quinta-feira, 14 de maio de 2009

A ActivClassroom da Promethean


Num artigo publicado pela CienciaPT, em 4 de Maio de 2009, podemos ler o seguinte:

http://www.cienciapt.net/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=99579&Itemid=344


Ministério da Educação escolhe Promethean para projecto inovador

Num acordo pioneiro, o Ministério da Educação de Portugal está a equipar todas as escolas do 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário com os Quadros Interactivos ACTIVboard da Promethean e o respectivo software ACTIVstudio. Estabelecendo as fundações para criar um ambiente Activclassroom, estes investimentos irão levar o ensino interactivo a milhares de alunos portugueses.

A Promethean, especialista em Tecnologias Educativas, em consórcio com o Distribuidor em Portugal, Nautilus SA / Decitrel Inovação Tecnologias para a Educação, e a Iberogal, assegurou um acordo pioneiro com o Governo Português, de forma a instalar os seus avançados quadros interactivos, Activboard, e respectivo software específico para o público-alvo, em escolas de todo o País. Depois da abertura de um Concurso Público Internacional promovido pelo Plano Tecnológico da Educação e de ter estudado as tecnologias disponíveis no mercado, o Ministério da Educação português está a equipar, desde o início de Março 2009, todas as escolas do 2º e 3º Ciclo e do Ensino Secundário com os Promethean Activboards. Este investimento dá às escolas o alicerce para construir as suas próprias Activclassrooms e levará o ensino interactivo a milhares de alunos.

O Ministério da Educação Português seleccionou o consórcio onde a Promethean se insere para completar a sua oferta, incluindo acções de formação presenciais a professores de todas as escolas e suporte contínuos, disponíveis através do Promethean Planet, assim como a capacidade de integrar facilmente soluções Activclassroom adicionais, como os Sistemas Electrónicos de Regulação das Aprendizagens (Learner Response Systems).

Paul Berry, Presidente de European Sales and Marketing da Promethean, comentou: “Na Promethean, vamos além de dar às escolas uma solução apropriada para a sala de aula, e temos uma perspectiva holística de aproximação às tecnologias interactivas. Através do Planet, por exemplo, somos capazes de dar apoio a professores, de modo a tirarem total partido destas tecnologias, e de oferecer uma plataforma para discussão, reflexão e colaboração entre pares”.

“Ao registarem-se neste site, os professores portugueses terão acesso a programas de formação on-line e a fóruns globais, permitindo-lhes ganhar competências e qualificações valiosas, assim como partilhar ideias e recursos com professores de todo o Mundo.”

Desenvolvido especificamente para ambientes de sala de aula, o Activboard tem um ecrã sólido que é duradouro e resistente, permitindo-lhe suportar as turbulências dos dias escolares. Operado por uma tecnologia de grelha electromagnética, utilizando uma Activpen sem fios com funcionalidades semelhantes à de um rato para computador, o Activboard também permite aos professores e alunos atingirem altos níveis incríveis de precisão e controlo com uma variedade de software on-screen.

Desenhado por professores, para professores, o software que acompanha o produto oferece uma vasta panóplia de funcionalidades para dar mais vida ao ensino e à aprendizagem. Através da função electrónica Flipchart Builder, os professores têm a possibilidade de criar lições inspiradoras e dinâmicas ao incorporar uma combinação de ficheiros de texto, imagens e som, assim como links para aceder directamente à Internet.

Uma vez que o Activboard e o seu software estão bem integrados nos meios de ensino e de aprendizagem, as escolas portuguesas terão a necessidade de alargar os seus ambientes Activclassroom com tecnologias Promethean adicionais, como Activslates para controlar o Activboard a partir de qualquer lugar na sala, e os Sistemas Electrónicos de Regulação das Aprendizagens (ActivExpression e ActiVote), para encorajar uma maior comunicação e colaboração na sala de aula.

Fonte: CienciaPT, notícias, Educação

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreva aqui o seu comentário ao texto! Obrigado pela sua participação...