
Passado um ano, no projecto Interact, o medo persiste, mas desta vez, medo de ter de voltar ao ponto de partida desta viagem, na qual investi muito da minha energia e que veio a revelar-se infinitamente mais divertida.
“Com os quadros, tira-se um bilhete só de ida... o regresso é impossível! Os quadros interactivos não são aconselháveis para saudosistas...”. (Ai, se viciam!!!, Isaura Ventura, Interact, Março, 2006). Procurando uma justificação para isto, recordo um sketch publicitário, de uma operadora telefónica, que passou, durante algum tempo, na TV:
Um comboio, a vapor, andava tão devagar, tão devagar que os passageiros saíam das carruagens e iam a pé, curiosamente, deslocando-se mais rápido que o próprio comboio!... Até que… o som saído de uma corda de violino, de um passageiro, provoca um solavanco no

Nesta viagem, onde as escolas são, algumas, simples “apeadeiros” e outras grandes “gares”, os alunos entram em comboios, escolhendo a carruagem preferida e iniciam uma longa viagem… mas, passado pouco tempo, vemo-los a sair e a caminhar ao seu jeito, pelo seu próprio pé, escolhendo o seu trilho, na mesma trajectória, fora do comboio, ultrapassando a velocidade deste!
Cabe-nos a nós, professores, tocar as notas da alegria de aprender e, entre solavancos, só iniciais, tornarmos a viagem dos nossos alunos alegre, divertida, interessante, entusiástica e …para que lhes pareça mais rápida.

Se temos a alegria dos alunos em estarem nas nossas aulas, então, não foi um desperdício de tempo, de energias, nem de vida profissional… (leia-se: “ Uma experiência gratificante em final de carreira”, Manuel Augusto Pinho, Interact, Novembro 2006).
Para que isto aconteça, “… é necessário dinâmica por parte do professor, é necessário gostar de ensinar através do Q.I., é necessário paixão…” (Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, Interact, Sandra Ferreira, Dezembro 2006).
Acontece, porém, darmos conta de um certo revés, culpando o tempo:
- …falta de tempo…
- …perde-se muito tempo…
- …demora-se muito tempo…
“Há uma nova tarefa para o professor, além do ensino dos conteúdos disciplinares é preciso que se preocupe em ser também o professor do prazer e da alegria.”- Rubem Alves, A Alegria de Ensinar.
Maria Inês Conceição
EB1 Castelo de Paiva
EB1 Castelo de Paiva
____________________________
Fonte: imagens extraídas do vídeo publicitário da Vodafone
Sem comentários:
Enviar um comentário
Escreva aqui o seu comentário ao texto! Obrigado pela sua participação...