sábado, 12 de setembro de 2009

ActivArena - ActivBoard com toque duplo



No final do ano lectivo de 2008-2009, as escolas foram equipadas com quadros interactivos ActivBoard, no âmbito do Plano Tecnológico para a Educação (PTE). Acompanham os quadros um conjunto de duas canetas ActivPen, que se diferenciam pela sua cor, com funções ligeiramente distintas. Tal deve-se ao facto de os quadros que equipam as escolas no âmbito do PTE  comportarem a funcionalidade de duplo toque, isto é, torna-se possível dois utilizadores trabalharem simultaneamente no quadro, em áreas definidas.

 

    ActivArena

Os utilizadores de ActivInspire, a aplicação que veio substituir o ActivStudio, já deverão ter notado que existe, no menu "Ferramentas", a função "Utilizador duplo" - esta função é designada ActivArena. Esta funcionalidade vem alargar substancialmente as potencialidades de interactividade que se pode desenvolver na sala de aula, permitindo que dois utilizadores trabalhem no quadro ao mesmo tempo. As duas canetas funcionam de modo independente e em simultâneo. Além de se conseguir desenvolver actividades mais interactivas, a dinâmica de trabalho e de envolvimento dos alunos também ganha com esta funcionalidade.

Assim, é com alguma expectativa que se vai iniciar uma fase de testes, após receber alguma documentação acerca do ActivArena e de receber as novas ActivPens. Regularmente, ir-se-á documentar a experiência ActivArena, sendo algo desconhecido tanto para os alunos como para o próprio professor que irá experimentar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreva aqui o seu comentário ao texto! Obrigado pela sua participação...