quinta-feira, 10 de maio de 2007

Impossible is nothing!

Numa organização do Centro de Formação de Entre Paiva e Caima, decorreu no pretérito dia 21 de Abril, no auditório da Escola Secundária de Vale de Cambra, o Workshop Interact 2007.

Dinamizado pelo professor José Paulo Santos, coordenador do Projecto Interact, este foi o momento de reflexão por que todos aqueles que integram a “Família Interact” esperavam. Depois de o coordenador ter traçado de forma pormenorizada o percurso do Projecto até aqui, enaltecendo as suas qualidades, mas apontando também as suas fraquezas, foi a vez de os coordenadores das várias Escolas e/ou Agrupamentos fazerem o respectivo ponto de situação:

Escola Secundária de Vale de Cambra (João Teixeira) – Já com 5 quadros ACTIVboard, estão envolvidos 13 docentes e 20 turmas, destacando-se como maior dificuldade o facto de alguns professores quererem entrar no Projecto, mas sentirem falta de formação, enquanto outros têm formação mas não têm vontade de participar ou então não têm tempo para o moroso e “doloroso” trabalho individual;

Escola Secundária de Castelo de Paiva (Rita Cunha em representação da Coordenadora Aurora Monteiro) – Com 5 professores e 2 turmas envolvidas, (apenas com 2 ACTIVboard), esta escola apresenta como principais limitações a escassez de QBIs, a relutância de alguns professores em trabalharem com o software, as falhas sistemáticas nas ligações à Internet e a ausência de uma hora em comum para os professores poderem reflectir e trabalhar. De qualquer modo tem existido uma colaboração estreita entre este Projecto e os restantes projectos da escola como o HELLO (Comenius), “A Tolerância”, Plano de Combate ao Insucesso da Matemática e Portáteis;

Agrupamento Vertical de Escolas do Búzio (Helena Vide) – 2 escolas (EB 2, 3 de Vale de Cambra e Centro Educativo da Praça), 3 QBIs (2 outros serão instalados em breve na escola sede), 10 turmas e 15 professores têm desenvolvido, apesar do reduzido número de quadros, um trabalho notável em prol da comunidade educativa, nomeadamente ao nível do processo de ensino-aprendizagem, Projecto Novas Tecnologias, Acções de Formação, produção de flipcharts no âmbito da Área Projecto e participação activa na Semana Cultural;

Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão (Fernando Margarido) – Apresentando 4 QBIs para 350 alunos, referem como principais dificuldades a instabilidade do corpo docente, a ligação à Internet, a versão em inglês dos programas, o tempo de elaboração dos flipcharts e a exigência de quatro flipcharts por mês;

Escola Secundária de Arouca (Isaura Ventura) – Com 7 QBIs e 5 professores apresentam condições propícias a um trabalho profícuo;

Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva (José António em representação da Coordenadora Inês Conceição) – Possui 9 professores e 17 turmas envolvidas no Projecto, promovendo de forma consistente encontros semanais e mensais entre professores - 8 quadros ACTIVboard!

Na segunda parte do workshop foi a vez de alguns (Fernanda Alves - pré-escolar; Paula Loureiro, José Cerca - Português; Helena Vide - Português; Daniela Almeida - EVT, Aldina Fernandes - Ensino Especial, Hernâni Parente - Matemática 3º Ciclo e Cristina Saavedra - Mat. Secundário) dos mais de 80 docentes presentes apresentarem os seus flipcharts explicando os objectivos e a forma como foram elaborados.

Para concluir o Workshop, a Prof. Sandra Ferreira, preparou, em conjunto com o Coordenador do Projecto, um questionário com o aplicativo "Question Master - Matriz de Perguntas" para demonstrar as potencialidades dos dispositivos ACTIVote em situação de avaliação, já aqui publicados os resultados neste blogue.

Passados alguns dias, a 26 de Abril, o “Tsunami Interactiano” voltou a atacar, desta vez na Escola E. B.2, 3 de Vale de Cambra. Aproveitando a realização de mais uma Semana Cultural/Semana do Teatro, o dinâmico e numeroso núcleo de professores que integram o Projecto Interact daquele estabelecimento de ensino proporcionou aos seus discentes e docentes um contacto mais prolongado com os mágicos Quadros Brancos Interactivos. À semelhança dos anos anteriores, todos tiveram oportunidade de explorar as enormes potencialidades do QBI ACTIVboard e do programa ACTIVstudio no processo de ensino-aprendizagem.

A crescente adesão do corpo docente a esta nova ferramenta tecnológica e o incomensurável interesse e entusiasmo depositado pelos discentes no seu domínio, tem-me permitido confirmar aquilo que para mim já há muito era uma cristalina evidência:

com o Projecto InteractImpossible is Nothing!

Em jeito de conclusão e de motivação, aqui fica um vídeo que a Prof. Helena Vide apresentou para representar a sua visão sobre o Projecto Interact

_____________________

“Voar…”


Foi, de facto, em jeito de conclusão e motivação, que inclui este vídeo na minha apresentação, no Workshop de 21 de Abril.

Quando me foi enviado, não pude deixar de o relacionar com um belíssimo texto escrito e publicado neste Blogue pelo nosso Coordenador, José Paulo Santos, em Fevereiro de 2006, no qual estabelece algumas relações entre o “voo dos gansos”, a forma como se organizam e colaboram entre si, e o espírito do Projecto Interact.

As aves, para obterem melhores resultados e atingirem mais facilmente o seu objectivo, voam em formação V, ajudando-se mutuamente, seguindo e apoiando o seu líder que vai no vértice da formação.

Neste Projecto, neste “bando Interact”, podemos dizer que o esquema de “voo” é sensivelmente o mesmo, pois também nós temos um líder, um grande líder que coordena, dinamiza e incentiva todo o grupo. Temos consciência que não é tarefa fácil, que há obstáculos e dificuldades, momentos de grande satisfação e alegria, mas também, por vezes, de algum desânimo.

Apesar de o seguirmos e apoiarmos incondicionalmente, fazemo-lo, por vezes, um pouco na retaguarda, remetidos ao nosso silêncio, o que não é, de modo algum, encorajador para quem segue “na frente”. Precisamos de ser mais activos, mais interventivos, “grasnar” nas mais diversas situações porque, só assim, conseguiremos transmitir o tão merecido apoio e incentivo ao nosso líder.

Portanto…

Sejamos “gansos”!

Continuemos a “voar” assim,

Na direcção dos nossos objectivos

Vencendo obstáculos e dificuldades

Mas nunca deixando de “voar”

Porque…

“É bom “voar”!!!

Helena Vide
Escola EB 2.3 de Vale de Cambra

_________________________________



Mário Silva
Prof. de História - EB 2, 3 de Vale de Cambra
Projecto Interact

1 comentário:

  1. Depois de um período de tempo, por motivo de doença, que me obrigou a afastar-me deste "bando Interact",é com enorme prazer que regresso a esta equipe. Não o poderia ter feito em melhor altura... iniciando o meu voo tendo este texto e vídeo como plataforma!Sem dúvida que é uma equipe que voa alto, muito alto, em direcção aos seus objectivos, encontrando obstáculos vários que são superados com o apoio de um excelente coordenador e de um grupo de colegas que dão o verdadeiro valor à palavra: partilha.
    Quero felicitar o Mário pelo texto, ao lê-lo já me sentia voar, e à Helena pela escolha de um vídeo tão motivador!...comoveu-me... Parabéns a todos. Quero continuar a voar convosco.

    Inês Conceição

    ResponderEliminar

Escreva aqui o seu comentário ao texto! Obrigado pela sua participação...