segunda-feira, 16 de julho de 2007

A partilha e a colaboração no Búzio

Mais um ano lectivo chegou ao fim!


Época de avaliação de aprendizagens, época de reflexão sobre o trabalho realizado, sobre o que se fez e o que se poderia ter feito! E, nesta perspectiva, surge, também, o “Balanço final do Projecto Interact”, mais especificamente, o “Balanço” do impacto do Quadro Interactivo na nossa prática lectiva.

É certo que, nos dias de hoje, é impensável mostrarmos indiferença pelas Novas Tecnologias da Informação e Comunicação pois serão estas as “ferramentas do futuro” que nos ajudarão a diversificar métodos e técnicas de ensino, a tornar as aulas e a própria aprendizagem mais motivadora e atractiva tendo em vista o sucesso dos alunos.

É neste contexto que surge o meu interesse por esta área, nomeadamente pelos quadros interactivos, que utilizo há já alguns anos. Os quadros interactivos são uma excelente “ferramenta” para motivação, treino e consolidação de aprendizagens, desde que utilizados de forma coerente e equilibrada. Proporcionam ambientes de aprendizagem bastante entusiasmantes, motivadores e dinâmicos sendo, por isso, bastante elevada a motivação e o interesse dos alunos pelas actividades propostas. Esta motivação e envolvimento por parte dos alunos reflectem -se também no seu comportamento e no desenvolvimento de competências, pois, estando mais atentos e concentrados os alunos aprendem melhor e, obviamente, portam-se melhor! Esta constatação é, sem dúvida, uma motivação para o professor e um desafio para prosseguir adaptando-se e alterando as suas práticas de acordo com os interesses e necessidades dos seus alunos, de forma a que aprendam cada vez mais e melhor.


No que diz respeito à minha experiência pessoal, iniciei o meu contacto com os Quadros Interactivos em 2003/2004, com o SMARTBoard, e com alunos do 3º ciclo (9º Ano). Foi uma experiência gratificante e enriquecedora, a turma tinha já muitos conhecimentos nesta área o que facilitou o desenvolvimento dos trabalhos. Eu ensinei…. mas também aprendi! Nos anos seguintes passei a leccionar turmas do 2º ciclo e a utilizar o ACTIVboard (activstudio) e o impacto desta nova tecnologia junto dos mais pequenos superou as minhas expectativas.

No ano lectivo que agora termina leccionei Língua Portuguesa e Estudo Acompanhado a duas turmas de 5ºano (turmas C e F). Nas aulas de Língua Portuguesa elaborei flipcharts relacionados com a matéria a leccionar e as características das turmas, recorrendo aos vários recursos que tinha ao meu alcance (Biblioteca de recursos, Internet, recursos áudio etc). Foi também de grande importância a utilização do Quadro Interactivo nas actividades relacionadas com o Plano Nacional de Leitura, fazendo, por exemplo, ligação a sítios na Internet, nomeadamente, ao sitio da “História do Dia “ de António Torrado, actividade que muito agradou aos alunos. Nas aulas de Estudo Acompanhado foi desenvolvido, sempre que possível, e dadas as características desta Área Curricular não Disciplinar, um trabalho mais colaborativo, tendo mesmo chegado a realizar flipcharts com a colaboração de colegas que leccionavam a mesma turma, e a colaborar num projecto desenvolvido pela professora Manuela Barroso com um aluno de currículo alternativo a quem leccionava a disciplina de Língua Portuguesa numa vertente mais funcional. O aluno elaborou, nessas mesmas aulas individuais, um flipchart que foi apresentado à turma numa aula de Estudo Acompanhado que o aluno frequenta. Apesar de ser um aluno muito pouco participativo, aceitou este desafio e, com a ajuda das professoras, conseguiu apresentar o seu trabalho à turma. O elogio que recebeu por parte professoras e colegas foi um estímulo para continuar e um grande contributo para reforçar a sua auto-estima.

No entanto, o espírito colaborativo, o trabalho de equipa, a partilha e a troca de experiências e conhecimentos estiveram sempre bem enraizados nos professores do Agrupamento de Escolas do Búzio, que integram o Projecto Interact.

Prova disso é o empenho e entusiasmo com que participaram em todas as “Sessões” de apresentação e divulgação do Projecto Interact, do ACTIVboard e respectivo software, no início do ano lectivo e, posteriormente, numa Acção de Formação, na modalidade de Oficina, por mim orientada, com a preciosa colaboração dos colegas Manuela Barroso e Mário Silva.

Acção de Formação

Quadros Interactivos: Produção de materiais pedagógicos multidisciplinares”

Foi, para mim, uma experiência muito gratificante. Todos participaram de forma interessada e dinâmica, mesmo fora do horário estipulado, e produziram Flipcharts de excelente qualidade.

Como coordenadora do Projecto no Agrupamento desde a sua implementação, para além de todo o trabalho inerente a este “cargo”, participei em todas as actividades programadas.

Estive sempre ao dispor de todos os colegas para qualquer esclarecimento ou ajuda relativamente à construção de Flipcharts ou mesmo sobre o próprio software, deslocando-me, sempre que solicitada, ao centro Educativo da Praça.

  • No dia 21 de Abril de 2007, participei no “Workshop Interact”, realizado na Escola Secundária de Vale de Cambra, onde apresentei um Flipchart sobre o trabalho desenvolvido no Agrupamento, mais propriamente na Escola EB23 do Búzio.

Actividades desenvolvidas na Escola EB2,3 do Búzio

Estas foram algumas das actividades realizadas ao longo deste ano lectivo. Fica-nos, contudo, a sensação que poderíamos ter feito mais.

No entanto, convém salientar que, na Escola existia um só QI para os 13 professores aderentes ao Projecto, o que, por vezes, impediu o seu desenvolvimento a um bom ritmo, tanto a nível de preparação de aulas como de actividades. No entanto, a gestão da sala do QI foi sempre feita na base da compreensão, espírito de partilha e respeito pelos colegas.


Uma palavra de reconhecido agradecimento ao coordenador do Projecto, José Paulo Santos, pelo apoio incondicional que sempre nos prestou e pelo elevado profissionalismo e espírito de liderança com que tem conduzido este grande “bando”que é o Projecto Interact.

Maria Helena Vide Paiva



Creative Commons License
TODOS os textos do blogue estão sob uma
Licença Creative Commons


Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreva aqui o seu comentário ao texto! Obrigado pela sua participação...