quinta-feira, 9 de março de 2006

Novas Tecnologias ao serviço da Educação

Na sequência da informação já divulgada em momento anterior sobre o Projecto INTERACT, importa salientar que as instalações da Escola da Praça, em Macieira de Cambra, serviram de palco à primeira apresentação pública do “modus operandi” dos quadros interactivos na sala de aula.

Presentes, nessa demonstração didáctico/pedagógico, estiveram a directora Regional de Educação do Norte – Dra. Margarida Moreira, o presidente do Município de Vale de Cambra – Eng.º José Bastos, o director do Centro de Formação de Entre Paiva e Caima – Eng.º António Pereira, presidente dos Conselhos Executivos dos Agrupamentos de Escolas de Búzio e Dairas e ainda diversos parceiros envolvidos no projecto.

Foi com natural curiosidade que todos assistiram a uma aula orientada por uma professora do quarto ano e que deu para perceber o elevado índice de potencialidade desta apelativa ferramenta didáctica. Conteúdos de Estudo do Meio, Língua Portuguesa e Matemática foram tratados de forma interactiva e atraente pelos alunos que, não obstante de se verem rodeados de visitantes, mantiveram-se concentrados na evolução da aula, que terminou com a realização de uma experiência de votação simultânea, na qual os jovens responderam a três questões, com os gráficos dos resultados a serem imediatamente apresentados.

Efectivamente, trata-se de uma ferramenta motivadora e atraente que se deseja, a breve prazo, venha a ser disponibilizada pelas nossas escolas.


Excerto extraído do jornal "Voz de Cambra", 25 de Fevereiro de 20o6, pág. 7

5 comentários:

  1. Já agora, qual é o preço de um Quadro interactivo...?

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  2. Viva, caro Fernando Martins!
    antes de mais, quero agradecer-lhe o seu comentário! Acho que também devo felicitá-lo pelo trabalho que está a desenvolver na sua escola e com os seus alunos... Reparei nos blogs e páginas que dinamiza!!! Muito trabalhinho... Andei a viajar nelas e fiquei agradavelmente surpreendido por ver tanto texto, tanto material, tanta informação útil, mas, sobretudo, pelo dinamismo dos intervenientes! Imagino tudo isto a ser visto e apresentado num quadro interactivo na sala de aula colaborativa... Olhe, o "calendário (quase) perpétuo" é de uma utilidade incrível...

    Quanto à questão que me coloca, passo a responder!
    Se lhe respondesse friamente, dir-lhe-ia: "São caros!!!" É este o comentário que tenho ouvido com frequência por parte dos órgãos de gestão das escolas. De facto,são caros e quase inacessíveis para grande parte das nossas escolas portuguesas, infelizmente. Com tanto corte orçamental, as escolas vêem-se na obrigação de "inventar" ou de procurar outras fontes de financiamento... É neste quadro tétrico e absurdo que surgem, muitas vezes, projectos isolados, mas extremamente úteis para a comunidade educativa local.
    Pois bem, o INTERACT surgiu da necessidade premente de mudar o rumo das práticas educativas e de oferecer aos nossos alunos algo novo, algo que os motive, algo que os direccione para a sala de aula; que os torne mais criativos, mais empenhados nas actividades escolares...
    Perguntar-me-ia: "E os quadros são a solução?!"
    Caro colega Fernando Martins, a Educação é um tema delicadíssimo e incerto... Contudo, posso afirmar categoricamente: "Os quadros interactivos são um meio, um instrumento auxiliar do professor absolutamente incrível, se devidamente utilizado e rentabilizado pelo docente e pelos alunos!". Requerem uma formação intensiva e prolongada no tempo; exigem muito treino, conhecimentos informáticos e disponibilidade do professor; necessitam de alteração de práticas e metodologias em sala de aula, sobretudo! Dentro desta linha de actuação, requerem abertura e espírito de partilha dos professores!!!
    Estão os professores preparados e interessados nesta MUDANÇA? Estarão eles receptivos à transformação dos seus hábitos de trabalho, às introdução das tecnologias educativas em sala de aula?!
    Depois, e só muito depois de uma auscultação junto deles saberemos se vale ou não o investimento de quadros interactivos... Substituir um quadro preto por esta solução só terá sentido se a vontade e o desejo de mudar for espontaneamente evidente por parte dos docentes!
    Em conclusão, colega Martins, pode inferir, a partir destas linhas, que o custo dos quadros pode ser relativo! Uma certeza tenho: os quadros interactivos, miraculosamente, operam transformações junto de todos: alunos, professores, órgãos de gestão, pais e encarregados de educação! Porquê? Porque abrem uma nova janela dentro da sala de aula!!! Deixamos de estar confinados a quatro paredes e partimos, todos juntos, em busca do conhecimento!
    Acredite ou não, a minha experiência permite-me falar assim... com um enorme sorriso de satisafação, quando ouço os "professores Interact" a tecer afirmações deste género: "Estes quadros dão muito trabalhinho, mas enchem-me de vontade de regressar à escola amanhã para ver de novo os meus meninos a trabalhar e contentes por estar na aula..."
    Caro Martins, eu não vendo, nem quero vender quadros! Sou um professor! Essa função cabe aos distribuidores desta tecnologia!
    UM CONSELHO: promovam demonstrações junto dos professores, experimentem-nos e decidam-se por aquele que vos ofereça o melhor software; as melhores soluções de sala de aula colaborativa; o melhor equilíbrio entre o preço e a qualidade! Sejam exigentes e procurem o melhor para os professores e para os nossos alunos... Assim temos feito!
    Se precisar de mais informação, disponibilizo-me para tal! Fico a aguardar pelo seu contibuto positivo para este Blog... ;-)

    Um abraço e continuação de um excelente trabalho!

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  3. Quem dera que este tipo de tecnologias chegasse ao maior número possível de escolas.

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  4. Esse é também o nosso maior desejo!!! Vi a página do Clube dos Curiosos e quero felicitar-vos pelo excelente trabalho que têm realizado... Com um quadro interactivo poderiam ir muito mais longe, sem dúvida!
    Bom trabalho, amigo!!!

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  5. Olá,

    Finalmente o meu primeiro comentário...
    Pois é parece que os QI's continuam o ser percurso atribulado!!!
    Na minha perspectiva este tipo de ferramenta constitui um factor de inovação no processo de ensino aprendizagem e representa o futuro na educação.
    Antes de terminar gostava apenas de deixar um "bem haja" aos mentores deste espaço magnfico!!!

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