.
Hoje, desejo destacar a participação de um dos elementos deste grupo: a Maria Inês Conceição, professora do 1º Ciclo, em Castelo de Paiva. Na sequência do seu trabalho realizado com um aluno portador de Trissomia 21, há três anos atrás, já a Inês dava o seu testemunho aqui, com Os Primeios Sinais Primaveris,(31.03.2006), neste blogue, sobre o visível impacto que o ACTIVboard tinha sobre o João.

Passados estes anos, eis um novo testemunho exemplar, publicado na rede Interactic 2.0 (21 março 2009)! Parabéns, Inês, pela tua persistência e pela tua capacidade inovadora e criadora! O reconhecimento acaba sempre por eclodir.

Para as pessoas sem deficiência, a tecnologia torna as coisas mais fáceis.
Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis.
Mary Pat Radabaugh

Para mim as tecnologias facilitaram-me a INTEGRAÇÃO, do meu aluno NEE, possível.
Tenho há quatro anos um aluno com Trissomia 21...
Há quatro anos que iniciei o trabalho com o quadro interactivo da Promethean...
Há 15 dias fui à TVI dar conta desta integração... pois a mãe do aluno quis homenagear a turma e professoras, do regular e do especial, pelo trabalho que têm desenvolvido ao longo dos quatro anos do 1º ciclo...
Não tendo tido oportunidade, no programa televisivo, de expôr a influência positiva que teve o uso frequente do quadro interactivo, na integração do aluno, na turma, gostaria de partilhar esse mesmo facto aqui.
Começo por dizer que no 1º ano o meu aluno refugiava-se, isolando-se dos colegas e detestando exposições em público.A minha preocupação era que não lhe faltasse nenhum recurso humano (tarefeira e colega do ensino especial) e físico (material didáctico, computador e software adequado às suas necessidades).
Com a instalação do quadro interactivo e o seu uso integrado na dinâmica metodológica da aula vou registando sinais, por parte do aluno, recusando-se a fazer as actividades preparadas para si no computador, SOZINHO, mesmo com software específico e com a atenção especial que lhe era dedicada. O que pretendia era, somente, fazer O MESMO que os colegas faziam, no quadro interactivo.

E a integração começou através do quadro interactivo, permitindo-lhe aprender as mesmas técnicas de utilização como os colegas e mais tarde, quando o domínio das técnicas estava assegurado, a participar na produção de flipcharts para posteriores exposições e comunicações à turma. O aluno passa a fazer parte dos trabalhos de projecto em grupo onde, aí, os colegas são responsabilizados na preparação, integrando o colega, de informação adequada a ser apresentada, no quadro interactivo, pelo colega NEE.
O isolamento desaparece, a integração é uma constante e a exposição, em público, passa a ser um desejo, um prazer.
Ao fim destes quatro anos o aluno vai à TVI expôr-se, sem qualquer inibição, mostrando ser um elemento, COMO OS OUTROS, imprescindível no sucesso de uma coreografia aí apresentada.
A integração do quadro interactivo na dinâmica da aula veio facilitar a integração de um aluno NEE no grupo turma tornando assim... POSSÍVEL o seu harmonioso desenvolvimento e ... tantas coisas mais!

segunda-feira, 23 de março de 2009

Hora do Planeta em Portugal


Registe-se no Hora do Planeta! - Jose Paulo Santos
Earth Hour 2009 - Registe-se no Hora do Planeta!


Hora do planeta
Portugal adere a iniciativa de sensibilização
A União faz a Força


Vídeo oficial 60 - Hora do Planeta


Dia 28 de Março 2009,

Durante uma hora, Lisboa sofrerá um apagão e os principais monumentos da cidade ficarão às escuras. No dia 28 (Sábado), às 20h30, será a forma da capital portuguesa reduzir os consumos de energia ao aderir à Hora do Planeta. Uma iniciativa da organização internacional de ambiente WWF, que tem por objectivo alertar os líderes políticos para a necessidade de adoptarem medidas urgentes contra as alterações climáticas.

  • Cristo-Rei
  • Ponte 25 de Abril
  • Mosteiro dos Jerónimos
  • Palácio de Belém,
  • Museu da Electricidade,
  • Torre de Belém,
  • Padrão das Descobertas,
  • Castelo de São Jorge
  • e Paços de Concelho ficarão apenas iluminados pelas estrelas entre as 20.30 e as 21.30. Centro Cultural de Belém também aderirá à iniciativa, apagando as luzes durante quinze minutos.

Lisboa junta-se assim, pela primeira vez, às mais de 700 cidades que participam na Hora do Planeta. No ano passado, mais de 5o milhões de pessoas em todo o mundo fizeram parte desta mega mobilização, esperando-se este ano uma adesão de mil milhões de pessoas.

