Pudemos trocar impressões com as crianças e docentes que participavam com interesse evidente no processo de ensino/aprendizagem. Segundo as impressões que íamos colhendo, todos gostavam de aprender com o novo equipamento que tinham na sala.
Na primeira escola que visitámos, EB 1 de Areias (Agrupamento Vertical de Escolas de Dairas) – Vale de Cambra, a turma que utiliza o Quadro Interactivo é constituída por 23 alunos do 2.º e 3.º ano. Em conversa com o professor Carlos Tavares, este mostrou o seu interesse no trabalho com este recurso inovador aplicado na aprendizagem e a sua satisfação com a melhoria nos resultados que tem verificado. Realçou que tem muito mais trabalho na preparação e desenvolvimento de actividades para utilizar este equipamento mas que se sente recompensado pela avaliação positiva do processo e também com o prazer que nota nas crianças.
Noutro estabelecimento de ensino, o Jardim de Infância de Macinhata (Agrupamento Vertical de Escolas de Dairas) - Vale de Cambra, ficámos também muito agradados com o interesse, contentamento e desenvoltura com que crianças de 4 e 5 anos utilizavam o quadro electrónico. A educadora Maria Fernanda contou-nos a sua experiência positiva e o interesse e entusiasmo com que prepara as actividades formativas com o quadro, às vezes até secundarizando a sua vida familiar. Mostrou-nos também um portfólio dos trabalhos das crianças e
Deste primeiro contacto retivemos o seguinte:
- A motivação de alunos e professores nas actividades com utilização do quadro é evidente;
- A concepção de materiais e as estratégias de utilização dos equipamentos requer um grande investimento em termos de tempo;
- Nem todos os professores com quadros interactivos disponíveis nos seus espaços de trabalho estão receptivos a esta “nova tecnologia”;
- As experiências que estão a ser desenvolvidas são interessantes e devem ser partilhadas com os outros;
- Há necessidade de reflectir sobre as dificuldades e melhorias sentidas, bem como discutir formas de promover o sucesso educativo utilizando esta ferramenta. Para isto irá decorrer na Universidade de Aveiro, em data a anunciar, um encontro para abordar esta temática.
António Carlos Leal e
Centro de Competência da Universidade de Aveiro
Não posso deixar passar em branco este texto da responsabilidade do Centro de Competência da Universidade de Aveiro, pois merece toda a nossa atenção, respeito e consideração.
ResponderEliminarNão comentarei o texto todo, pois revela imensa objectividade indiscutível, fruto de uma observação atenta.
Porém, o último ponto, interessa-nos fortemente e passo a citar: "Há necessidade de reflectir sobre as dificuldades e melhorias sentidas, bem como discutir formas de promover o sucesso educativo utilizando esta ferramenta. Para isto irá decorrer na Universidade de Aveiro, em data a anunciar, um encontro para abordar esta temática."
Ora, face a esta "revolução" na sala de aula, como há muito são se verificava", há uma franca necessidade de juntar as pessoas, de promover um espaço de discussão e partilha de ideias e práticas. Todos os professores e o Centro de Formação, em particular, agradece o facto de UA se mostrar aberta à possibilidade de organizar tal encontro urgente e imprescindível para o sucesso do Projecto que estamos a desenvolver.
Bem hajam!