segunda-feira, 12 de julho de 2010

A transversalidade dos Flipcharts no Planet


Como já deve ter reparado, o portal Promethean Planet é o maior repositório de flipcharts (ficheiro criado com o software ActivInspire) para os quadros interactivos ActivBoard da Promethean. Neste momento, estão disponíveis mais de 22.000 recursos em várias línguas, incluindo a Língua Portuguesa.

Este portal acolhe todos os flipcharts produzidos pelos Professores (do Pré-escolar ao Ensino Superior) que desejam partilhar as suas criações com outros professores portugueses e de outras nacionalidades. Assim, sendo, ao deambularmos pelos Recursos Interactivos, seja em Inglês, Francês, Italiano, Espanhol ou até em Árabe, será possível encontrar uma enorme variedade de produções, das mais simples às mais complexas, da autoria de Professores que, com espontaneidade e desprendimento, decidem contribuir com o seu conhecimento, as suas competências e a sua capacidade criativa.

De acordo com vários relatos de Professores, este conceito de partilha melhora o sentido de partilha, de colaboração e cooperação, na medida em que se sentem recompensados pelo contributo de outros. Ao descarregar um flipchart, estou a usufruir do trabalho, do empenho e dedicação de outro colega... Em gesto de gratidão e de reconhecimento, decido, então, devolver um pouco do meu tempo e do meu trabalho.

Ao aceder aos Recursos Interactivos (Lições), classificados por disciplinas e Ciclos de Ensino, o Professor pode pré-visualizar o conteúdo de cada flipchart antes de o descarregar. Simultaneamente, o utilizador poderá ver algumas informações adicionais sobre o flipchart, nomeadamente, a data de envio, número de vezes que foi visto, quantas vezes foi descarregado e até o nome do seu autor, conforme exemplo abaixo. Se, entretanto, considerar que esse mesmo flipchart pode interessar a um colega, pode enviá-lo através do link "Enviar a um amigo", abaixo da pré-visualização. Com toda a comodidade, o seu amigo ou colega, recebe essa informação na sua caixa de correio, com um link directo para o flipchart que lhe recomendou. Um gesto simpático da sua parte que certamente agradará a quem o recebe...


Quando quero descarregar um flipchart de um colega, naturalmente, escolho a Disciplina e Ciclo de Ensino que lecciono para aceder à oferta de recursos sobre os vários temas tratados no currículo. Porém, como tenho pouca experiência sobre as técnicas de construção de um conteúdo com o ActivInspire, quero olhar atentamente para a abordagem didáctica que os colegas propõem no seu recurso...

Assim, propomos que a pesquisa se faça sobretudo por palavra-chave, sem escolher qualquer disciplina ou Ciclo de Ensino. Experimentemos, pois, introduzir no campo "palavra-chave" a palavra "Ambiente". Neste caso, o servidor dá um retorno de flipcharts sobre o tema que pedi. Deste modo, acedo a um leque muito interessante de recursos desde o Pré-escolar ao Ensino Secundário. Independentemente do Ciclo ou Disciplina que lecciono, agora posso ter uma noção mais clara sobre a forma como os colegas tratam a temática com os seus alunos e como constroem os seus recursos, permitindo-me recolher ideias e propostas para a construção dos meus próprios flipcharts...


Eis algumas ligações directas para esses flipcharts. Observe-os, desconstrua-os, readapte-os, melhore-os, aumente-os,... e volte a colocá-los de novo no Planet com a sua nova proposta, com base numa inspiração de um colega. Com esta transversalidade, ganhará tempo e acrescentará rapidamente conhecimento e novas técnicas de construção aos seus recursos.
Deixe-nos aqui o seu feedback, os seus comentários sobre a utilidade e pertinência deste texto. Obrigado e bom trabalho.


2 comentários:

  1. Muito pertinente e esclarecedor. De facto, a pesquisa por nível de ensino limita o número de recursos a que acedemos. Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Este trabalho de partilha de recursos é muito importante e vai de encontro às ideias que sustentam os Recursos educativos abertos.
    É fundamental fomentar esta cultura de partilha entre professores.

    ResponderEliminar

Escreva aqui o seu comentário ao texto! Obrigado pela sua participação...