Todos os portugueses serão convidados também a apagar as luzes das suas casas, reduzindo o consumo eléctrico e as emissões de gases com efeito de estufa, juntando-se assim ao coro de vozes que tenta sensibilizar os responsáveis políticos para o problema do aquecimento global, explicou ao DN Angela Morgado, da WWF Portugal.

As empresas em Portugal também se mobilizaram e prometem apagões e acções de sensibilização nos seus espaços durante a Hora do Planeta. Entre elas estão já confirmadas a Coca-Cola, o IKEA, a Ogilvy Mather, a Nokia, a SIC e a Visão.

sábado, 7 de março de 2009

Seminário Criatividade e Inovação na Escola - Contributo das TIC

Uma vez que a utilização do quadro interactivo na sala de aula está fortemente relacionada com a criatividade e com os riscos que se correm constantemente com as tentativas de inovação e criatividade, será interessante o Seminário Criatividade e Inovação na Escola - Contributo das TIC, no dia 7 de Março de 2009, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

É possível assistir aos trabalhos em sistema de videodifusão, a partir desta ligação: http://videodifusao.crie.min-edu.pt.

 

image

Mais informações:

- http://moodle.crie.min-edu.pt/course/view.php?id=493

- http://www.criatividade.net/

segunda-feira, 2 de março de 2009

Dia do Pi 3,14159265358979323846...

http://www.prometheanplanet.com/server.php?show=nav.17545

Para celebrar o Dia do Pi π (14.3) 3,14159265358979323846... (nos EUA, a data lê-se 3.14), a equipa da Promethean preparou um conjunto de recursos educativos digitais de Geometria para os professores poderem festejar com os seus alunos.
Descarregue-os, adapte-os, traduza-os, podendo, de seguida, partilhá-los de novo na área dos Recursos Educativos Digitais do Interact Portugal.

E tu, caro colega, que actividades vais propor aos teus alunos para celebrar este dia?

E por que não visitar o Visionarium e participar nas actividades propostas? Ou o Pavilhão do Conhecimento?

ActivInspire – novo grau de interactividade

Foi disponibilizada, no dia 1 de Março, a versão definitiva do software ActivInspire, da Promethean, tal como noticiámos.

Esta novidade marca diversas alterações ao conceito da conhecida aplicação para quadro interactivo da Promethean.

A novidade que se nota em primeiro lugar: o ActivInspire agrega numa só as duas aplicações da Promethean: o ActivStudio e o ActivPrimary, até agora ferramentas autónomas. O utilizador escolhe qual o modelo de layout com que quer trabalhar, podendo alternar em sessões diferentes de trabalho.

À medida que vamos explorando o software, outras novidades e/ou melhoramentos são visíveis, face às versões anteriores. Seguindo de perto uma entrada no blogue da Promethean Planet, poderemos perceber algumas:

- Qualquer pessoa que tenha interesse na inovação pedagógica pode ter acesso ao ActivInspire, sem qualquer custo, requerendo-se apenas o registo no Promethean Planet (gratuito). Tal é bastante interessante. Desta forma, professores, alunos e encarregados de educação poderão partilhar uma ferramenta pedagógica com elevadas potencialidades interactivas, sem terem necessidade de possuir um quadro interactivo em casa. A possibilidade de os alunos trabalharem com o software em casa, autonomamente, abre novas janelas de trabalho: será mais simples, por exemplo, desenvolver projectos para depois apresentar aos colegas de turma; os alunos poderão desenvolver os seus próprios recursos educativos digitais; o professor pode desenvolver tarefas para que os alunos resolvam no computador, podendo, posteriormente, recolher os ficheiros para correcção; as actividades desenvolvidas na aula poderão ser disponibilizadas, de forma a que seja possível consultá-las fora do contexto da aula…

- A instalação pode ser feita em qualquer sistema operativo (Windows, Mac, Linux)

- A licença parece contemplar a possibilidade de utilização em qualquer marca de quadro interactivo e não apenas nos equipamentos da Promethean.

- Interoperabilidade – uma das grandes barreiras à reutilização de materiais é a (falta de) interoperabilidade, isto é, os recursos desenvolvidos com um software (até aqui sempre associados a um fabricante específico de quadros interactivos) só poderiam ser abertos por esse software. Desde a versão 3.7 do ActivStudio, esse problema começou a ser ultrapassado, uma vez que já era possível abrir recursos desenvolvidos com o Notebook, da Smarttech (fabricante dos QI Smartboard), entre outros formatos. Com o ActivInspire, o número de formatos que podem ser importados aumentou.

