quarta-feira, 9 de maio de 2007

A propósito do Seminário sobre Material Didáctico Inovador - Fórum Eduk@

Tive o privilégio de ser convidado pela organização do Fórum Eduk@ para moderar o seminário “Material Didáctivo Inovador”, que decorreu no passado dia 4 de Maio no Centro de Congressos da Exponor.

Das várias intervenções destacaria a apresentação do Dr. José Paulo Santos sob o título “Quadros Interactivos; promover a colaboração e a motivação na construção do conhecimento”. Lembro que o Dr. José Paulo Santos, entre outras funções é Coordenador do Projecto Interact bem como Gestor de Projectos no Centro de Formação de Entre Paiva e Caima.


Recriar o espaço de aula é tarefa cada vez mais exigente que os professores enfrentam pelo seu papel na elaboração e difusão do conhecimento. Educar é cada vez mais colaborar para que os alunos transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. Esta passa pela interacção num desafio onde professores e alunos são actores nesta recriação dos ambientes de aprendizagem, onde compete aos professores desenvolver mais e melhores contextos educacionais inteligentes, estaremos assim neste novo e difícil percurso em condições de desenvolver indicadores avaliativos em sintonia com a melhoria da qualidade da educação que se deseja e exige.

É este o retrato do Projecto Interact pelo recurso às novas tecnologias e outros materiais pedagógicos no contexto da utilização em sala de aula dos quadros interactivos. Pela utilização destes quadros interactivos, uma cada vez maior partilha de informação e experiências promoverá a colaboração e a motivação na construção do conhecimento.

Mais do que simples ideias o Project Interact assenta numa realidade em curso em Escolas dos Concelhos de Vale de Cambra, Arouca e Castelo de Paiva, espaço de partilha de experiências com os quadros interactivos em comunidades de aprendizagem onde professores, alunos e toda e comunidade escolar tem um papel activo através da dinâmica de participação, seja nas salas de aula, nos grupos de discussão ou na troca de experiências no blogue Interact.

Mais motivados e felizes, os alunos compartilharão certamente com a família as inovações da escola, da sala de aula e das novas aprendizagens trazidas pelos seus professores . Os pais percebendo o entusiasmo dos filhos começarão a acreditar que eles poderão conquistar melhores condições de vida, convictos de que a Educação é a único instrumento capaz de conter o crescimento das desigualdades sociais. Estou certo pelo que vi e ouvi na pessoa do Coordenador do projecto Interact Dr. José Paulo Santos, que a inovação tambem ela passando pelos quadros interactivos constituirá uma oportunidade exemplar para que as escolas e os seus alunos possam melhorar a qualidade do ensino. Termino não sem antes recomendar uma visita aos sites:
http://interactsite.blogspot.com/
http://www.interactportugal.com/

Os meus votos é que esta visita, que agora recomendo, possa constituir uma primeira descoberta no caminho da inovação, ela em si fundamental para que as nossas escolas se tornem escolas de sucesso.

Rui Castro – Director Grupo ISTEC
rcastro@istec.pt
http://www.istec.pt/


1 comentário:

  1. Quadros interactivos melhoram resultados

    Um estudo europeu sobre o impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação nos resultados escolares revela que utilizar quadros interactivos leva a melhores resultados nos testes escolares, sobretudo em disciplinas como Matemática, Inglês e Ciências Naturais. O relatório, da European Schoolnet, analisou os resultados de 17 estudos sobre TIC feitos no Reino Unido e em outros países europeus entre 2002 e 2006
    Estudo em
    http://insight.eun.org/shared/data/pdf/impact_study.pdf

    João Teixeira

    ResponderEliminar

Escreva aqui o seu comentário ao texto! Obrigado pela sua participação...