quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

A Educação no Second Life

Second Life? Segunda vida?! Mas, afinal de que se trata?

Imagine um "outro mundo" virtual em 3D no qual pudesse passear, conhecer outras pessoas, conversar, contemplar paisagens, ouvir música, ver vídeos, dançar, criar os seus próprios objectos, fazer algum negócio, assistir a múltiplas conferências e seminários ou inscrever-se num curso de fotografia, de línguas, de História numa qualquer universidade ou escola?! Parece irreal, mas não é...

Pois bem, tudo isto é possível neste ambiente gerado pela Linden Lab. Sempre em contínua construção, neste simulador da vida real, onde "residem" quase 3 milhões de "avatares" (representação gráfica de um utilizador em realidade virtual), existe "uma complexa economia, fruto da sua existência há alguns anos . O fascinante nessa economia é o facto de ser possí­vel trocar "dinheiro de jogo" [Linden Dollars] por US dólares, graças à imaginação e criatividade de alguns participantes. Isto significa que é possí­vel ganhar dinheiro fazendo negócios na realidade virtual!"

Parece impossível, mas não é , se olharmos para o caso do Eggy Lippman (ou Jorge Lima na vida real) que se tornou no primeiro português a "ganhar a vida" no Second Life. Com ele, trabalham 30 profissionais na sua empresa, a Beta Technologies, cuja principal área de actividade é a construção de prédios e do respectivo mobiliário. Tive a oportunidade de o conhecer dentro do próprio seu edifício construído a 420 metros de altitude e de me sentar na sua sala de reuniões para conversarmos um pouco sobre esta outra dimensão do ciberespaço. Com ele, estava a gestora de negócios, a encantadora Gwyneth Llewelyn. Foi um encontro muito enriquecedor, pois permitiu-me aprender uma pouco mais sobre esta sociedade paralela e estabelecer novos laços de amizade. Também nos debruçámos sobre o tema Educação e a forma como está a ser explorada no Second Life. Foi-me dito que existem mais de 60 Universidades a leccionar no SL... Em Portugal, ainda temos muito caminho a percorrer, sem dúvida!

Também, com alguma regularidade, a convite do Prof. Carlos Santos, um grupo de alunos de Mestrado e Curso de Especialização em Multimédia na Educação e professores da Universidade de Aveiro se reúnem às quartas-feiras, pelas 22 horas, no Second Life, para discutir assuntos relacionados com tecnologias e educação, entre muitos outros... Para além de divertido, enriquecedor e proveitoso, esta experiência permite-nos reflectir seriamente sobre as vantagens desta "ferramenta" no contexto educativo.

"A IBM, a Sun, a Microsoft, a Sony, Reuters, Dell, Warner Brothers, Globo, BBC, Wells Fargo, American Apparel, entre muitas outras, são empresas que já têm edifícos a 3D no Second Life. A IBM, em particular, está a explorar seriamente a tecnologia e a considerar entrar no ramo do desenvolvimento de infra-estruturas de software que facilitem as actividades de comércio electrónico na plataforma. Vários artistas como os U2, Duran Duran e Regina Spektor também "moram" na "grelha" (nome oficial dado a esta realidade virtual). Em Agosto passado, Suzanne Veja tornou-se mesmo a primeira artista a dar um concerto virtual no Second Life." (JN)

Ao nível da Educação, existe um forte e participado forum de educadores que se debruçam sobre a utilização e exploração do SL para fins educativos. CNN.com


_______________________
Fontes
Simetria - Associação Portuguesa de Ficção Científica e Fantástico
Wikipédia
Jornal de Notícias


Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreva aqui o seu comentário ao texto! Obrigado pela sua participação...