- No que concerne às ferramentas disponíveis, são muitas. No entanto, atendendo ao perfil de utilizador, elas poderão variar. No ActivInspire existem diversos perfis pré-definidos, mas o utilizador poderá sempre escolher os comandos que quer visíveis. Além disso, existe a possibilidade de colocar botões “flutuantes” nas páginas dos recursos, estando esses botões apenas disponíveis nessa página.

- O sistema de testes rápidos (Activ Vote) está também integrado no ActivInspire, estando o desenvolvimento de testes (bastante) mais simplificado.

- A ferramenta de reconhecimento de escrita manual foi muito melhorado, sendo possível o reconhecimento de caligrafias difíceis.

Por fim, importa realçar que a versão ActivInspire Professional vem munida com muitos recursos já desenvolvidos para diversas áreas, a que se juntam mais de 10.000, disponíveis no Promethean Planet.

domingo, 1 de março de 2009

Inspire-se! Com Promethean

A partir de hoje, dia 1 de Março, está disponível para download a versão definitiva do software ACTIVinspire da Promethean.

Embora se encontre ainda em língua inglesa, brevemente terá acesso à versão portuguesa! Porém, pode, desde já, experimentar este aplicativo, desenvolvido por professores para professores, que permite trabalhar com TODOS quadros interactivos e em todos os sistemas operativos (Mac, Linux e Windows).

Este novo software combina os já conhecidos aplicativos premiados ACTIVstudio e ACTIVprimary.

Mesmo que não possa usufruir das vantagens de um quadro ACTIVboard da Promethean, poderá descarregar este inspirador software para criar os seus recursos para as suas aulas, tornando-as mais criativas, interactivas e motivadoras, em qualquer outro quadro interactivo que habitualmente usa na sua escola.

O ActivInspire apresenta-se em duas versões: a Personal Edition e a Professional Edition.

A Personal Edition é de utilização livre, isto é, qualquer utilizador pode usufruir dela, não necessitando ter acesso a um quadro interactivo da Promethean. Esta versão é bastante completa, e vem munida de um conjunto considerável de recursos para as diversas áreas.

Quando se instala, é possível, nesta versão, fazer o upgrade para a versão profissional, colocando o número de série, ou experimentar durante 10 dias a versão Professional.

A Professional Edition é constituída por duas partes (dois ficheiros de instalação), sendo uma parte idêntica à Personal Edition. A grande diferença consiste no “Resource Pack”, (Pack de recursos) exclusivo da versão “Profissional”, que acrescenta uma infinidade de recursos de desenvolvimento à versão base. Esta versão é exclusiva para os utilizadores que tenham um número de série.

Para se ter uma noção de diferenças, basta ver o tamanho dos ficheiros de instalação:
A versão Beta do ActivInspire tinha um ficheiro de instalação de cerca de 330 Mb. A versão Personal apresenta um ficheiro de instalação de cerca de 240 Mb, ao passo que a versão Profissional apresenta o ficheiro de instalação de cerca de 240 Mb ,mais o “Resource Pack”, com cerca de 250 Mb, o que perfaz cerca de 500 Mb.

Junte-se à fantástica família Promethean e usufrua dos milhares de recursos disponíveis no Promethean Planet.

Torne a sua sala de aula numa
ACTIVclassroom da Promethean!

NOTA: antes de proceder ao download do seu software, deve registar-se aqui.
Se desejar saber mais sobre este software e conhecer todas as tecnologias da Promethean, tal como os ACTIVote e ACTIVexpression, organize um seminário na sua escola e convide-nos para uma demonstração. Pode fazê-lo aqui.


quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Blogue do Projecto Interact celebra 3 anos

Celebramos, hoje, dia 26 de Fevereiro de 2009, três anos de existência do blogue Interact - quadro interactivo nas salas de aula.

Um mês após o lançamento oficial do Projecto INTERACT (26 de Janeiro 2006), na Escola EB 1 de Macieira de Cambra, foi criado este blogue para publicar informação relativa ao desenvolvimento do projecto nas escolas de Castelo de Paiva, Arouca e Vale de Cambra.


Graças ao fabricante de tecnologias educativas ACTIVboard, Promethean, e ao seu distribuidor em Portugal, Decitrel Inovação, foi possível levar por diante uma iniciativa tão ambiciosa junto destas comunidades educativas.

Coube ao Centro de Formação de Entre Paiva e Caima a coordenação de todo o projecto, em sintonia com os vários Órgãos de Gestão das várias escolas e agrupamentos envolvidos.

A todas as escolas, professores, alunos, pais e encarregados de educação, autarquias e empresas o nosso profundo agradecimento pelo esforço e empenho dedicados a este projecto educativo.

Hoje, dia 26 de Fevereiro 2009, este blogue renova-se para continuar a acompanhar o trabalho dos professores com as tecnologias em sala de aula, complementando-se com o renovado site Promethean Planet Portugal.

