quarta-feira, 3 de maio de 2006

Quadros Interactivos – Um recurso a explorar na sala de aula.

A indiferença que as crianças mostravam com a presença de estranhos na sala de aula e o regozijo com que participavam nas actividades normais do dia foram algumas das situações que nos surpreenderam durante a visita que fizemos a Estabelecimentos de Ensino de Vale de Cambra em representação do Centro de Competência da Universidade de Aveiro, parceiro do projecto INTERACT. Assim, no dia 27 de Abril a convite do gestor do projecto, Dr. José Paulo Santos, tivemos o prazer de assistir a actividades de sala de aula com utilização do Quadro Interactivo.

Pudemos trocar impressões com as crianças e docentes que participavam com interesse evidente no processo de ensino/aprendizagem. Segundo as impressões que íamos colhendo, todos gostavam de aprender com o novo equipamento que tinham na sala.

Na primeira escola que visitámos, EB 1 de Areias (Agrupamento Vertical de Escolas de Dairas) – Vale de Cambra, a turma que utiliza o Quadro Interactivo é constituída por 23 alunos do 2.º e 3.º ano. Em conversa com o professor Carlos Tavares, este mostrou o seu interesse no trabalho com este recurso inovador aplicado na aprendizagem e a sua satisfação com a melhoria nos resultados que tem verificado. Realçou que tem muito mais trabalho na preparação e desenvolvimento de actividades para utilizar este equipamento mas que se sente recompensado pela avaliação positiva do processo e também com o prazer que nota nas crianças.

Noutro estabelecimento de ensino, o Jardim de Infância de Macinhata (Agrupamento Vertical de Escolas de Dairas) - Vale de Cambra, ficámos também muito agradados com o interesse, contentamento e desenvoltura com que crianças de 4 e 5 anos utilizavam o quadro electrónico. A educadora Maria Fernanda contou-nos a sua experiência positiva e o interesse e entusiasmo com que prepara as actividades formativas com o quadro, às vezes até secundarizando a sua vida familiar. Mostrou-nos também um portfólio dos trabalhos das crianças e jogos didácticos que está a desenvolver.

Tivemos ainda oportunidade de visitar a Escola EB 2.3 de Vale de Cambra (Agrupamento de Escolas do Búzio), onde nos foi permitido assistir a uma aula de Inglês com alunos do 8.º ano de escolaridade. A situação aqui era um pouco diferente. Enquanto que nos níveis de ensino anteriores as actividades decorriam sempre com quadro electrónico disponível, aqui isso não era possível por apenas haver uma sala com esse tipo de equipamento. Para poderem trabalhar com o Quadro Interactivo, os docentes têm de fazer a requisição da sala pelo que o número de aulas de uma determinada disciplina com esse equipamento é manifestamente insuficiente. A docente, Prof.ª Manuela Barroso, também assinalou estar satisfeita com a utilização do equipamento que considera importante pela motivação que introduz no processo de ensino em que os alunos são levados a aprender. No entanto, tal como os alunos com que fomos conversando, lamentava as limitações, compreensíveis, à sua utilização.

Deste primeiro contacto retivemos o seguinte:

  • A motivação de alunos e professores nas actividades com utilização do quadro é evidente;
  • A concepção de materiais e as estratégias de utilização dos equipamentos requer um grande investimento em termos de tempo;
  • Nem todos os professores com quadros interactivos disponíveis nos seus espaços de trabalho estão receptivos a esta “nova tecnologia”;
  • As experiências que estão a ser desenvolvidas são interessantes e devem ser partilhadas com os outros;
  • Há necessidade de reflectir sobre as dificuldades e melhorias sentidas, bem como discutir formas de promover o sucesso educativo utilizando esta ferramenta. Para isto irá decorrer na Universidade de Aveiro, em data a anunciar, um encontro para abordar esta temática.

António Carlos Leal e Leonel Rocha
Centro de Competência da Universidade de Aveiro

1 comentário:

  1. Não posso deixar passar em branco este texto da responsabilidade do Centro de Competência da Universidade de Aveiro, pois merece toda a nossa atenção, respeito e consideração.
    Não comentarei o texto todo, pois revela imensa objectividade indiscutível, fruto de uma observação atenta.
    Porém, o último ponto, interessa-nos fortemente e passo a citar: "Há necessidade de reflectir sobre as dificuldades e melhorias sentidas, bem como discutir formas de promover o sucesso educativo utilizando esta ferramenta. Para isto irá decorrer na Universidade de Aveiro, em data a anunciar, um encontro para abordar esta temática."
    Ora, face a esta "revolução" na sala de aula, como há muito são se verificava", há uma franca necessidade de juntar as pessoas, de promover um espaço de discussão e partilha de ideias e práticas. Todos os professores e o Centro de Formação, em particular, agradece o facto de UA se mostrar aberta à possibilidade de organizar tal encontro urgente e imprescindível para o sucesso do Projecto que estamos a desenvolver.

    Bem hajam!

    ResponderEliminar

Escreva aqui o seu comentário ao texto! Obrigado pela sua participação...