terça-feira, 2 de maio de 2006

Utilização dos quadros interactivos e do ACTIVote: alguns testemunhos de alunos

Achei este novo método de fazer testes muito inovador e também mais fácil de se fazer. É mais fácil carregar em botões do que estar a escrever, e isso faz com que os alunos estejam mais interessados e a responder à mesma questão em sintonia. Penso que deveríamos fazer este tipo de testes mais vezes. Este tipo de tecnologia cativa mais a atenção dos alunos para a aprendizagem.

José Daniel, 10º D


Achei que fazer o teste neste formato é muito interessante e motivante, acho que faz com que os alunos se motivem e se apressem a responder, devemos fazer mais testes assim. É uma forma inovadora. É muito bom que a escola tenha este equipamento, mas melhor ainda é os alunos poderem utilizá-lo de forma tão didáctica. É engraçado estarmos a responder todos à mesma pergunta, ao mesmo tempo. Ajuda os alunos a desenvolverem a sua capacidade de concentração. Também exige responsabilidade. É diferente, por isso desperta mais interesse. Devíamos utilizar este equipamento em todas as disciplinas. De um certo modo, tivemos a sensação de estar num concurso televisivo. Adorei.

Sara, 10º D


Gostei desta experiência. É uma maneira de levar os alunos a empenharem-se na realização do teste. É um sistema que cativa os alunos e é de fácil utilização. Dá-nos maior responsabilidade pois dificilmente podemos voltar atrás nas nossas respostas. Nunca tinha experimentado nada deste género e fiquei bastante impressionada. O balanço é mesmo muito positivo e penso que devíamos repetir a experiência.

Ana Rita, 10º D


Na minha opinião esta iniciativa foi muito boa, pois esta técnica, (o flipchart e o activote), torna a aula mais dinâmica e interessante, assim como cativa mais a atenção dos alunos. Achei muito interessante, foi como se estivéssemos num concurso televisivo como “Quem quer ser Milionário”. Acho que é uma maneira simples de resolver exercícios, no entanto, penso que ficamos mais nervosos e, como não podemos voltar atrás na resposta, poder ser um bocadinho mais difícil conseguir bons resultados. Gostaria muito de repetir esta deliciosa experiência.

Ana Filipa, 10º D


Achei que esta experiência foi interessante e motivadora. É uma maneira diferente de responder a um teste, e pode fazer com que fiquemos mais motivados. Devemos continuar com esta maneira de fazer testes e tentar estender esta tecnologia a mais salas de aula, para estarem disponíveis para um número maior de alunos.

Tiago Fernandes, 10º D

Eu gosto de utilizar este novo método. É uma forma mais descontraída de fazer um teste. Não nos deixa tão nervosos. É um método inovador e motivante. O Flipchart foi uma novidade para mim, mas o balanço é positivo. É fácil de utilizar, mas é necessária uma maior atenção. Gostei, acho que é uma mais valia.

Ana Catarina, 10º D

Eu penso que fazer um teste neste formato, utilizando o Activote, é mais divertida, mas com temporizador penso que seria mau porque envolve mais pressão para responder com rapidez. Às vezes basta uma desconcentração e já não temos tempo de responder. Em resumo, penso que para fazer ficha é bom, mas para testes, é muita pressão.

Luís Vaz, 10º D


Sem dúvida que as novas tecnologias facilitam a vida das pessoas.
Hoje também facilitou a “vida” dos alunos do 10º D, que tiveram a excelente oportunidade de serem os primeiros a utilizá-la na escola sec. De Vale de Cambra. Realizámos um teste em que não precisámos de escrever... foi muito bom, eu adorei... e é muito fácil de utilizar, mas temos de estar bem mais atentos. Foi uma boa experiência e incentiva os alunos a gostarem de fazer testes (o que é difícil!) e outras actividades, já que há variadíssimas em que pode ser utilizado. Acho importante que se faça este tipo de actividades, foi uma experiência única e com grande sucesso.

Liliana Tavares, 10º D


Alunos da Escola Secundária de Vale de Cambra

6 comentários:

Escreva aqui o seu comentário ao texto! Obrigado pela sua participação...