sexta-feira, 26 de maio de 2006

Visita a EXPONOR – Quadro interactivo como ferramenta de trabalho interactiva no Ensino Básico

O envolvimento directo e a opinião dos pais e encarregados de educação dos alunos das Escolas do projecto Interact é, para nós, fundamental e necessário.
Alunos, professores e famílias devem estar unidos e partilhar do mesmo objectivo comum. Nesta caminhada, a reflexão e a procura de novas formas de ensinar e aprender são uma preocupação de todos. Procuremos, pois, dar a palavra àqueles que se interessam pela Educação e que, de algum modo, podem contribuir para a mudança de práticas, a motivação, o interesse e o sucesso das comunidades educativas. Por um país melhor.
O pai tem a palavra:



"Foi com grande admiração e orgulho que pude ver os alunos do 2º Ano da escola do ensino básico de Areias a fazer uma demonstração de uma aula real, utilizando um quadro interactivo, numa feira que tinha como finalidade apresentar soluções inovadoras para o ensino no nosso País.
Os Alunos utilizaram o quadro, sem nenhuma dificuldade, muito participativos, interessados em resolver os problemas e muito à vontade num ambiente que não era o do seu dia-a-dia na Escola.
Foi a primeira vez que vi um quadro interactivo a ser utilizado no ensino Básico; é uma solução muito interessante, o nível de aprendizagem é superior ao processo normal de ensino, desenvolve o raciocínio dos alunos com uma visão de futuro, tendo em vista a utilização da informática no seu quotidiano.
É de louvar a escola de Areias, concelho de Vale de Cambra, dado que é uma das pioneiras neste tipo de ensino vocacionado para as novas tecnologias. Dou os parabéns a toda a equipa e, em particular, ao Professor Carlos Tavares, que conseguiu instalar e implementar esta ferramenta de trabalho interactiva com o interesse e a participação de todos os alunos."

Artur Barros Castro
Pai do aluno Artur José,
do 2º Ano do Ensino Básico da Escola EB1 de Areias

2 comentários:

  1. Estive também presente neste evento e foi com satisfação que vi o desenrolar da "aula" e as manifestações de admiração e espanto de pais e visitantes que presenciaram o evento. A atmosfera foi de alegria, participação e vontade de colaborar. Tecnologias deste tipo, nomeadamente numa região tão "distante" de centros que, afinal, se encontram tão perto, constituem-se enquanto elemento de info-inclusão efectiva, quando habilmente integradas nas actividades de sala de aula por professores empenhados e abertos à inovação. Tal é o caso do Professor Carlos Tavares, que nos proporcionou a constatação disso mesmo neste certame. Está de parabéns a escola de Areias e todas as outras que integram o Projecto Interact.

    Os meus sinceros votos de continuação de bom trabalho.

    ResponderEliminar

Escreva aqui o seu comentário ao texto! Obrigado pela sua participação...