sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

8 de Fevereiro - Dia Europeu da Internet Segura


Hoje em dia o uso regular das novas tecnologias – seja para trabalhar, estudar, ocupar os tempos livres ou interagir com outras pessoas – é uma realidade que se torna cada vez mais comum na sociedade em que vivemos.

Actualmente, não é difícil de perceber que os jovens são expostos ao mundo virtual cada vez mais cedo, se compararmos com a mesma situação há uns anos atrás. O mais preocupante é saber que muitas das vezes fazem-no de uma forma tão inocente que nem se apercebem dos verdadeiros perigos aos quais estão expostos.

No próximo dia 8 de Fevereiro, comemora-se o Dia Europeu da Internet Segura, este ano celebrado sob o lema “É mais do que um jogo. É a tua vida”.

Twitter, Facebook, MSN, salas de conversas… todos ou alguns destes nomes são bem familiares para a maioria dos jovens, hoje em dia. Uma boa forma de passar o tempo, fazer novos amigos, ou pura e simplesmente manter-se sempre em contacto com aqueles que já conhecem. Estas são apenas algumas das razões utilizadas para justificar o uso destas ferramentas.
  • Mas será que os seus alunos conhecem verdadeiramente toda a realidade que se esconde por detrás do mundo virtual?
  • Conhecem os riscos que correm ao expor os seus dados na Internet?
  • Estarão eles preparados em caso de um eventual “ataque virtual” ou de Cyberbullying?
  • Saberão eles como proceder nessas situações para evitar consequências que poderão tornar-se desagradáveis, principalmente a nível psicológico?
Este dia foi criado para sensibilizar a sociedade em geral (desde miúdos a graúdos) para os perigos e riscos associados ao uso da Internet e para que a usem de uma forma mais segura e responsável. Consulte alguns exemplares de recursos existentes no Promethean Planet e aborde esta temática junto dos seus alunos alertando-os para os riscos que poderão correr ao utilizar esta ferramenta.


Nota: Agradecimentos especiais à equipa SeguraNet.pt, em especial aos Professores Jorge Borges e Teresa Pombo, pelo contributo dado a este tema.


A Equipa Promethean Planet

1 comentário:

Escreva aqui o seu comentário ao texto! Obrigado pela sua participação...