Tal como até aqui, pretendemos auxiliar os professores na utilização correcta e eficaz dos quadros interactivos ACTIVboard e de outras tecnologias interactivas da Promethean.

O mito de Prometeu


Descubra mais aqui

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A Turma - estreia nacional a 30 de Outubro


Baseado num livro de François Bégaudeau, A TURMA segue um ano de um professor e da sua turma numa escola num bairro problemático de Paris, microcosmos da multietnicidade da população francesa, espelho dos contrates multiculturais dos grandes centros urbanos de todo o mundo.

François, professor, e os seus colegas, preparam-se para um novo ano escolar. Cheios de boas intenções, estão decididos a não deixarem que o desencorajamento os impeça de tentar dar a melhor educação aos seus alunos.

Mas as culturas e as atitudes diferentes frequentemente colidem dentro da sala de aula. François insiste numa atmosfera de respeito e empenho. Mas a ética da sua sala de aula é posta à prova, quando os estudantes começam a desafiar os seus métodos.

O filme é protagonizado pelo professor que escreveu o livro que deu origem ao filme, e os actores, não-profissionais que compõem a turma de alunos foram escolhidos entre alunos de um liceu francês.

A TURMA ("Entre les Murs"), o filme de Laurent Cantet, galardoado com a Palma de Ouro no último Festival de Cannes, vai estrear em Portugal amanhã (30 de Outubro 2008) em 18 salas de todo o país. O filme estreará também em cópia digital, sendo o primeiro filme independente europeu a ter estreia neste formato, graças ao apoio das salas da Zon Lusomundo, New Lineo e Socorama.


Em França, o filme fez já mais de um milhão de espectadores, em Itália, cerca de 150 mil espectadores, na Bélgica também já ultrapassou os 50 mil espectadores e na Suíça mais de 30 mil entradas.

Veja o trailer:


____________________________

Cinemas com Descontos

Lisboa - UCI El Corte Inglés - 4.70€ por pessoa

Porto - UCI Arrábida - 4.20€ por pessoa


Em grupos de alunos, oferta de professores acompanhantes, desde que não ultrapasse 10% do número de alunos.

As marcações têm de ser feitas previamente para:

UCI El Corte Inglés Lisboa - ucilisboa@ucicinemas.pt - 21 380 14 00

UCI Arrábida 20 - Porto - arrabida@ucicinemas.pt - 22 377 88 50

As marcações devem ser enviadas também para os seguintes emails marta.fernandes@midas-filmes.pt e nsousa@ucicinemas.pt.

sábado, 11 de outubro de 2008

O Que Eu Desejo Para os Meus Filhos

O Que Eu Desejo Para os Meus Filhos
Creating Great Schools — Together
(Criar Escolas Maravilhosas - Juntos)

Há mensagens que por vezes gostaríamos de escrever, mas parece que as palavras certas não emergem... Talvez porque pensamos demais; talvez porque racionalizamos o que deveria ser dito, simplesmente, com emoção...
Heidi Hass Gable di-lo com o Coração!


(Legendado em Português)

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

sábado, 12 de julho de 2008

Blogue do Projecto Interact em votação

Caro visitante,

o blogue do Projecto Interact - quadro interactivo nas salas de aula encontra-se em votação para os prémios SUPER Blob AWARDS.
Agradecemos profundamente que demonstre a sua preferência, votando neste sítio.

Categoria "Tecnologia"
Projecto "INTERACT - quadro interactivo nas salas de aula"



Muito obrigado!

quarta-feira, 2 de julho de 2008

4º Encontro do GT-PA (Grupo de Trabalho-Pedagogia Para a Autonomia)


4º Encontro do GT-PA
(Grupo de Trabalho-Pedagogia Para a Autonomia)

Pedagogia para a Autonomia –
(re)construir a esperança na educação



- 3, 4 e 5 de Julho de 2008 -
Universidade do Minho – Anfiteatro Multimédia (IEP)

Descarregue
o programa
daqui



Organização:
Flávia Vieira, Maria Alfredo Moreira, Maria do Céu Melo, José Luís Silva
[Departamento de Metodologias da Educação, Instituto de Educação e Psicologia. UM]


Apoios:
IEP/ DME/ CIEd (UM) - FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) - Edições Pedago

Página da Internet do evento

O Agrupamento de Escolas do Búzio (Vale de Cambra)
estará representada neste encontro, na 6ª feira, dia 4,
entre as 12.00 e as 13.00 h., com a comunicação:
Articulação vertical no ensino da Matemática:
que contributo para a autonomia dos
alunos?
Hernâni Parente, José Paulo Santos, Ana Margarida Martins, Sandra Pinho,
Aurora Tavares, Violeta Oliveira, Cesarina Fortuna e Graça Santos