terça-feira, 9 de janeiro de 2007

Os bloguistas blogam na blogosfera

http://technorati.com/weblog/blogosphere/

Eis alguns “palavrões” novos na nossa língua. Para quem ande um pouco distraído no mundo da Internet, estes vocábulos podem agora causar surpresa e curiosidade. Para aqueles que já por cá andam há muito, este pequeno artigo pouca ou nenhuma novidade poderá trazer. Seja para uns ou outros, centraria a minha atenção na actividade docente e no desempenho dos alunos na chamada blogosfera.


No projecto “Interact – quadro interactivo na sala de aula”, os professores envolvidos são uns privilegiados, desde Fevereiro de 2006! Têm acesso a tecnologias na sua sala de aula que poucos (infelizmente!), nas escolas portuguesas, usufruem. Um quadro interactivo ACTIVboard 78’’, um videoprojector, um computador multimédia, com acesso à Internet em banda larga! Com estes meios, o ambiente, o aspecto, as actividades na sala de aula transformam-se. E é sobre as dinâmicas e o funcionamento da actividade docente que me debruço aqui um pouco.

Além de produzirem conteúdos extraordinários nos “flipcharts” com o software ACTIVsutdio ou ACTIVprimary, com apetecida interactividade e bastante originalidade, os professores podem utilizar outro software de terceiros ou, simplesmente, aceder à Internet para mostar ou visualizar um vídeo no YouTube, umas fotografias no Flickr, umas apresentações em Powerpoint no Slideshare, ler uma definição na Wikipédia, ler um post (entrada) num Blogue, ouvir um Podcast de uma emissão de rádio ou sobre um determinado tema, ver um programa de televisão em arquivo ou, ainda, ouvir aquela música em MP3 disponível e ler aquela notícia de última hora num jornal qualquer português ou estrangeiro… Ah! Tudo isto pode estar reunido no agregador pessoal de feeds RSS, como o Netvibes, para rapidamente aceder a toda esta panóplia de serviços!


Com tanta variedade de oferta de serviços e ferramentas da Web 2.0, tanto os professores como os alunos devem explorar tais potencialidades para diversificar as suas actividades e tornarem-se internautas mais activos, produtores de conteúdos, em vez de serem simples e meros consumidores passivos de materiais.

A Internet é já um enorme espaço social (Social Network) que conta com a colaboração de milhões de utilizadores no mundo. Exemplo disso, são os mais de 50 milhões de blogues criados a um ritmo alucinante de 50.000 por hora e um por segundo [1]; ou a tão popular Wikipédia, a “enciclopédia livre e gratuita, (…) colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. [2].

O som, a imagem colorida em movimento ou estática e o áudio são bem mais atractivos para os nossos alunos. Esta nova era exige dos educadores e professores novas estratégias, novas abordagens dos conteúdos e, essencialmente, devem dar lugar à iniciativa do aluno. Tal como já num anterior “post” salientei "... é inquestionável que a abordagem de ensino deve fornecer aos aprendentes experiências de aprendizagem concretas e contextualmente significativas que incentivem a construção dos seus próprios modelos, conceitos, estratégias." [3] O saber, o conhecimento já não pertencem apenas ao professor. Este já é lugar-comum, sem dúvida! Porém, se ainda continuamos a repetir esta axioma, é porque continuamos também a repetir métodos arcaicos e tradicionais que já não estimulam ou motivam os nossos alunos… Aqui vai uma ajudinha: explorem a plataforma DidaktosOnline (http://didaktos.ua.pt/), baseado num perspectiva construtivista do conhecimento, e analisem a utilidade da mesma na constituição de comunidades de prática!

O velhinho quadro negro e o poeirento giz jazem mortos e apodrecem no projecto Interact. Aliás, numa escola do Projecto já havia morrido há mais tempo! [4] As actividades desenvolvidas com o auxílio dos quadros interactivos seduzem, atraem e promovem o interesse, a participação e a concentração dos alunos nos temas abordados nas várias disciplinas.

Agora, é preciso ir ainda mais longe! Explorar mais em profundidade novas ferramentas. E a questão ou o desafio que proponho a todos os professores é simplesmente este: criem vós próprios o vosso blogue da vossa disciplina ou área de formação, explorando ao máximo as suas potencialidades e os serviços gratuitos da Internet! Criem os vossos textos, as vossas propostas de actividades lectivas… Convidem os vossos alunos a interagir no vosso espaço, dêem-lhes privilégios de administração ou de colaboração para que, também eles, demonstrem que sabem e são capazes de desenvolver tão boas ou melhores actividades que os seus professores. Abram espaço ao diálogo, à discussão e debate de ideias e experiências!

É aqui que, no meu ponto de vista e apelando à minha experiência, se verifica o verdadeiro sucesso!

Se olharmos um pouco para o panorama de blogues, verificamos que existem os de sucesso e os de insucesso. O sucesso advém não só das visitas que recebem, mas, sobretudo, da sua capacidade de promoção da participação, ou seja, de levarem os seus participantes a redigir comentários! Os comentários geram novos comentários que, por sua vez, levam o administrador do blogue a dinamizar mais e melhor aquele espaço.

Infelizmente, os professores escrevem pouco! Os professores lêem, mas revelam-se pouco interventivos na blogosfera, quando são chamados a participar activamente com as suas ideias, opiniões, conhecimentos, experiências, sugestões ou propostas, mostrando assim o seu interesse, visando promover a expansão de uma comunidade de prática, de modo a preservar e aperfeiçoar sua capacitação e competência. Falta de tempo… Sempre a falta de tempo!

Pois bem, cabe a cada um decidir o que realmente pretende da sua prática pedagógica. As ferramentas, os serviços e as tecnologias estão aí… Acredite-se ou não, o domínio destes meios proporcionam uma enorme satisfação e bem-estar pessoal e profissional, quando aplicados ou explorados com os nossos alunos!

Por falar nisso, já blogou, hoje?


___________________________________

Fontes:

[1] Technorati The Blog Herald
[2]
Wikipédia
[3] Moreira & Pedro (2006) DidaktosOnline: Teoria da Flexibilidade Cognitiva e Ensino Baseado em Casos, Universidade de Aveiro

[4]
Artigo no Ágora, número 6, Prof2000

2 comentários:

  1. muitos e sinceros elogios por este texto.

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  2. Porque não tenho agora TEMPO... para escrever mais, só vou dizer isto: Está, neste texto TUDO... mas mesmo TUDO excelentemente dito.
    Parabéns!!!
    (Voltarei com mais TEMPO)...

    Inês

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