quinta-feira, 7 de junho de 2007

Utilização do Quadro Interactivo em Contexto Disciplinar

A BECTA (British Educational Communications and Technology Agency) (www.becta.org.uk) – Agência Britânica para as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - apresenta, na sua página electrónica, uma série de guias sobre a utilização de quadro interactivo em contexto educativo.
Existem guias para todas as áreas disciplinares. Além de informações genéricas a todas as disciplinas, são sugeridas metodologias específicas para cada área curricular.

Além dos guias referidos, estão também disponíveis três documentos mais gerais para o ensino básico e para o ensino secundário, mais uma vez com indicações e sugestões bastante pertinentes para uma boa utilização do QI. Destaco, por exemplo, algumas normas de apresentação, como a utilização de texto, cores e imagem, entre outras.

Os textos encontram-se em língua inglesa, o que poderá desmotivar quem não se sente muito familiarizado com este idioma. No entanto, uma leitura diagonal (pelo menos) destes documentos não é de menosprezar. Atendendo a que as partes iniciais dos guias são questões que os professores que trabalham com QI já conhecem perfeitamente, a leitura poderá iniciar-se a cerca de metade de cada guia.

A seguir, as ligações para os guias:

- Getting the most from your interactive whiteboard: A guide for primary schools (2006)
- Teaching interactively with electronic whiteboards in the primary phase (2006
- Getting the most from your interactive whiteboard: A guide for secondary schools (2004)


- Use of Interactive whiteboards in English (2004)
- Use of Interactive whiteboards in Geography (2004)
- Use of Interactive whiteboards in History (2004)
- Use of Interactive whiteboards in Mathematics (2004)
- Use of Interactive whiteboards in Science (2004)
- Use of Interactive whiteboards in Religious Education (2004)
- Use of Interactive whiteboards in Modern Foreign Languages (2004)
- Use of Interactive whiteboards in Physical Education (2004)
- Use of Interactive whiteboards in Music (2004)
- Use of Interactive whiteboards in ICT (2004)
- Use of Interactive whiteboards in Citizenship (2005)
- Use of Interactive Whiteboards in Art and Design (2004)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreva aqui o seu comentário ao texto! Obrigado pela sua participação...