segunda-feira, 2 de março de 2009

ActivInspire – novo grau de interactividade

Foi disponibilizada, no dia 1 de Março, a versão definitiva do software ActivInspire, da Promethean, tal como noticiámos.

Esta novidade marca diversas alterações ao conceito da conhecida aplicação para quadro interactivo da Promethean.

A novidade que se nota em primeiro lugar: o ActivInspire agrega numa só as duas aplicações da Promethean: o ActivStudio e o ActivPrimary, até agora ferramentas autónomas. O utilizador escolhe qual o modelo de layout com que quer trabalhar, podendo alternar em sessões diferentes de trabalho.

À medida que vamos explorando o software, outras novidades e/ou melhoramentos são visíveis, face às versões anteriores. Seguindo de perto uma entrada no blogue da Promethean Planet, poderemos perceber algumas:

- Qualquer pessoa que tenha interesse na inovação pedagógica pode ter acesso ao ActivInspire, sem qualquer custo, requerendo-se apenas o registo no Promethean Planet (gratuito). Tal é bastante interessante. Desta forma, professores, alunos e encarregados de educação poderão partilhar uma ferramenta pedagógica com elevadas potencialidades interactivas, sem terem necessidade de possuir um quadro interactivo em casa. A possibilidade de os alunos trabalharem com o software em casa, autonomamente, abre novas janelas de trabalho: será mais simples, por exemplo, desenvolver projectos para depois apresentar aos colegas de turma; os alunos poderão desenvolver os seus próprios recursos educativos digitais; o professor pode desenvolver tarefas para que os alunos resolvam no computador, podendo, posteriormente, recolher os ficheiros para correcção; as actividades desenvolvidas na aula poderão ser disponibilizadas, de forma a que seja possível consultá-las fora do contexto da aula…

- A instalação pode ser feita em qualquer sistema operativo (Windows, Mac, Linux)

- A licença parece contemplar a possibilidade de utilização em qualquer marca de quadro interactivo e não apenas nos equipamentos da Promethean.

- Interoperabilidade – uma das grandes barreiras à reutilização de materiais é a (falta de) interoperabilidade, isto é, os recursos desenvolvidos com um software (até aqui sempre associados a um fabricante específico de quadros interactivos) só poderiam ser abertos por esse software. Desde a versão 3.7 do ActivStudio, esse problema começou a ser ultrapassado, uma vez que já era possível abrir recursos desenvolvidos com o Notebook, da Smarttech (fabricante dos QI Smartboard), entre outros formatos. Com o ActivInspire, o número de formatos que podem ser importados aumentou.

- No que concerne às ferramentas disponíveis, são muitas. No entanto, atendendo ao perfil de utilizador, elas poderão variar. No ActivInspire existem diversos perfis pré-definidos, mas o utilizador poderá sempre escolher os comandos que quer visíveis. Além disso, existe a possibilidade de colocar botões “flutuantes” nas páginas dos recursos, estando esses botões apenas disponíveis nessa página.

- O sistema de testes rápidos (Activ Vote) está também integrado no ActivInspire, estando o desenvolvimento de testes (bastante) mais simplificado.

- A ferramenta de reconhecimento de escrita manual foi muito melhorado, sendo possível o reconhecimento de caligrafias difíceis.

Por fim, importa realçar que a versão ActivInspire Professional vem munida com muitos recursos já desenvolvidos para diversas áreas, a que se juntam mais de 10.000, disponíveis no Promethean Planet.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreva aqui o seu comentário ao texto! Obrigado pela sua participação...