segunda-feira, 17 de março de 2008

Web 2.0 muda o comportamento humano e o Mundo


A imprensa mudou o comportamento humano? E a rádio? E a televisão? E o telefone? E o telemóvel? Não tenho a menor dúvida que todos estes avanços técnicos e tecnológicos tiveram repercussões ou influenciaram comportamentos no Homem. Ainda hoje, influenciam a nossa forma de estar no mundo, na nossa sociedade, na escola, na família, ...

E a Internet? A Internet, tal como a víamos ou utilizávamos desde o seu aparecimento, por Tim Berners-Lee, está a desaparecer e a dar o lugar a uma "Internet Social", que cria ligações entre as pessoas.

Quem utiliza a web 2.0 diariamente e a investiga, sente a sua força, a sua forte influência nos governos, nas empresas, nas instituições, nos comportamentos e na comunicação entre as pessoas.

A web 2.0 é um estado de espírito. A web 2.0 cria laços, constrói redes de pessoas, fomenta a comunicação entre elas através do planeta.

Embora ainda tentemos entender o seu curso e o seu futuro, não deixamos de tomar a plena consciência que está a criar estruturas, conexões entre os seres humanos. Este incrível fenómeno emergente na sociedade de informação não estava certamente previsto. Com a multiplicação de ferramentas e serviços gratuitos, os utilizadores geram fluxos de informação até hoje nunca vistos. As pessoas estabelecem novas relações entre elas e desenvolvem novos contactos por áreas de interesse. As comunidades de prática e as redes socias desenvolvem-se a ritmos alucinantes.
Neste mundo paralelo que é a web 2.0 não fazemos diferente do que já fazíamos, mas agora é possível fazer mais e melhor e mais depressa. Escrevo, leio, (re)produzo, (re)crio, (re)invento, planifico, comento, respondo, desenho, ouço, vejo muito mais do que até agora... Crio interacções, novos desafios a mim próprio e aos outros!

A Web 2.0 é a Revolução para um mundo mais pacífico. Estamos a lançar as sementes para um mundo novo, do qual vai emergir a verdadeira aldeia global! Com a criação de laços entre as pessoas, mais depressa contruiremos um mundo de tolerância, de paz...

A Web 2.0 ajuda-nos a encontrar soluções colaborativas
para o mundo em que vivemos!
Se eu não acreditar nisto,
que esperança estarei a transmitir às futuras gerações?!


(...)

I Believe in you

One day, we'll be together
We'll never be apart,

One heart, one mind yeah

One day we'll be together

Remember this old world is yours and mine

Bob Sinclar
"Together"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreva aqui o seu comentário ao texto! Obrigado pela sua participação...