segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Um novo conceito: o vídeo colaborativo online

Com a poderosa Web 2.0, temos visto de tudo um pouco!

Na sequência dos "teaser" do Público, ocorreu-me fazer uma pesquisa sobre o vídeo na Internet. São muitos aqueles que conhecem e utilizam o YouTube, incorporando sequências nos seus blogues. É excelente, mas continuamos a utilizar o que foi feito pelos outros...

Então, considerei que, face às enormes potencialidades da "Web Social", deveríamos poder ir muito mais longe na utilização destes serviços e ferramentas. Após alguma pesquisa, encontrei algo extraoridanriamente revolucionário!

Com alguma facilidade, antevi, nesta descoberta, as inúmeras utilizações da nova ferramenta em contexto educativo.

Pois bem, aqui vai: tendo em conta que grande parte dos nossos alunos possui telemóveis com câmara incorporada e outros, até, que têm câmaras de filmar digitais, de imediato pensei numa actividade colaborativa de construção de um vídeo, aplicada a qualquer disciplina.

Imagine, agora, que seria possível cada aluno enviar para um determinado sítio na Internet o seu pequeno vídeo, que pudesse editá-lo; adicionar-lhe efeitos visuais; aplicar-lhe as suas bandas sonoras; introduzir-lhe textos e legendas... Tudo isto, online!!!

Bem, isto já parece extraordinário. Contudo, imagine que seria possível ir ainda mais longe: que cada aluno pudesse reeditar o que os outros colegas já fizeram, ampliando e melhorando, assim, o vídeo produzido inicialmente... Fascinante, não?!

Já imaginou a sua turma envolvida entusiasticamente na produção criativa de um vídeo em torno de um tema ou assunto, a abordar na sua disciplina, caro colega?! Poderia ser uma viagem de estudo, por exemplo, na qual cada aluno (ou grupo de alunos) captasse imagens dos locais visitados... Poderiam realizar entrevistas a pessoas (guia do museu, p. ex.); filmar pormenores interessantes dos lugares; peripécias; etc...

Posteriormente, já na escola, com o auxílio do professor, seria necessário visualizar e seleccionar as imagens captadas; ordená-las em sequências lógicas; redigir textos e legendas, etc, etc,... Um processo valioso de envolvimento de todos na construção de objectos de aprendizagem!

Não digo mais para não cercear a imaginação dos criadores...

Não imagino o Ensino, hoje (nem antes!), sem a participação activa do aluno no processo de construção do seu conhecimento. Com o auxílio das tecnologias e com uma planificação realizada/negociada colaborativamente (entre alunos e professor), o processo de ensino e aprendizagem assemelha-se a um jogo e cultiva o gosto pela escola e pelos conteúdos abordados nas várias disciplinas. Além disso, desenvolve exponencialmente as competências do aluno (e do professor!) em inúmeros domínos...

Perdoem-me os leitores pelas minhas reflexões. Neste momento, deve querer saber onde encontrar a dita ferramenta que lhe dará a possibilidade de se tornar um realizador de uma curta-metragem...


Faça, então, incríveis filmes online com o Jumpcut.


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P.S. - um alerta aos professores: o direito à imagem e os direitos de autor devem ser preservados! Ensine os seus alunos a respeitar e a preservar estas garantias.


1 comentário:

  1. Obrigado José Paulo pela partilha de mais uma preciosa informação que nos pode levar à inovação e ao trabalho colaborativo. Já há algum tempo que procurava este recurso. Mais uma vez se prova que trabalhando em rede todos ficamos a ganhar. O conhecimento pessoal passa a "conhecimento solidário", ganhando outro valor. Abraço

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